Início / Melhores destinos / Manaus e passeios dentro da floresta amazônica
As águas do rio Tupana formam verdadeiros espelhos marrom-oliva

Manaus e passeios dentro da floresta amazônica

Uma aventura em hotel de selva em Manaus, restaurantes ena praia de Ponta Negra e o que fazer na floresta amazônica.

Praias de rio, passeio de barco, mergulho para nadar com botos, encontro das águas entre o rio Negro e o rio Solimões, restaurantes à beira da praia de rio de Ponta Negra, entre outras atrações na floresta amazônica. Antes de mais nada, quem viaja para Manaus – Amazonas, pode reservar um dia para cada um dos passeios elencados e fazer turismo na região amazônica, ao norte do mapa do Brasil.

Assim, dá para fugir do agitado dia a dia das metrópoles e conhecer a capital do Amazonas e fazer turismo de aventura e ecoturismo no meio da selva amazônica.

Chá Ayahuasca: ritual xamânico na Amazônia

Lugares para passear em Manaus

Para começar, vamos às dicas de lugares para passear em Manaus. Começe caminhado pela orla da praia fluvial de Ponta Negra, que foi totalmente revitalizada há alguns anos e conta atualmente com diversos restaurantes às margens do Rio Negro.

Praia de Ponta Negra – Manaus

Dessa forma, a praia fluvial de Ponta Negra é uma alternativa de luagres para passeiar em Manaus, pois mistura a natureza da floresta amazônica com infraestrutura urbana.

manaus

Praia de Ponta Negra, em Manaus – AM

Para chegar até Ponta Negra, peguei um o ônibus 121, saindo do centro, depois do meu passeio no Mercado de Manaus. Após o aparecimento de jacarés no final de abril, a praia de Ponta Negra foi interditada para o banho de rio. Leia a notícia no portal G1.

Como o banho de rio está proibido em Ponta Negra, não pude cair nas águas cor de chá do Rio Negro. O turista deve contentar-se em tomar apenas uma ducha grátis para refrescar-se do forte calor da região Amazônica. Para usar o banheiro na praia, que tem boa infraestrutura, é necessário pagar.

Leia também: Alter do Chão, o caribe brasileiro perto de Santarém (PA)

Restaurantes na praia de Ponta Negra – Manaus

Ponta Negra tem muitas opções de quiosques com comidas típicas do Amazonas, como a deliciosa farinha local, tacaca e açaí.

Praia de Ponta Negra - amazonas

Atenção: o banho na praia de Ponta Negra está proibido por causa do aparecimento de jacarés

Um banquete de comida típica da Amazônia

Indicado pelo concierge do hotel, resolvi provar as comidinhas da barraca Tacaca da Tia Socorro. Pedi um tacaca numa cumbuca pequena, uma farofa de camarão e uma casquinha de caranguejo, e para acompanhar, um refrigerante Guaraná Baré.

Uma delícia de banquete de comida manauara. Ficou bem mais barato do que se eu fosse comer no hotel e ainda desfrutei de uma tarde diferente em Ponta Negra.

Para se refrescar, vale experimentar um dos muitos sabores da região do quiosque Sorvete Glacial. O sorvete de massa com uma bola ou duas bolas. O meu sabor preferido é de tapioca, mas recomendo também o de graviola, açaí ou tucuma. Para os adultos,  a pedida é o sorvete de caipirinha.

O que fazer em São Luís do Maranhão

floresta amazônica

Do mirante de Ponta Negra é possível apreciar o pôr do sol e o Rio Negro

Por fim, uma outra opção caixa para se refrescar é o açaí do quiosque Ponto 6. É possível escolher até três coberturas e três caldas para acompanhar. Para quem quiser pagar mais barato, tem a opção de açaí com apenas duas coberturas e duas caldas.

No entanto, a nossa sugestão é experimentar o açaí com farinha de tapioca, amendoim e granola de cobertura, e guaraná a e leite condensado de calda. Bem calórico, mas Manaus e a Amazônia oferecem várias oportunidades para longas caminhadas.

Aliás, é muito legal porque as barraquinhas ficam abertas até a meia-noite, então pode ser um ótimo passeio de final de tarde para ver o pôr do sol e jantar comidas típicas da região com a família. Além disso, o local também promete Wi-Fi gratuito, porém não conseguimos conectar, a Internet estava com sinal bastante fraco.

Passeios de barco em Belém do Pará

Passeio de barco em Manaus

Passeios de barco de um dia permitem brincar com os botos ou observar jacarés à noite, em plena selva amazônica; Perto de Manaus, Presidente Figueiredo tem cachoeiras e grutas

Botos, jacarés e a cultura da Amazônia

Para quem ainda não conhece, a cidade de Manaus (AM) é a maior cidade de toda a floresta amazônica, e fica cravada em um cenário único, com belezas naturais formada por rios, igarapés e vias fluviais para passeios de barco enquanto se contempla a floresta de matas virgens, animais e a cultura ribeirinha e indígena.

manaus brazil

A exuberância da natureza em Manaus e nos arredores é palco privilegiado para aventuras na Amazônia, como os diversos passeios de barco e experiências na selva oferecidas pela Amazing Tours, agência de turismo especializada em aventuras pela floresta.

Na agência é possível contratar atividades e aventuras na floresta para todos os gostos, desde passeios de barco mais rápidos até pacotes completos de exploração da selva, em verdadeiras expedições com guias que conhecem os segredos da Amazônia.

Horto Florestal, em São Paulo (SP)

Passeios de barco na Amazônia

Nadar com os botos

Conheça o boto, um animal que é uma lenda da floresta amazônica

viagem floresta amazônica

Conhecer os botos depois de andar de barco é uma experiência única que a agência de turismo proporciona

Uma das aventuras amazônicas mais especiais é o passeio de barco de um dia que leva até botos que vivem no rio, na natureza, e estão acostumados com o contato das pessoas. Assim, os fantásticos botos amazônicos recebem os turistas, que interagem com os bichos e têm a oportunidade de ver de perto o animal que é uma lenda da floresta.

Entre as opções da agência de turismo na Amazônia, está um passeio de barco que sai pela manhã e retorna no final da tarde. A agência Manaus Jungle Tours oferece o passeio de barco em Manaus para o turista brincar e e nadar com os botos pertinho de Manaus (AM).

Focagem de jacarés

Nos céus, as estrelas brilham à noite; no rio, os olhos dos jacarés encaram os turistas na selva

Sem dúvida, passear pelos rios amazônicos durante a noite é conhecer uma outra floresta. Assim, com o céu é coberto de estrelas, os olhos também se voltam para pontos luminosos na beira dos rios: os jacarés, que saem à noite para caçar e podem ser observados na natureza por meio de um dos mais tradicionais passeios turísticos da Amazônia, a focagem de jacarés.

Além da emoção de encontrar os répteis e encará-los nos olhos, o passeio de lancha noturno, que sai às 16h e dura cerca de quatro horas, também inclui pescaria de piranhas.

O que fazer no Jalapão (TO)

Cachoeiras perto de Manaus

Grutas, corredeiras e cachoeiras também fazem parte das paisagens da floresta tropical

Cachoeiras de Presidente Figueiredo

passeios perto de Manaus

Os passeios perto de Manaus também oferecem cachoeiras para banhos amazônicos

A pouco mais de 100 km de Manaus, as águas de Presidente Figueiredo atraem viajantes que querem aventuras em paisagens pouco conhecidas da floresta, com cachoeiras, grutas e corredeiras. É a exuberância de cenários e pontos de interesse de Manaus e arredores.

Entre as aventuras na Amazônia que o passeio turístico oferece, está a chance de caminhar em grutas e nadar em algumas das cachoeiras de Presidente Figueiredo.

Hotéis e resorts em Natal e na Praia da Pipa (RN)

Atrações culturais do Amazonas

Passeios por Manaus

Cultura tradicional, prédios históricos e mercados populares fazem de Manaus uma cidade com muita coisa para fazer

City Tour Manaus noite

Aproveite a oportunidade de fazer um City Tour por Manaus à noite

Manaus é a maior cidade isolada do mundo, um mosaico de culturas tradicionais, prédios históricos e belezas naturais.

A capital do estado da Amazônia já passou por momentos de muita riqueza e grande crescimento, graças ao ciclo da borracha, e é um importante polo comercial e de encontro da população amazônica. Assim, tudo isso deixou um legado impressionante, que vale a pena conhecer em Manaus.

Uma das melhores formas de conhecer coisas para fazer em Manaus é por meio de um city tour, como o City Tour Noturno por Manaus, que passa por pontos turísticos e de interesse como o Teatro Amazonas, Museu do Índio, o Palácio Rio Negro e mercados da capital do Amazonas.

Pacotes completos e aventuras longas

Explore matas virgens, durma em barcos nos rios da Amazônia e conheça a cultura ribeirinha de perto em pacotes de aventuras mais longos

passeio barco manaus

O Turismo na Amazônia é repleto de surpresas. Viajar para a selva é entrar em contato consigo mesmo.

Além de várias opções de passeios para fazer em Manaus em um dia, a Amazing Tours oferece pacotes de expedições mais longas pela Amazônia, além de estadia em lodges na floresta e outras chances de conhecer mais a fundo a maior floresta do mundo. Perfeito para quem procura aventuras pela selva.

Na página da agência, o viajante pode tirar dúvidas, ver fotos e escolher a melhor aventura para fazer em Manaus e na Amazônia.

Um hotel de selva em Manaus

Conhecer a Amazônia era um sonho da vida –literalmente: em sonhos, repetidamente viajávamos à floresta. Sendo assim, quando decidimos realizar o sonho e pesquisar sobre hotéis em Manaus mais afastados, no meio da selva, ficamos meio chocado com os preços e como os maiores empreendimentos causavam muito impacto na natureza.

manaus - amazonas

Rústico, o Amazon Tupana Lodge oferece vários passeios e está integrado à natureza

Descobrimos um pequeno hotel de selva em Manaus que nos pareceu adequado: poucos quartos, poucos funcionários (a favelização ao redor dos grandes hotéis é um dos problemas), sem luxo nem animais domesticados à força.

Na verdade, tinha duas macaquinhas lindas e um jacu se comportando como cachorro, mas eram dos funcionários, não uma atração do hotel de selva em Manaus.

E o preço era bom (não existe barato nesse tipo de turismo). Decidimos que o Amazon Tupana Lodge era o melhor hotel de selva onde ficar perto de Manaus. Sem dúvida, vleu a pena, e agora já posso dizer que na viagem para a Amazônia, fiquei em hotel de selva no meio da floresta.

Os melhores hotéis em Manaus pelo Booking.com

Pesquisar hotéis aqui

Hotel de selva em Manaus

O hotel de selva, em Manaus, oferece um serviço de transfer a partir da capital amazônica, que aliás sai bem cedinho. E (achei ótimo), afinal o Amazon Tupana Lodge não é pertinho de Manaus.

Assim, é preciso viajar para o sul da capital amazonense. São 178 km em uma estrada quase sem curvas e sem belas paisagens (apesar do que diz o site do Amazon Tupana Lodge).

Como chegar ao hotel de selva Amazon Tupana Lodge

Para começar, antes de cair na estrada, embarcamos em uma lancha rápida no Porto do Ceasa até a Vila do Careiro.

Encontro das Águas do Rio Negro e Rio Solimões

rios Negro e Solimões

O impressionante encontro dos rios Negro e Solimões

Assim, passamos pelo famoso Encontro das Águas do Rio Negro e Rio Solimões, uma experiência obrigatória para quem vai à Manaus. Em seguida, encontramos o motorista, percorremos os 178 km pela BR-319, e chegamos a outra vila, onde pegamos outra lancha, mais 15 minutos pelo rio Tupana, até o hotel de selva, em Manaus.

Assim, o percurso todo durou umas 4 horas. E apesar da demora, a nossa viagem seria bem monótona se não fosse a chuva de proporções amazônicas em grande parte do caminho. Deu medo, muito medo, não dava para ver nada fora do carro. Mas tudo correu bem.

O hotel na selva amazônica

O hotel de selva perto de Manaus, o Amazon Tupana Lodge fica às margens do rio Tupana. Aliás, um rio bem modesto (se comparado ao Negro e Solimões) de águas marrom-oliva calmas, que formam espelhos que refletem perfeitamente as árvores. Incrível. ASem dúvida, uma paisagem bem diferente de outros lugares que estive na floresta tropical.

Tupana Lodge, um pequeno hotel de selva em Manaus

A casa principal, bem rústica, não é muito grande, nem o refeitório, e o hotel de selva perto de Manaus é cercado pela mata da floresta amazônica. Então, não tem energia o dia todo e o chuveiro não é elétrico. Legal, né?

Os mosquitos da Amazônia?

o que fazer em manaus

As águas do rio Tupana formam verdadeiros espelhos marrom-oliva

Estivemos lá em outubro e, mesmo sem repelente, não fomos atacados (mas não acredite nisso e leve repelente, vai que a gente não era gostoso o suficiente). Por outro lado, com algumas mudanças aqui e ali (é a Amazon Rain Forest, espere por situações inesperadas), o hotel em Manaus, literalmente na selva amazônica, cumpriu a programação combinada.

Ecoturismo na floresta amazônica

Em conclusão, tivemos a chance sair de manhãzinha, em uma canoa a remo, e ver muitos, muitos passarinhos e até uma ariranha brincando –tudo de longe. Infelizmente, nos vários lugares da Amazônia em que fomos, vimos poucos animais selvagens. No rio Tupana, os botos apareciam aqui e ali, mas nada muito empolgante. Aliás, até piranha faltou na pescaria.

Ribeirinhos, jacarés e acampamento na floresta

Desse modo, saímos para fazer a focagem de jacarés, mas os bichos estavam tímidos.  No entanto, só chegamos perto de uns filhotes e pegamos na mão um pequeno jacarezinho, não muito maior do que uma lagartixa invocada. Assim, mesmo sem os jacarés, andar de barco de noite e em silêncio do rio Tupana foi uma experiência inesquecível. Sim, dá medo.

Para completar o clima, uns peixinhos danados pulavam dentro da canoa o tempo todo. Por sua vez, a pessoa atingida também pulava de medo

Turismo de pesca em cidades do interior de SP

rio tupana manaus

O rio tupana no final da tarde.

Por fim, também conhecemos a casa de um casal ribeirinho com pessoas muito legais.

O senhorzinho, para lá dos 65 anos, forte como um touro (passei vergonha quando ele mandou eu levar uma madeira; ele levava duas!), cuidava de uma plantação de abacaxi impressionante. Achei legal ver como ele manipulava a terra da maneira indígena: com fogo (às vezes dá errado e eles queimam mais do que gostariam).

Vilcabamba, o vale da longevidade no Peru

Camping na floresta amazônica

hotel de selva manaus

Por favor, dona onça, não me coma enquanto eu durmo

Em síntese, o mais legal desses dias no hotel em Manaus foi acampar dentro da floresta, dormindo em rede, cobertos por uma tenda que a gente ajuda a montar, comemos peixe feito na fogueira, essas coisas todas. Sem dúvida, dá um medão e qualquer barulho é BARULHO mesmo, mas vale a pena cada susto!

Fomos em outubro, quando os rios não estão cheios. Antes de ir a Amazônia, veja bem qual a época do ano. A paisagem (e os passeios) mudam assustadoramente dependendo da época do ano.

Cidades próximas de Manaus, Amazonas

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.