Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / Arembepe: uma vila hippie entre o mar da Bahia e lagoas
Pontilhada por coqueiros, Arembepe fica entre o mar e lindas lagoas
Pontilhada por coqueiros, Arembepe fica entre o mar e lindas lagoas

Arembepe: uma vila hippie entre o mar da Bahia e lagoas

Entre o mar da Bahia e um sistema de lagoas, pontilhada por coqueiros e casinhas criativas, cercada por dunas, fica Arembepe, a 50 km de distância ao norte de Salvador – e um pedágio – pela bela e bem cuidada Estrada do Côco – Linha Verde.

A vila de Arembepe, parte da cidade de Camaçari, é daqueles lugares mágicos do Brasil, como a Chapada Diamantina, também na Bahia, a praia de Jericoacoara, no litoral do Ceará, e Alter do Chão, no Pará…

Por causa das paisagens únicas, da cultura local, da história e de algo inominável, quem caminha entre as belezas de Arembepe e conhece as pessoas que ali vivem sempre quer voltar -ou ficar.

Arembepe ganhou fama mundial nas décadas de 1960 e 1970, no auge do movimento hippie: a praia no litoral norte da Bahia era ocupada por uma comunidade alternativa que recebeu personalidades como a cantora americana Janis Joplin em uma temporada de rehab no Brasil.

– Onde ficar no litoral norte da Bahia – pousadas na praia do Forte

A comunidade hippie de Arembepe resiste até hoje, com seu modo de vida tradicional, com cerca de 30 famílias. Entre as fontes de renda está o artesanato (de qualidade e com peças únicas) e o turismo comunitário.

Arembepe conta com um centro de visitantes e artesanato, onde os hippies expõem seus trabalhos, camping e casas familiares que alugam quartos. Ao lado do centro de artesanato, fica o rústico Restaurante do Roque.

Um pequeno braço de dunas separa o mar das lagoas na vila hippie de Arembepe

Um pequeno braço de dunas separa o mar das lagoas na vila hippie de Arembepe

Para quem gosta de contato de perto com a natureza e com a cultura local, a rústica Arembepe é o lugar ideal para ficar na Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia.

Além disso, o preço dos lugares para ficar na vila hippie são muito mais baratos do que as pousadas da praia do Forte e os resorts da Costa do Sauípe, outras opções na região do lindo litoral norte baiano.

Além da vila hippie, é possível ficar no centrinho urbano de Arembepe, 2 km para o sul da comunidade. Com algumas lojinhas e pousadas baratas, a praia do centrinho urbano tem uma barreira de recife que forma uma piscina natural bem tranquila para banho.

Arembepe, assim como praias próximas, como a praia do Forte, em Mata de São João, conta com um centro do projeto Tamar, de preservação de tartarugas marinhas, uma coisa muito legal para conhecer com crianças -e adultos!

Com certeza, a praia de Arembepe e a região tem uma das paisagens mais bonitas do Nordeste.

Aldeia hippie de Arembepe

No centro de artesanatos, com lindas peças, os moradores recebem os visitantes -às vezes, com música!

No centro de artesanatos, com lindas peças, os moradores recebem os visitantes -às vezes, com música!

A aldeia hippie de Arembepe é a principal referência da região. As praias ao redor da aldeia são de ondas fortes, mas, nas épocas de cheias, é possível se refrescar no rio e em lagos.

O centro de artesanato sempre tem movimento. É lá o melhor lugar para o turista comprar peças únicas de artesanato, se informar sobre preços e lugares para ficar e escolher uma das opções de restaurantes e bares que ficam em torno do centrinho de artesanato hippie.

Os moradores da aldeia hippie de Arembepe são receptivos e simpáticos; muitos gostam de conversar e apresentar o lugar. Não raro, é possível sentar sob o barracão para ouvir música ao vivo tocada no final de tarde. Não deixe de levar uma recordação e ajudar a comunidade local que tem no turismo uma das fontes de renda.

Como chegar em Arembepe, Bahia

Na praia do centro urbano do vilarejo no litoral norte da Bahia, forma-se uma piscina natural

Na praia do centro urbano do vilarejo no litoral norte da Bahia, forma-se uma piscina natural

Arembepe está a cerca de 50 km do centro de Salvador e a apenas 25 km do Aeroporto de Salvador, o melhor destino para comprar passagens aéreas para quem quer viajar de avião para Arembepe e para o litoral norte da Bahia – Costa dos Coqueiros.

Para quem comprou passagens aéreas para ir para o litoral norte da Bahia, vale a pena pensar em alugar um carro para fazer uma road trip. Ao lado do Aeroporto de Salvador, ficam várias locadoras de carro com serviço de transfer entre o aeroporto e a locadora.

Pela Linha Verde – Estrada do Côco, é fácil e rápido de chegar da capital até Arembepe.

A estrada, privatizada, está em boas condições e bem sinalizada. Quando viajamos para a Bahia, em julho, a Linha Verde que corta o litoral norte baiano tinha sempre barreiras policiais. 

Entre Salvador e Arembepe existe um posto de pedágio, de 6 reais durante a semana e um pouco mais caro aos finais de semana. Ao longo da Linha Verde ficam algumas das mais bonitas praias da Bahia. Vale muito a pena alugar um carro para explorar o litoral norte da Bahia, como fizemos.

E se você gosta de viagens de carro pelo litoral, a Bahia tem muito o que oferecer. Não deixe de ver nosso roteiro de carro pelo litoral sul da Bahia, quando cruzamos praias como Coroa Vermelha, Santo André, Caraíva, praia do Espelho e outras.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

3 Comentários

  1. Que legal, adoro Arempebe. Mas fui só uma vez, quero voltar.

  2. Gente, na boa: fui lá nesse lugar e achei tudo HORRÍVEL a ASSUSTADOR.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*