Início / Melhores destinos / Cuba – Roteiro de 3 dias na capital
Havana, a capital de Cuba, tem prédios antigos e muita história

Cuba – Roteiro de 3 dias na capital

A primeira pergunta que ouvi dos meus amigos foi: por que Cuba?

Ora, porque Cuba é CUBA! Como essa não é uma resposta que se preze, resolvi listar neste texto bons motivos para visitar essa ilha do Caribe tão querida pelos visitantes. Antes um roteiro completo sobre o que fazer na capital caribenha mais eclética e vibrante: Havana.

Por que ir para Cuba

Motivos não faltam para você ir para lá!

Uma enorme ilha em pleno mar do Caribe na América Central, com 1.200km de comprimento, mais de 300 praias, planícies e pequenos morros. Como não amar? Cada cidade guarda um quê de pitoresco, seja nas fachadas mal conservadas ou na arquitetura colonial. O mar tem aquele azul turquesa das águas claras e areia branca, que vão te fazer se sentir no filme do “Piratas do Caribe”.

Cuba, um lugar lindo

Em baixa temporada, as praias são vazias, quase desérticas, ideal para o descanso merecido na sombra dos coqueiros.

Cuba - ilha no Caribe

Uma ilha no Caribe, Cuba tem águas turquesa e transparentes

O pôr-do-sol pinta o céu dos tons mais lindos de rosa e laranja, simplesmente encantador! À noite sopra a brisa do mar, trazendo frescor para um delicioso passeio pelas ruas da cidade.

Cuba, Havana

Vista panorâmica da capital de Cuba, Havana

Cuba Autêntica

A ilha recebe esse apelido porque a cada canto se revela algo único e surpreendente. Nesse sentido, a mistura de culturas criou uma atmosfera de acolhimento e alegria. Seja na comida, na música ou na paisagem, Cuba vai tirar o seu fôlego. Tudo lá parece “só existir em Cuba”.

“só em Cuba” mesmo!

Os charutos, ou ‘puros’ como eles chamam por lá, fazem parte do dia-a-dia de homens e mulheres. Os do tipo ‘habano’ são os mais caros e por isso, mais falsificados também. Fique de olho e só compre das lojas oficiais, para garantir a qualidade.

Leia também: Como chegar em Aruba, no Caribe

A simpática população de Cuba

O povo cubano é acolhedor e a atmosfera é única

O povo cubano é acolhedor e a atmosfera
é única

Os cubanos sabem bem receber o turista. Mais do que para oferecer serviços turísticos, você vai se deparar com gente curiosa e inteligente.

Nós, brasileiros, temos a vantagem de sermos “irmãos” da América Latina, sendo ainda mais mimados pelos cubanos. Eles estão quase sempre dispostos a oferecerem informação ou o que estiver precisando.

E os cubanos ainda topam arriscar alguns passos de dança nas Casas de La Musica. Se estiver com disposição e o espanhol afiado, converse com os cubanos, você vai se surpreender com as histórias da vida por lá.

Cuba, uma ilha parada no tempo

Esse é um lugar em que você sente fazer parte da História. Em Cuba, os livros de atualidade parecem pertencer a outros tempos. Cidades como Havana e Trinidad revelam suas idades pelas ruínas, construções coloniais e carros antigos

Por outro lado, a ausência da violência e dos lixos nas ruas te faz imaginar uma civilização do futuro. E isso é o mais marcante do país: seus contrastes e contradições.

Cuba, a chave do Caribe

No brasão de Cuba tem uma chave que simboliza sua localização estratégica na entrada do Mar do Golfo e entre as duas Américas. Por isso, Cuba é o lugar que faz jus ao título ‘caribenho’. Clima tropical o ano todo, suas férias serão uma festa todos os dias!

Prepare a canga, o fígado e os pés, pois se depender do que a ilha tem para oferecer, você vai se esbaldar nas praias e nas baladas, regadas ao bom rum e à rumba, ritmo típico do Caribe.

Come-se muito bem em Cuba

comida típica de Cuba

Feijão e goiaba são acompanhamentos comuns na comida típica de Cuba

Ao entrar em um restaurante em Cuba, espere uma ótima comida. De pizzas à lagostas, você vai encontrar de tudo. Geralmente servem uma carne como bisteca de porco, frango, frutos do mar ou peixes (já carne bovina é mais cara e mais difícil de encontrar). Acompanha uma bela porção de arroz, abacate fatiado, banana frita tipo chips e há opção de feijão ou batata frita.

Como o clima é quente e a água por vezes salobra, o cultivo de vegetais mais sensíveis, como as folhas, se torna mais difícil. Por isso é mais comum encontrar saladas de repolho e de batatas. Pepino e tomate são figurinhas carimbadas e por vezes cenoura e beterraba.

Goiaba!

É comum encontrar goiaba como enfeite no prato ou como salada. Se você tem problemas com a fruta, avise de antemão, pois é bem comum por lá. Massas tradicionais e pizzas elaboradas também podem fazer parte do cardápio da ilha, muitas vezes a opção para os vegetarianos.

No entanto, se você quer muito economizar e evitar os restaurantes turísticos (que variam entre 6 e 12 CUC por refeição), vá fundo nas pizzas individuais populares, vendidas a 8 CUP (ou 0,34 CUC).

Café da manhã costuma ser à base de pão, manteiga, queijo branco, suco e café com leite. Familiar? Pois é, o mamão também circula pelas mesas, bem como o melão, fruta bem popular por lá. Espere encontrar sucos de manga e…goiaba! É comum também servir ovos no café, parte pela demanda de turistas, parte pelo costume local de comer pão com ovo pela manhã.

Leia também: Road trip na Califórnia, EUA

Comidas e bebidas em Cuba

Come-se muito bem em Cuba! Principalmente se você gosta de receitas com frutos do mar e carne de porco. De frutas, prepare-se para muita goiaba, manga e tamarindo. Abacate e banana chips acompanham praticamente todos os pratos, junto com arroz.

Salada de tomate, pepino e repolho são frequentes, às vezes acompanham cenoura e beterraba. Para um almoço mais em conta, vá de pizzas. Por todo país se vendem minipizzas de queijo, cebola, presunto a preços bem populares, 8 a 10 CUP(MN).

Pratos típicos de Cuba

Para começar, lagosta é muito barato, se comparado ao Brasil, além de camarões, bisteca de porco, frango, minuta – peixe empanado e frito, arroz criollo ou amarillo: arroz acompanhado de pedaços de frango e condimento que deixa a comida amarelada, como um açafrão.

Para bebericar, o famoso Mojito – drink à base de rum, com club soda, limão e ramo de hortelã. São baratos e super refrescantes. Outro clássico é o Daiquiri – à base de rum e limão, serve-se batido.

Dança e música estão por toda Cuba

A terra de lendas da música como Compay Segundo, Omara Portuondo e Ibraim Ferrer, fervilha música.

música cubana

A magia da música cubana está em todos os lugares

Quem assistiu ao documentário de Wim Wenders “Buena Vista Social Club” sabe a magia que acontece lá!

A poesia está na alma da música cubana e cantores exibem seus dotes pelos bares e praças. No entanto, a agitação acontece mesmo nas casas de músicas (“Casa de la Música”), que são danceterias típicas. É possível encontrar apresentações de grupos típicos e também de música contemporânea caribenha, de ritmos como reggaeton e salsa.

Parece que todo (ou quase todo) cubano sabe conduzir os passos da dança latina, arrastando turistas pelo salão até altas horas. Para quem quiser se arriscar, é fácil encontrar um bom professor nas casas de música.

Leia também: Melhores filmes de viagem no Netflix

Brasileiro = novela da Globo

Se a sua última lembrança de novela é dos Mezenga e dos Berdinazzi em “O Rei do Gado”, atualize seu repertório antes de pisar em Cuba. Ou se você detesta novelas da Globo, pelo menos decore alguns nomes para não ficar boiando.

Assim que respondemos que somos brasileiros, todos os cubanos ficam felizes e falam o nome da novela que está passando (a última era “Dos Caras”, “Duas Caras” em português). Os cubanos amam e assistem todos os dias. Portanto, a cultura brasileira, de certa forma, acaba sendo uma referência.

Sorria! Você estará no Caribe!

Sem dúvida, o Caribe é lugar de praias exuberantes e também muito calor. Com o clima úmido e quente, a desidratação pode ser perigosa, tome bastante líquidos. Água potável somente beba as que vendem em garrafas plásticas, pois há contaminação na água das torneiras. Os cubanos fervem a água que tomam no dia a dia.

Mesmo em épocas mais amenas como o outono, você vai encontrar altas temperaturas e chuvas passageiras durante à tarde.

É quente e muito ‘caliente’

Por isso, leve roupas leves e bastante proteção solar.

Cuba tem o mar-Caribe: tranquilo, de águas azuis e transparentes

Cuba tem o mar-Caribe: tranquilo, de águas azuis e transparentes

Cuba deixará de ser ‘Cuba’, só que não

Nos últimos anos, os Estados Unidos iniciaram uma reaproximação política e econômica com Cuba, um marco histórico para ambos os países. Daí surgiu-se a ideia popular de que na primeira esquina de Havana iria surgir um Mc Donald’s ou uma Starbucks e a magia de Cuba iria sumir! Calma.

Estando lá é possível notar que o processo de abertura será lento, a cultura socialista está muito arraigada à sociedade. O que quer dizer também que os Cadillacs da década de 50 vão ainda circular por um tempo nas cidades. Porém, é bom garantir e vivenciar um momento histórico como esse, vá assim que puder.

Há automóveis novos em Cuba

Carros em Cuba

Carros novos contrastam com os veículos antigos de Cuba

Coloridos e exuberantes, é fácil encontrar um “rabo de peixe” estacionado pelas ruas das cidades. Mas a ideia de que só existem essas raridades por lá é errônea. Há sim carros populares e até SUVs de grande porte!

Se quiser curtir e passear em um desses carrões, é fácil pegar táxis assim. Em Havana, próximo ao Capitólio, vários deles ficam estacionados e oferecem city tour por cerca de 30 CUC a hora. E também os ônibus para turistas são mais atualizados.  Já os “guaguas” são caminhões adaptados que transportam cubanos entre cidades (a um valor bem inferior, obviamente).

Leia também: O que fazer em Playa del Carmen, Cancún – México

Wi-fi: Hay Internet En Cuba

internet em Cuba

Praças em Cuba tem internet wi-fi pagas com cartão

Atualizar o status do seu Facebook será sim uma tarefa fácil. Nas principais praças das cidades e hotéis mais chiques, você encontrará rede wi-fi.

Basta comprar um cartão que lhe dará 1h ou 2h de acesso (3 CUC/hora), e navegar à vontade. O cartão é emitido pela empresa estatal Etecsa e pode ser comprado nas lojas espalhadas pela cidade ou nos guichês dos hotéis. Para adquirir, leve seu passaporte original.

Che e Fidel

A revolução socialista conduzida por Che Guevara, Fidel Castro e Camilo Cienfuegos foi um forte marco não só para a economia do país, mas também toda a filosofia de vida da sociedade cubana. Por isso há muitos museus e monumentos que giram em torno da história da tomada de poder pelo grupo socialista.

foto Che Guevara

Reprodução da foto mais conhecida de Che Guevara

Em Havana, a Praça da Revolução tem três marcos principais.

O primeiro deles é a silhueta famosa de Che Guevara e sua célebre frase “Hasta la Victoria Siempre”. Também a silhueta de, uma importante figura, não tão conhecida por nós, Camilo Cienfuegos e sua frase “Vas Bien Fidel”. E o memorial José Martí, herói cubano.

Nesse sentido, um outro lugar para saber a fundo os passos dos revolucionários fica em Havana Vieja, bairro central de Havana, o Museu da Revolução. Além de outros pequenos museus e frases nos muros das cidades. Por fim, uma boa dica é conversar com um local, muitos sabem bem a história de seu país.

Leia também: Rosário, a terra de Che Guevara, na Argentina

Mojitos, mojitos, mojitos

Já falamos sobre o calor, não é? Agora imagina mojitos gelados sendo servido o dia todo nos bares da cidade? A receita da bebida local mais pedida é à base de limão, club soda, ramos de hortelã e, claro, o rum.

A bebida prima da nossa cachaça tem um sabor peculiar e pode se encontrar na versão clara e nas versões envelhecidas de 3 ou 7 anos, os “anejos”. Há também o Daiquiri, uma versão ainda mais refrescante de drink, com limão, rum e bastante gelo batido. Nas praias, experimente o drink Coco Loco, com água de coco dentro da própria casca, rum, gelo e açúcar.

Prepare o portunhol

Uma das coisas mais admiráveis que você irá encontrar em Cuba é o próprio povo cubano. Geralmente muito simpáticos, os cubanos sempre tentam puxavr uma conersa e saber mais sobre você e seu país, principalmente nós, brasileiros.

Portanto, prepare seu “portunhol”! Eles fazem um esforço para nos entender, não tenha vergonha. Aproveite uma das coisas mais fantásticas que vai encontrar na viagem: boas conversas.

Turismo em Cuba: dicas práticas

roteiro em Cuba

Havana, a capital de Cuba, tem prédios antigos e muita história

Aruba, Cancún, Bahamas...todos esses lugares no Caribe são lindos e encantadores, mas autêntico e único, só Cuba! A ilha testemunhou a revolução socialista de Che Guevara e Fidel Castro, lançou para o mundo drinks deliciosos como o Mojito e o Daiquiri e agraciou os paladares mais refinados com seus charutos nas coxas.

E Cuba também é berço de uma singular cultura contagiante na música e na salsa. Terra de um povo hospitaleiro, gentil e conversador…

Cuba, um destino encantador e autêntico no Caribe

Ao visitar a ilha -ou acompanhar a viagem para Cuba por aqui, com dicas para planejar seu roteiro. Prepare-se para embarcar em uma verdadeira viagem no tempo, que mistura a cultura única de Cuba com os cenários de praia e as cidades cheias de história.

Para chegar em Cuba partindo do Brasil, provavelmente você precisará fazer escala no Peru, na Colômbia ou no Panamá.

ilha de Cuba

Além da história, Cuba tem lindas praias no Caribe

Visto e passagem para Cuba

O país exige visto, além de passaporte com validade. Não é difícil nem burocrático tirar o visto para a ilha, que tem como um dos motores da economia o turismo. Assim, o visto para Cuba pode ser adquirido na hora do check-in com a própria companhia aérea em dinheiro. Peça ao atendente o visto para Cuba e tenha-o em mãos na hora de embarcar!

Para tirar o visto de Cuba (Tarjeta turística), você pode requisitar pelos consulados de Cuba no Brasil. O visto cubano é válido por 30 dias para uma entrada no país. Custa R$ 65,00 mais os trâmites consulares e eventual taxa de Sedex. (preço de 2016).

Algumas companhias aéreas fazem o visto cubano para brasileiros. Eu fui com a Copa Airlines e pude comprar o visto diretamente no guichê da cia aérea no Aeroporto de Guarulhos, quando fui fazer o check-in. Precisa apresentar o passaporte e a reserva da hospedagem na cidade em que vai chegar. Cheque com a cia. aérea se dispõe desse serviço, ou então faça pelo consulado, sem muita burocracia.

Os documentos para obter o visto, em pessoa, são:

Cuba tem consulados em Brasília, Salvador e em São Paulo. Entre em contato com a unidade mais próxima para solicitar o visto pelo Correio.

Quando ir para Cuba

Todo ano é um bom momento para visitar Cuba. No entanto, no período de verão (junho a agosto), as temperaturas são muito quentes. O clima é úmido e temporais no fim de tarde são comuns, como no verão tropical brasileiro.

Cuba temperatura

Cuba, que é uma verdadeira viagem ao passado, é quente e receptiva durante todo o ano

Já a época que vai de setembro a novembro é considerada de baixa temporada, por ser típica de furacões. É raro, mas há o risco. A vantagem é a baixa de turistas e um calor mais ameno. Fui em outubro e perrengue com os 30ºC de todo dia. Por fim, no inverno (dezembro a fevereiro) as temperaturas caem, mas não descem mais do que 30ºC.

Dinheiro e câmbio em Cuba

Prepare-se: sua cabeça vai dar um nó. Você vai trocar seus Reais por Euros ainda no Brasil. Chegando em Cuba, você vai trocar seus euros por Pesos Convertíveis (CUCs) e Pesos Cubanos(CUPs). Sim, amigos, para ir a Cuba treine a matemática. Mas, calma, vamos te ajudar nesse sufoco:

Por que levar Euros?

Por conta do embargo estadunidense, o governo de Cuba aplica uma taxa de 10% para o câmbio dólar-moeda cubana, além de ser desvalorizada. O próprio governo cubano recomenda que se leve Euros, que vale mais que o dólar e não tem taxa!

Mesmo assim é comum ouvir os cubanos se referirem ao preço “em dólar”, o que significa “em CUC”, a moeda usada pelos turistas. Chegando em Cuba, vá até uma Cadeca (Casa de Câmbio) com seus Euros e seu passaporte original (eles realmente pedem) e troque por CUCs.

Então, pegue 5 CUCs que acabou de ganhar e troque por CUP (moneda nacional). Já vai render um bocado… Não se preocupe muito com variação cambial, todas as Cadecas tem o preço tabelado pelo governo. Mas entre cidades pode mudar o valor e é preciso ficar atenta ao câmbio especialmente nos aeroportos, em que a tarifa fica menos vantajosa.

Em resumo, o melhor câmbio fica nas grandes cidades, como a capital Havana. Além disso, é bom ter dinheiro em mãos: poucos lugares em Cuba aceitam cartão de crédito.

Um país, duas moedas

Cuba é um país de regime socialista e para que o turismo possa atuar, foi criada uma moeda convertível. Ou seja, em Cuba existe uma moeda para o turista.

Cuba

Tenha sempre dinheiro em mãos para passear por Cuba; poucos lugares aceitam cartão

Antigamente o Peso Convertível (CUC) funcionava que nem uma “estaleca”: o cubano recebia do gringo e não conseguia comprar nada, tinha que se dirigir a uma CADECA (Casa de Câmbio) e trocar por Peso Cubano.

Somente turistas podiam comprar coisas para turistas com CUCs! Hoje em dia isso está mais flexível, nas prateleiras das lojas (sim! Há lojas…) eles colocam o preço nas duas moedas.  Praticamente tudo que o turista acessa é assim, com preço em duas moedas, exceto serviços básicos, como ônibus municipal.

Dizem por lá que em breve o CUC vai ser extinto…

Dica local

Mas $1 em moeda de turista (CUC) equivale a $1 em moeda de Cuba (CUP ou MN- Moneda Nacional)? Não mesmo!

A conversão fica em 1 CUC = 24 CUP ou MN. E é nessa hora que o bicho pega, pois você (turista) pode usar as duas moedas para pagar, mas usualmente os cubanos vão te dar um preço em CUC. Um sorvete?

  • 3 CUC = 72 CUP
  • 3 CUP = 0,13 centavos de CUC!

Sorvetes, pizzas, biscoitos, refrescos e tudo o mais que é vendido nas ruas tem o preço verdadeiro em CUP/MN. Bicitaxi, cartão para wi-fi, Mojitos e casas particulares vão ser pagos em CUCs. O que significa cada uma dessas coisas? A gente vai te contar!

Esqueça cartão de crédito ou qualquer tipo.

Cuba ainda vive processos da década de 70/80, pouquíssimos lugares estão começando a receber pagamentos em cartão (hotéis 5 estrelas, shoppings em Havana podem aceitar se o sistema estiver ok e o seu passaporte em mãos). Portanto, se organize para sempre ter um dinheiro vivo na carteira e levar todo o dinheiro que vá usar na viagem.

Em síntese, o país é bem seguro, só não vacilar com bolsas abertas e carteiras a mostra. Pequenos furtos podem ocorrer.

Onde se hospedar em Cuba

Casa Particular

Há hotéis em toda ilha, inclusive luxuosos 5 estrelas. Porém se você está procurado algo mais em conta e de qualidade, opte por se hospedar nas casas particulares, que nada mais é do que um “AirBnB” cubano.

O governo regulamentou essa prática de casas para se hospedar em Cuba para absorver o fluxo de turistas, e é uma forma do cubano ganhar um dinheiro extra. Espere um quarto limpo, arrumado, com camas e banheiros limpos (dispõe de suítes muitas vezes),café da manhã à parte (3 ou 4 CUC) e muita simpatia e histórias para contar.

E o melhor é o preço super em conta: 25 a 30 CUCs por quarto para até 2 pessoas! Uma experiência única. Você pode reservar seu quarto pelo site oficial ou simplesmente bater na porta de alguma residência com o símbolo de âncora, um “Arrendador de Divisa”.

Não há hostels oficialmente, mas algumas casas podem fazer exceção a viajantes solitários e cobrar uma tarifa menor pelo quarto. Outras podem oferecer quartos compartilhados para até seis pessoas e bar na varanda, como o Rolando Backpackers em Havana Centro.

  • Rolando Backpackers
  • San Miguel, 567 – Entre Belascoain e Gervasio – Centro Havana
  • E-mail: rolancesar@yahoo.es

Transporte em Cuba

Ônibus

Andar de ônibus pelas cidades grandes pode ser uma baita aventura. Geralmente são veículos beeeem velhos e lotados. Paga-se em CUP(MN). Com certeza o meio mais barato.

O que fazer em Cuba - Dicas de Turismo

A variedade de transporte em Cuba é impressionante

Para viajar por Cuba, esse é um método prático e com preço razoável. Há linhas entre as principais cidades operadas pela Viazul, única companhia que atende turistas. Uma viagem de Havana para Trinidad (6h de viagem) sai por 25 CUC, por exemplo. (preços de 2016)

Os veículos são simples, mas confortáveis e com ar condicionado. Para trechos mais longos, espere diversas paradas nos trechos intermediários, famoso pinga-pinga. E fique atendo com os horários, pois são escassos. O curioso é que você deve reservar sua passagem um dia antes na agência, para garantir o lugar. E só logo antes de partir é que você irá de fato comprar o bilhete, sem assento demarcado.

Apresentação do passaporte para viajar de ônibus em Cuba é obrigatória!

Táxis

É uma boa opção para pequenos grupos e trajetos longos (como o aeroporto e rodoviária em Havana). As tarifas não são tão caras e podem ser sua única opção para viagens entre cidades fora de roteiros comuns ou em horários especiais. Negociação nessa hora é primordial.

Já bicitáxi é opção econômica. Imagine uma charrete de bicicleta! Os bicitaxis estão por toda ilha levando locais e turistas de um lado para o outro. Como a ilha é plana, esse meio sustentável e prático pode se tornar o seu preferido, pois o calor é intenso e mesmo os fãs de uma caminhada vão se render.

Cabe até duas pessoas por bicitaxi e negocie muito que eles abaixam o preço consideravelmente.

Por fim, o Coco táxi – transporte feito para turistas, são mototáxis com uma cabine em formato de coco. Espere tarifas mais caras.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.