Início / Antes da Viagem / Aluguel de carro para dirigir nos EUA
viagem eua 2015
viagem eua 2015

Aluguel de carro para dirigir nos EUA

Acredito que aquela máxima “é como andar de bicicleta, a gente nunca esquece” pode ser também aplicada a dirigir um carro. Agora, quando estamos em outro país é preciso tomar certas precauções com a lei de trânsito local, em especial nos Estados Unidos, onde cada estado possui leis diferentes e específicas.

Os EUA são um país onde os carros dominam as vias públicas. O preço dos carros são baratos e o aluguel de carro também, portanto se você pretende alugar um carro para dirigir nos Estados Unidos achará interessante este artigo.

A primeira vez que aluguei um carro no país foi em 2010, quando fiz uma viagem até Miami, na Flórida. Fiz esta viagem mais vezes, sempre alugando carro. Em 2011, fiz uma road trip pela Califórnia e a opção escolhida também foi o aluguel de carro.

Já quando fui à Nova York, em 2012, optei por não alugar carro visto que o preço da corrida de táxi é acessível e o transporte público funciona muito bem, com opção de linhas de metro por todos os lados e com horário de funcionamento bastante ampliado.

– Dicas: Visto EUA

Dirigir carro na Flórida e na Califórnia

carro-california-eua

Parece que fico até mais bonito…

Dois dos destinos nos EUA que mais recebem turistas brasileiros – Miami e Orlando, tiveram recentemente suas leis de trânsito alteradas para quem pretende visitar a cidade e alugar um carro por lá!

Até o final de 2012 era possível alugar e dirigir um carro nas cidades do estado da Flórida apenas portando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou seja, a mesma carteira de motorista que você usa para dirigir o seu carro no Brasil. Contudo, em Fevereiro de 2013, a lei mudou e agora é obrigatório tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no estado.

Quando eu fui, em 2010 e 2011, era possível usar apenas a CNH, portanto nunca cheguei a tirar a PID. Em 2015 farei uma nova viagem aos Estados Unidos e precisarei tirar esta permissão internacional, o que para quem viaja muito e gosta de alugar carro é ótimo e a validade é a mesma da sua CNH.

– Dicas de viagens baratas

mais de 100 países que aceitam a PID, entre eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Espanha, Rússia, Itália, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), Uruguai e Venezuela.

Veja a lista completa de países que aceitam a PID aqui. Caso tenha alguma dúvida sobre como alugar e dirigir um carro para um país, a melhor forma de se informar é entrar em contato com o Consulado ou Embaixada do País de destino.

O site do Detran explica direitinho como fazer. É bem simples, fácil e rápido. Na capital (SP), o próprio motorista solicita online a emissão da PID. O custo é de aproximadamente R$250 e você recebe a carteira internacional em até 7 dias úteis. Já para quem não é do Estado de SP será preciso ir até o Ciretran/Detran do seu município ou Estado onde foi emitida sua CNH.

Na Califórnia, apenas portar a CNH é suficiente, mas é sempre recomendável ter a PID.

– Los Angeles sem carro: viagem de trem na Califórnia

Dicas para dirigir carro nos Estados Unidos

carro-marlyn-manroe

Não importa quem você é, respeite sempre a sinalização de trânsito!

Como disse no começo do artigo, não há muito segredo em dirigir um carro nos EUA. As leis de trânsito são semelhantes ao Brasil e as placas fáceis de entender.

Acredito que a principal diferença é que a conversão à direita é livre, ou seja, se você estiver na pista da direita e for fazer uma conversão (à direita, claro) poderá fazer a manobra mesmo que o semáforo esteja no vermelho. A única exceção será quando tiver uma placa advertindo no turn on red (não vire no vermelho).

Outra diferença é a preferência em cruzamentos. Nos EUA, a preferência é sempre do primeiro carro a chegar no cruzamento (e isso as pessoas respeitam, é lei). Portanto, atenção redobrada nos cruzamentos.

Caso vá pegar alguma rodovia, saiba que a maioria possui pedágios (toll road) não operados por pessoas. Dessa forma, para transitar pelas mesmas será necessário ter instalado no carro aquela tag do sistema de pagamento parecido com o nosso “Sem Parar”. Logo, caso pretenda fazer viagem mais longa, avise antes na sua locadora de veículos.

– Voo de helicóptero no Gran Canyon, nos EUA

Contudo, há quase sempre uma via alternativa que não passe por pedágio. É preciso ficar atento nas placas de sinalização e jamais seguir em direção às pistas que possuem a palavra toll road ou fee road. Certa vez, na viagem de carro pela Califórnia, eu não percebi e segui pela via pedagiada. Após passar pelo pedágio advinha o que aconteceu?

Nee Naw, New Naw… Eis que surge um carro de polícia com as sirenes em alto e bom som e encosta no meu carro pedindo para parar. E o pior, era 11 de Setembro!! Logo pensei: f****!

No fim das contas o policial só me deu uma advertência oral. Claro que fiz meu papel de inocente dizendo que realmente não sabia (e não sabia mesmo!) e caprichei um pouco me mostrando assustado, pedindo mil desculpas, dizendo que poderia pagar ali…

road-trip-california

Na Califórnia, vale muito a pena alugar um carro conversível para fazer a route one!

multa-california

Evite este souvenir! Respeite as leis.

Por isso é importante dirigir sempre com muita prudência, respeitando as leis de trânsito. Evite encrencas com a polícia e multas, como a que tomei ao passar no farol vermelho em San Francisco, na Califórnia.

Juro que não lembro de ter feito isso, mas as fotos do radar (ao lado) mostram minha cara de bobo e a placa do meu Mitsubishi Eclipse Spyder conversível.

Contudo, não se desespere, a conta será debitada do seu cartão de crédito, o mesmo que usou para pagar o aluguel do carro na locadora de veículos.

Outra informação importante é que todos os carros para alugar têm o câmbio automático. Se você nunca dirigiu um carro automático antes, vá devagar e peça auxílio para um funcionário para saber como funciona.

Por fim, não seja muquirana! Outra dica essencial é sempre alugar carro com GPS. No final das contas você irá economizar ao evitar se perder tanto. E se for levar o seu GPS do Brasil lembre-se de baixar antes os mapas das cidades por onde pretende viajar.

Ao invés de alugar carro com GPS você poderá comprar um chip pré pago e usar o Waze.

– Os melhores aplicativos para organizar um roteiro de viagens

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

4 Comentários

  1. Olá Danilo, você poderia me dizer se a PID ainda é necessária pra dirigir na florida? Aqui: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/permissao-internacional-para-dirigir-florida-atualizacao-noticias diz que foi revogada

    • Já experimentei e ouvi relatos de que a CNH brasileira ainda é o melhor documento para alugar um carro na Flórida. As locadoras de veículos estão acostumadas, trabalham a anos aceitando a CNH.

  2. Olá, pretendo ir Miami/Orlando e alugar um carro. Tenho a PID e o problema o seguinte, minha CNH ate a data da viagem vai estar há quase 3 meses para vencer. mesmo a viagem sendo apenas de algumas semanas ha algum problema em relação ao tempo que estar para vencer ou não?

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*