Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Bertioga, a primeira praia legal do litoral norte de SP
Praias de Bertioga
A charmosa Praia de São Lourenço, em Bertioga.

Bertioga, a primeira praia legal do litoral norte de SP

Bertioga é o portal de entrada para o agitado e bonito litoral norte de SP.

A Estância Balneária possui algumas das praias mais bonitas de São Paulo, com a facilidade de ser a primeira cidade legal do litoral paulista e fácil acesso pela Rodovia Mogi-Bertioga ou via balsa a partir do Guarujá.

A proximidade com a capital, transforma Bertioga em um dos melhores destinos com praia para viagens curtas de fim de semana nas férias e até um bate-volta do surfe pra pegar altas ondas em Itaguaré, Riviera e Enseada.

Ver fotos de pousadas em Bertioga e faça reserva pelo Booking

O que fazer em Bertioga?

Forte São João

Forte de São João, em Bertioga | Foto: Luiz Coelho

Forte São João, em Bertioga | Foto: Luiz Coelho

O Forte São João é um ótimo passeio para as crianças. Construído em 1547, foi a primeira fortaleza erguida no país e trás uma viagem de volta tempo colonial.

A visita é grátis. Aberto todos os dias das 9:00 às 17:00, no Centro de Bertioga.

As Melhores Praias de Bertioga

Quem faz uma viagem à Bertioga, no litoral norte de SP, é agraciado com boas praias para ir com crianças, tomar banho de mar, surfar, relaxar ou paquerar.

Guia com dicas de viagens para Ilhabela – SP

Praia do Indaiá

Cantão do Indaiá - Bertioga

Praia do Indaiá – Bertioga, litoral norte de SP.

Conhecido como Cantão do Indaiá é o final da Praia da Enseada e uma praia mais deserta, porém um pouco mais suja do que a fina, charmosa e bem cuidada Riviera de São Lourenço. De qualquer forma é uma praia bonita e boa para crianças. O mar é calmo e quase sem ondas.

Praia de São Lourenço

Riviera São Lourenço - Bertioga

A Riviera de São Lourenço é a melhor praia de Bertioga, limpa e conservada.

Conhecida como Riviera de São Lourenço por conta de um dos empreendimentos mais bacanas do litoral paulista, a Praia de São Lourenço é legal para paquerar, surfar e curtir com a família por conta da ampla faixa de areia, boa infraestrutura turística e preservação do meio ambiente.

Ver fotos de pousadas em Bertioga e faça reserva pelo Booking

Praia de Itaguaré

Praia Itaguare - Bertioga

Itaguaré é uma praia selvagem com vegetação nativa e mar agitado.

Consideramos a praia mais bonita de Bertioga. O lugar é bastante preservado e apresenta uma praia deserta e selvagem, com vegetação quase intocada. A praia tem o mar bastante agitado. É indicado apenas para surfistas desde que tenha salva vidas na praia (costuma ter).

Praia de Boracéia

Praia de Boraceia - Bertioga-sp

A Praia de Boracéia é uma das mais urbanas de Bertioga.

A Praia de Boracéia tem 5 km de extensão e excelente infraestrutura turísticas, com restaurantes, bares, pousadas e hotéis do outro lado da estrada à beira da praia. É uma das praias mais procuradas do litoral norte de SP.

É importante preservar e manter as praias brasileiras limpas. Sempre que visitar uma das praias do litoral paulista não deixe lixo na praia. Jogue lixo no lixo e mantenha nossos oceanos vivos.

Ver fotos de pousadas em Bertioga e faça reserva pelo Booking

Reserva Indígena Rio Silveiras

Em Bertioga é possível ter contato com a cultura caiçara local visitando a Reserva Indígena Rio Silveiras. A comunidade com centenas de índios Guarani fica localizada na divisa de Bertioga com São Sebastião.

Para se chegar até a reserva não é difícil, mas as ruas de terra são bastante esburacadas e apesar das placas, é recomendável entrar em contato com uma agência de turismo antes de ir. Nós não chegamos a ir, pois tinha muita lama na rua. Confira o vídeo acima e leia a reportagem do UOL sobre a aldeia.

Dica de viagem: Ayahuasca com Xamã na Amazônia

Trilhas em Bertioga

Há duas trilhas para atividades de ecoturismo em Bertioga: – uma delas, a mais longa, com 4 km, é a Trilha do Guaratuba. Outra, com 3 km, é a Trilha d’Água. Ambas são de nível médio de dificuldade e devem ser feitas com guias credenciados. Procure uma agência de turismo.

Dica de viagem: trilha para o Bonete, em Ilhabela-SP

Sesc Bertioga

A Colônia de Férias do Sesc Bertioga, além de ser uma opção de hospedagem para quem é trabalhador do comércio, também oferece diversas atividades para o público em geral.

Vale a pena conferir a programação do Sesc Bertioga no site oficial caso o seu destino nestas férias seja o litoral norte de SP.

Festivais gastronômicos

Na década de 90, um empreendedor começou a vender pastéis durante os engarrafamentos nas margens da Rodovia Rio-Santos, na entrada de Bertioga. O Pastel do Trevo tornou o vendedor milionário e deram fama à cidade.

Mas esqueça o pastel, quem quiser desfrutar de uma boa comida no litoral norte de São Paulo, a dica é viajar para Bertioga também durante o Festival da Tainha, que acontece no mês de julho, ou o Festival do Camarão na Moranga, em agosto.

Fotos: Muita Viagem (exceção do Forte São José – Wikimedia Commons)

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

3 Comentários

  1. Muito lindas as praias! Mesmo morando em Niterói- RJ quase não vou a praia.
    Que saudades de tirar umas férias!
    Parabéns pelo blog, cheio de ótimas dicas! Se te interessar dá uma passadinha lá no meu também!
    Beijos!

  2. Realmente estas praias são belas ,pretendo um dia conhecer essas regiões

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*