Início / Melhores destinos / Buenos Aires, Roteiro completo da capital argentina
Região dos parques de Palermo vista de cima.

Buenos Aires, Roteiro completo da capital argentina

Descubra tudo o que fazer em Buenos Aires!

A cidade de Buenos Aires é uma das mais encantadoras e dinâmicas da América do Sul. De prédios históricos com influências arquitetônicas espanhola, britânica e francesa a casas de tango e bibliotecas e teatros, são muitas as opções de diversão, passeios e roteiros por lá!

A capital argentina ainda é famosa pelas lojas de roupas, vinhos e doces, além de bons restaurantes por preços relativamente baixos. Elencamos abaixo dezenas de coisas para fazer em Buenos Aires, desde um simples café, espetáculos culturais até viagens bate-volta para outras cidades próximas.

Guia completo com dicas de turismo e o que fazer em Buenos Aires

O que fazer em Buenos Aires

Biblioteca El Ateneu

Na Recoleta, não deixe de ir ao El Ateneo Grand Esplendid, considerado por muitos a livraria mais bonita do mundo. O edifício de arquitetura eclética foi aberto em 1919 como um teatro e funcionou posteriormente como cinema.

Hoje, com suas estantes de livros e discos iluminadas, mantém as características arquitetônicas originais, entre elas o teto em cúpula com afrescos pintados pelo italiano Nazareno Orland.

roteiro buenos aires

A Livraria El Ateneo Grand Esplendid

Quem gosta de artes em geral, deve reservar algumas horas para conhecer este belo edifício. Localizada na Avenida Santa Fé, 1860. A biblioteca abre diariamente das 9:00 às 22:00. Aos domingos abre ao meio-dia.

Paseo de la Historieta

mafalda argentina

Passeio turístico em Buenos Aires. | Muita Viagem

Esta dica é para quem gosta de cartoon e intervenções urbanas, além de ser um passeio em Buenos Aires para fazer com as crianças. No roteiro dos quadrinhos, é possível seguir a trilha com os personagens criados pelo cartunista Quino. São 15 estátuas no total.

Dentre as mais visitadas estão a Mafalda, sentada num banco de praça, no final da Feira de San Telmo, esquina da Chile com a Defensa. Siga o roteiro pela rua Balcarce e Av. Belgrano para ver o Don Fulgencio, Matias, Chicas Divito e outros.

Mirantes

Algo bacana para fazer em Buenos Aires é subir nos hotéis e arranha-céus da cidade para ver uma outra faceta da capital. Buenos Aires vista de cima ganha em charme e amplitude. É possível subir no edifício Comega (Av. Corrientes 222), Palácio Barolo (Av. de Mayo 1370) e o Hotel Panamericano by Marriot (Av. Carlos Pellegrini 551).

Bairro de Lanin

passeios em buenos aires

Casas em mosaico na Calle Lanin | Muita Viagem

Localizada no bairro de Barracas, a Calle Lanin é um cantinho especial de Buenos Aires. A rua é toda colorida com mosaicos nas fachadas das casas, calçadas e troncos de árvores. Este verdadeiro museu à céu aberto é obra do artista Marino Santa María, que mora na mesma rua.

Feiras de artesanatos e antiguidades

Feira de San Telmo

É no charmoso bairro de San Telmo, nos arredores da Plaza Dorrego e a Avenida Defensa, que acontece o Mercado de San Telmo. As ruas ficam cheias de artistas que expõem todos os tipos de artes. Há também alguns lugares para comer churrasco, além de vendedores oferecendo empanadas.

Sempre aos domingos, das 10:00 às 17:00. É fácil chegar. Desça na estação Independencia e caminhe pela Av. Estados Unidos.

feira de San Telmo

Na feira de San Telmo, artistas de Buenos Aires expõem sua produção original

Feira de Matadero

Um pouco afastada do centro de Buenos Aires, a feira têm atraído cada vez mais turistas em busca de vivenciar mais de perto a cultura gaúcha.

Feira da Recoleta

A feirinha hippie da Recoleta acontece aos sábados e domingos. São centenas de expositores que vendem bordados, roupas e itens para casa. O evento acontece próximo ao monumento Floralis Genérica, sempre aos finais de semana, das 11:00 às 20:00. A estação de metrô mais próxima é Las Heras.

Feirinha de Palermo Soho

Um espaço que vem ganhando cada vez mais destaque é a feira no elegante bairro de Palermo.

Como todas outras feirinhas de artesanatos em Buenos Aires, há um pouco de tudo – desde antiguidades até souvenirs baratinhos. O evento ocorre durante a semana, de quarta a sexta-feira, das 15:00 às 20:00 e aos finais de semana, das 14:00 às 20:00.

Mercado de Pulgas

Por fim, para completar o roteiro de compras na Argentina, mesmo que não vá comprar nada, recomendamos conhecer o Mercado de Antiguidades de Buenos Aires.

compras em Buenos Aires

Mercado de Pulgas, em Buenos Aires. | Muita Viagem

Além de realmente encontrar de tudo, é uma volta ao passado, com diversos objetos de décadas passadas. Há móveis, itens de decoração, objetos de arte, utensílios domésticos e itens para a casa. É tudo muito bem cuidado e preservado. Vale muito incluir a atração no roteiro em Buenos Aires!

Localizado na Avenida Dorrego, 1650. É fácil chegar. Desça na estação Dorrego. O espaço fica aberto de terça-feira à domingo, das 10:00 às 19:00.

Confira uma lista de passeios guiados gratuitos na cidade.

Cafés em Buenos Aires: bares notables

Entrar em um café, a qualquer hora do dia, faz parte do cotidiano do argentino. Não à toa, há na cidade mais de 50 cafés notáveis — estabelecimentos tombados por representar uma faceta da cultura portenha. Nesse sentido, os bares notables são lugares tradicionais em Buenos Aires para um café e agradáveis comidas para apreciar a cidade portenha.

Dentre as sugestões estão El Gato Negro, Café Tortoni, La Perla, La Biela e 36Billares.

Leia também: Restaurantes em Buenos Aires

El Gato Negro

É um dos mais tradicionais cafés de Buenos Aires. Entrar no estabelecimento que está no mesmo endereço desde 1928 é uma experiência agradável para os olhos e também para o olfato.

o que fazer em buenos aires

O café é um dos mais tradicionais de Buenos Aires, Argentina.

O cheirinho de café do El Gato Negro faz com que você se sinta em um ambiente familiar. Os variados grãos de café são tostados no próprio ambiente e os inúmeros potinhos de especiarias e chás variados nas prateleiras é uma festa colorida para os olhos. Além das especiarias, o lugar, no primeiro andar, tem um bistrot com ótimos pratos de chef e oferece espetáculos de tango e jazz. E doces, muitos doces.

El Gato Negro é um dos bares notables de Buenos Aires: uma lista de estabelecimentos considerados como Patrimonio Cultural de la Ciudad de Buenos Aires por representar bem a capital argentina, pelas atividades culturais, pela arquitetura e pela tradição.

Endereço de El Gato Negro – Avenida Corrientes 1669

Café Tortoni – Buenos Aires

cafés notables argentina

O charmoso Gran Café Tortoni é um dos lugares mais tradicionais de Buenos Aires

Uma lenda de Buenos Aires. Assim pode ser definido o Gran Café Tortoni, que há 150 anos é um dos principais polos culturais da cidade. Por suas mesas, passaram o músico Carlos Gardel (um habitué do local) e o pintor Benito Quinquela Martín, entre outras referências da cultura argentina.

Ainda frequentado por artistas, escritores e músicos, o Café Tortoni tem uma exposição permanente de arte, no Sálon Alfonsina.

Nesse salão também ocorrem shows do melhor tango portenho, com cantores e bailarinos que encantam os olhos dos frequentadores. Já no sótão do prédio fica uma das maiores atrações do lendário local: apresentações musicais de grupos de jazz, com destaque para as bandas Fénix Jazz Band e Creole Jazz Band, que há anos levam sua música ao Tortoni.

Endereço do Gran Café Tortoni: Av. de Mayo 825 

La Perla, cafe notable em Buenos Aires

Um dos cafes notables mais legais (e antigos) da cidade recebe o visitante logo no ponto onde as ruazinhas turísticas se encontram. O Bar La Perla de Caminito (Av. Don Pedro De Mendoza, 1899) não é tão famoso quanto o Cafe Tortoni ou o Gato Negro, mas não deve nada aos dois. E o estilo do bar de 1885 é bem particular.

cafés em buenos aires

O La Perla de La Boca é escurinho e muito charmoso, um dos melhores cafés de Buenos Aires

Decorado com muita madeira e com paredes de tijolinho à vista, o La Perla ainda tem mesas dos tempos em que La Boca era o único porto de Buenos Aires, servindo o rio Riachuelo. Você pode sentar na mesa reservada ao capitão enquanto come uma pasta ou picada. São duas das especialidades locais.

Uma curiosidade é que o local começou como uma casa de tolerância, foi centro de reunião de socialistas e rebeldes e hoje é um dos cafés mais simpáticos de Buenos Aires.

Confira a lista completa de cafeterias históricas.

Degustação de vinho

Os vinhos argentinos da região de Mendoza ganharam fama internacional nos últimos anos graças a crescente qualidade dos produtores. Não por acaso, Luján de Cuyo, um dos departamentos da província de Mendoza, é chamada de Tierra Malbec. Luján de Cuyo é muito celebrado por sua produção de vinhos refinados e de pequenos produtores familiares e artesanais.

Essa e outras curiosidades e informações sobre a história, a produção e, claro, os goles podem ser conhecidas durante a degustação de vinhos em Buenos Aires. No final, dá para comprar os rótulos apresentados e outras opções. Os preços são interessantes, há desde garrafas baratas até vinhos mais caros mas bastante sofisticados, de lotes reservados.

compras em buenos aires

Degustação de vinhos argentinos em Palermo. | Muita Viagem

Lembre-se que na Argentina é possível embarcar no avião com as garrafas. Nós levamos as nossas para o Brasil.

Na época da viagem, fizemos nossa degustação de vinhos em Buenos Aires na Anuva Wines, que infelizmente fechou as portas. Uma sugestão é consultar as experiências no Airbnb, como a degustação proposta pelo sommelier Diego Esteban por a partir de R$ 340,00 por pessoa.

Buenos Aires – Passeios ao ar livre

Andar de bicicleta

Fora as dezenas de parques em Buenos Aires, o fato da cidade ser plana, facilita a vida de quem opta em pedalar pelas ruas.

o que fazer em buenos aires

Vista aérea da região dos parques de Palermo, em Buenos Aires – Argentina.

Alugar bike em Buenos Aires e fazer roteiros de bicicleta pela capital portenha é bastante simples. Podemos afirmar que a capital da Argentina é uma das melhores cidades para andar de bicicleta na América do Sul. Portanto, além de plana e organizada, a cidade possui diversas estações para aluguel de bicicletas, opções de passeios turísticos (bike tours) e ciclovias espalhadas por diferentes bairros de Buenos Aires.

Como alugar bike em Buenos Aires

La bicicleta naranja – aluguel e bike tours

aluguel de bicicleta em buenos aires

“la bicicleta naranja” | foto: jglsongs

Uma das opções para alugar bike em Buenos Aires por turistas é a “la bicicleta naranja”. Além de organizar cinco diferentes opções de bike tours, a empresa ainda oferece o aluguel de bicicletas de segunda à domingo em dois bairros da cidade.

Veja endereços e horários:

San Telmo (Pasaje Giuffra, 308) – entre 10:00 e 20:00.

Palermo (Gorriti 4901 y Gurruchaga) – entre 12:00 e 20:00.

Para fazer um bike tour e pedalar com a bicicleta laranja entre as principais atrações de Buenos Aires, basta ir até um dos endereços acima e escolher o roteiro de sua preferência. O preço do aluguel da bicicleta é de 300 pesos por hora até 900 pesos pelo período de 24 horas e 2.800 pesos por uma semana.

Como fazer tour de bike em Buenos Aires

Diversos hostels e agências de turismo organizam passeios turísticos de bicicleta por pontos históricos e atrações de Buenos Aires. A BA Bikes, por exemplo, realiza bike tours em Buenos Aires com circuitos norte e sul. O aluguel da bike na agência custa US$ 18 por 24h até US$ 30 por 48h.

Os circuitos exploram o melhor de Buenos Aires – diferentes ruas, bairros, pontos turísticos, praças, museus e cultura argentina.

Buenos Aires Mejor en Bici

Para utilizar o serviços das Eco Bici em Buenos Aires, você precisa fazer um pré cadastro no aplicativo do sistema. Uma vez registrado, basta apresentar seu número de PIN ou QR Code para retirar sua bicicleta e pedalar pelas ruas de Buenos Aires.

O aluguel das bicicletas EcoBici em Buenos Aires para turistas custa $ 900 – 6 viagens por dia de até 60 minutos todos os dias (durante a semana). Aos finais de semana e feriados há desconto no aluguel. Paga-se 300 pesos e terá direito a 4 viagens de até 60 minutos durante todo o final de semana. Já para passeios curtos, de 30 minutos, aos finais de semana, paga-se apenas 70 pesos.

São mais de vinte estações, incluindo bicicletas na Faculdade de Derecho, Retiro, Aduana, Plaza Roma, Plaza Itália, Obelisco (9 de Julio e Perón), Congresso, Puerto Madero, Plaza de Mayo, Plaza San Martin, entre outros pontos da cidade.

O que fazer à noite em Buenos Aires

A vida noturna de Buenos Aires é insana. As baladas, ou boliches, como os argentinos chamam, abrem normalmente à meia-noite. Acontece que ninguém chega antes das 02:00. Portanto, não tenha pressa. Aliás, se você quiser se divertir pra valer na noite de Buenos Aires, descanse um pouco à tarde ou após o jantar e chegue na balada por volta das duas da manhã. Assim já chega quando a balada estiver bombando.

Uma sugestão boa de balada em Buenos Aires é o Terrazas del Este.

Pub Crawl

Fizemos o passeio quando fomos à Buenos Aires pela primeira vez. Nos encontramos com o pessoal na rua Honduras, 5265. As pessoas vão chegando, então comemos pizza enquanto vamos nos apresentando e depois seguimos para a via crucis dos shots.

É um programa para jovens, que fazem um roteiro noturno por pubs e boliches (baladas) em Palermo Soho. Achamos bem legal. Tirando a ressaca no dia seguinte, você faz amigos e dá risada. Indicamos o The Buenos Aires Pub Crawl. Informe-se sobre os diferentes tours em hostels e centros de informações turísticas.

Cervejaria em Palermo

Uma dica para começar a noite em Buenos Aires é ir até a cervejaria Antares, no sofisticado bairro de Palermo Soho. O bar abre às 19:00 e vai até às 2:00. Há dezenas de rótulos. Comece com uma India Pale Ale ou a degustação com 4 tipos de cerveja.

Destinos próximos de Buenos Aires

Colonia del Sacramento, no Uruguai

Uma viagem para Buenos Aires pode render o carimbo de um outro país no passaporte, o Uruguai. Acordar cedo e fazer o passeio de barco até Colonia del Sacramento, no Uruguai, vale muito a pena!

viagem buenos aires colonia del sacramento

Uma volta ao passado em Colonia del Sacramento, Uruguai | Muita Viagem

A pequena vila atrai especialmente casais e famílias. A cidade é tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade dada a riqueza de vestígios do tempo colonial.

Passeio Delta do Tigre

Para roteiros mais longos, de mais de uma semana em Buenos Aires, recomendamos explorar as possibilidades de passeios de barco saindo de Puerto Madero. Um dos roteiros mais interessantes é embarcar com destino ao Delta do Tigre, a 30 km de distância da capital.

Diversas agências de turismo na Argentina realizam o passeio. Consulte no seu hotel. O passeio custa aproximadamente R$ 130,00.

Leia também: Foz do Iguaçu, fronteira entre Brasil e Argentina

Dicas antes de viajar para a Argentina

Por fim, algumas dicas antes de fazer a viagem para a Argentina. Nesse sentido, quem viaja para Buenos Aires precisa atentar-se primeiro para a questão dos voos e aeroportos. A cidade de Buenos Aires é servida por dois aeroportos – Aeroparque Jorge Newbery e Aeroporto Ministro Pistarini, Ezeiza.

O Aeroparque fica localizado a 8km de distância do centro. Foi essa distância que contamos do  hostel em que ficamos hospedados, na Avenida de Mayo, uma das principais avenidas de Buenos Aires. Já o Aeroporto de Ezeiza fica a 30km de distância do mesmo hostel.

Passagens aéreas para Buenos Aires

Quatro capitais brasileiras tem voos diretos para Buenos Aires: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre. De Porto Alegre a Buenos Aires, a viagem dura apenas 1 hora e 40 minutos. Na hora de comprar a passagem de avião para Buenos Aires, saiba que os voos que chegam ao aeroporto de Ezeiza são, em geral, mais baratos do que os bilhetes com destino ao Aeroparque.

Ambos aeroportos possuem serviço de transporte do Tienda León, que realiza o transfer até alguns pontos da cidade e para os principais hotéis. Os dois aeroportos de Buenos Aires e o Terminal em Porto Madero tem pontos de embarque da Tienda León.

Para ter uma ideia, atualmente o preço do transfer do Aeroparque até o Terminal em Porto Madero sai por 310 pesos. Já a partir do Aeroporto de Ezeiza, a tarifa sobe para 780 pesos (preços de 2021).

Táxi em Buenos Aires

Os táxis são um capítulo à parte na cidade de Buenos Aires. Apesar de o preço ser acessível, são notórias e constantes as histórias de golpes dados pelos taxistas argentinos.

táxi em buenos aires

Alguns lugares é difícil chamar o Uber, como na volta do EL Caminito | Diego Torres Silvestre

Quando estivemos por lá, na maioria das vezes o taxista andou mais do que precisava para chegar em um lugar. Por isso, só use veículos autorizados e tenha noção do caminho a ser feito. Vale a pena perguntar no hotel mais ou menos o preço da viagem até o destino escolhido. E tenha sempre dinheiro trocado: dizem que muito dinheiro falso circula nos táxis de Buenos Aires.

Dica local: antes de pagar o taxista é contar o dinheiro alto e mostrar bem as notas antes de dar ao motorista. Confira o troco e cuidado com as notas falsas!

Uber em Buenos Aires

Utilizamos o Uber em Buenos Aires para diversos deslocamentos, entre eles — o trajeto do aeroporto de Ezeiza até o hotel, passeios na cidade, e também, na ida até o porto, no embarque para Colonia del Sacramento, no Uruguai. Para quem já utiliza o Uber em São Paulo, Minas ou Rio, não tem segredo. O aplicativo é o mesmo. Basta digitar o endereço do destino e fazer a chamada.

Em conversa com motoristas do Uber, na Argentina, disseram que 90% dos clientes são turistas, sendo a maioria de brasileiros.

Táxi ou Uber

Por isso, não hesite em utilizar o aplicativo Uber em Buenos Aires ao invés de táxi. Uma das vantagens é evitar pagar com dinheiro (os taxistas em Buenos Aires só aceitam dinheiro), e não é de hoje situações desagradáveis com notas falsas com taxistas em Buenos Aires. Ainda, um outro ponto positivo é não precisar se preocupar se o taxista está fazendo um caminho mais longo para ganhar uns pesos a mais.

Dentre os pontos negativos é a dificuldade em pedir algum se estiver na rua, sem acesso a uma rede Wi-Fi. Mas aí, já economizou na ida, volte de táxi, sempre com notas de 10 e 20 pesos no bolso. É uma das dicas para não ser enrolado nos táxis em Buenos Aires.

Ainda de acordo com os motoristas do Uber com os quais conversamos, em alguns bairros, como o Retiro e a Recoleta, dada a alta demanda de chamadas, por ser uma área que concentra boa parte de hotéis e turistas, o preço da corrida sempre é mais caro do que o comum. É a tarifa flexível.

Uma boa dica, que funcionou bem para nós, é sempre que possível agendar as corridas com antecedência. Percebemos isto quando reservamos o Uber um dia antes de ir até Puerto Madero, embarcar para o Uruguai. Dessa forma, reservamos já no dia anterior nossa corrida. Pela manhã, alguns minutos antes, simulamos quanto sairia a corrida (era cedo, por volta das 7:00). A estimativa do preço ficou até 100% mais cara!

Como ir do Aeroporto de Ezeiza até o centro ou hotel

Certamente um outro trajeto que recomendamos utilizar o Uber na Argentina é fazer o trajeto entre o Aeroporto de Ezeiza, ou mesmo o Aeroparque, até o hotel.

Basta já ter o aplicativo instalado no smarthphone, e assim que pegar a mala no desembarque, conecte-se à rede wi-fi gratuita do aeroporto e use para pedir o Uber. Aguarde em frente ao Terminal A. Há uma área de embarque e desembarque para Uber.

A dificuldade que tivemos foi identificar o modelo do carro (Volkswagen Suran), pois algumas marcas são desconhecidas por nós, brasileiros. De qualquer forma, a fabricante e a cor do carro ajudam. Na dúvida, faça como nós e “dê um Google” para conhecer o modelo do carro.

Achamos a forma mais barata e rápida de fazer o trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade, onde ficava o nosso hotel.

Notas falsas

Infelizmente quem está viajando para Buenos Aires deve ter cuidado ao lidar com o dinheiro porteño. A moeda oficial é o peso argentino e há muitas notas falsas em circulação. Seja nos aeroportos, lojas, com taxistas e em restaurantes é possível ser vítima deste crime.

Evite receber de troco notas altas e, principalmente jamais troque seu dinheiro no rua com cambistas. Na Calle Florida, gritou câmbio, fuja! Há muitos assaltos com quem troca câmbio paralelo. Para saber mais sobre as notas de pesos em vigência, acesse o site do Banco Central da Argentina > Billetes y Monedas > Emisiones Vigentes > Billetes.

A capital argentina vive sob a sombra de quatro tipos de dinheiro: o peso, o dólar, o real e as notas falsas. Aliás, a maioria dos lugares aceita o real e o dólar com um câmbio mais vantajoso do que o oficial. Quando estivemos lá, encontramos mais de um restaurante que trocava um dólar por quase metade da cotação no câmbio oficial, e real com até 50% de desconto.

Dessa forma, uma viagem para Buenos Aires fica mais barata pagando com real ou dólar em restaurantes e outros locais, sem fazer o câmbio em uma casa oficial.

Mesmo que o lugar que você vá não tenha plaquinha na porta dizendo “Aceitamos real”, vale a pena perguntar. Sempre questione quanto está o câmbio e avise caso for usar uma nota muito grande para pagar. O troco é normalmente em pesos.

Câmbio – onde trocar dinheiro?

Caso for trocar dinheiro em casas de câmbio oficial, a Calle Florida tem várias opções. Resista à tentação de trocar com as pessoas na rua (dezenas de homens ficam oferecendo câmbio ao longo da Florida). Você corre vários riscos, de pegar uma nota falsa a ser roubado depois da troca.

Nas casas de câmbio é fácil trocar todas as moedas e a cotação do real são boas, mas muitas vezes vale a pena fazer o câmbio pegando o troco em um restaurante, por exemplo. As principais ruas e avenidas com casas de câmbio são Corrientes, San Martin, Florida, Sarmiento e Calle Florida.  Abaixo quatro endereços de câmbio em Buenos Aires:

  • Cada de Câmbio Belgrano (Echeverría, 2429)
  • Transcambio (San Martin, 140, piso 17)
  • Pasamar (San Martin, 580/4)
  • Montevideo Cambio (Calle Florida, 580)

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.