Início / Viagens pelo Brasil / Nordeste / Barreirinhas e os Lençóis Maranhenses
dunas-maranhao

Barreirinhas e os Lençóis Maranhenses

Para chegar nos Lençóis Maranhenses é preciso antes saber como chegar em Barreirinhas.

O município está localizado no litoral Norte do Estado do Maranhão. É muito conhecido por ser uma das Portas de Entrada da região turística de Lençóis Maranhenses, áreas de altas dunas de areias, lagos e lagoas. Conhecido como “Deserto Brasileiro”.

A criação do Município é de 18 de junho de 1858, porém o desenvolvimento sustentável vem a partir do final do século XX, com o turismo ecológico e o turismo de aventura após a criação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Em consequência do turismo nos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas logo ganhou destaque como um dos pontos turísticos mais importantes de toda a Região Nordeste do Brasil.

– Leia o relato Rota das Emoções do Muita Viagem, em 40 dias no Nordeste

O que fazer em Barreirinha?

Praias em Barreirinhas – Lençóis Maranhenses

lencois-foto-parque

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

As melhores praias de Barreirinhas estão localizadas no interior do Parque dos Lençóis Maranhenses. Ficam na desembocadura do Rio Preguiças e caracterizam-se por estarem protegidas por imensas dunas de areia fina, repletas de lagoas de diferentes tamanhos, autênticas piscinas naturais.

Merecem destaques a Praia do Alazão e a Praia de Atins, ali no começo do parque. Além destas, há ainda a Praia Rio, Praia Bonzinho, Praia do Guajiru, Praia Canto do Atins, Praia de Caburé, Praia das Moitas, Praia do Morro do Boi, Praia do Espadarte e Praia das Vassouras.

– Como chegar nos Lençóis Maranhenses? – Viagens baratas pelo Brasil

Povoado de Atins, Caburé e Mandacaru

Atins fica bem na foz do Rio Preguiças, um lugar paradisíaco com as águas do rio sendo lançadas no oceano. Já a pequena vila de Caburé, situada também perto da desembocadura do Rio Preguiças, tem muitas pousadas baratas e casas para alugar.

Mandacaru é uma bela vila de pescadores, com farol destacando-se na paisagem nordestina. O Farol das Preguiças ou Farol de Mandacaru tem 40 metros de altura e alcance de 19 milhas. De lá tem-se vista extraordinária dos Lençóis Maranhenses.

– Passeio nos Lençóis Maranhenses nas águas do Rio Preguiças

Ponta de Buriti

Um dos melhores lugares para tirar fotos dos Lençóis Maranhenses. O local é privilegiado por permitir excelentes pontos de vistas do Parque dos Lençóis Maranhenses.

Rio Preguiças

O Rio Preguiças é a benção de Barreirinhas. Afluente do Rio Parnaíba, é o principal curso d’água da vila de Barreirinhas. É fácil encontrar pessoas pescando peixes. As águas tranquilas e cristalinas facilitam a pesca.

Lagoas Azul, Bonita e Boa Esperança

turismo até estas lagoas é feito com veículo de tração 4×4, percorrendo trilhas durante 2 horas de rolê. A paisagem nos pontos turísticos recompensa o “rally”.

Há uma parada na Lagoa Azul, lugar lindo e ótimo para banho nas suas águas cristalinas. Já a Lagoa Bonita fica um pouco mais longe. Aproximadamente 30 km.

Já para chegar até Lagoa de Boa Esperança, segue pelo Rio Negro, também fluente do Rio Parnaíba. O rio nasce e desemboca no Oceano Atlântico depois de cruzar todo o Parque dos Lençóis Maranhenses.

– Viagem de carro pelo interior de São Luís, Maranhão – Nordeste do Brasil

Fotos: Miradas

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

3 Comentários

  1. Nossa eu amo sao luis so que quero conhecer mais prais em breve irei

  2. Sempre adorei ler informações sobre os Lençóis… Fui conhecer essa maravilha de perto. Fiz um roteiro de 04 dias incluindo Atins.. [publicidade não autorizada].. vou recomendar essa pagina tambem…
    O Camarão em Atins é uma delicia e os Lençóis Maranhenses é lindoooooo…

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*