Início / Viagens pelo Brasil / Sul / Blumenau, Europa no Sul do Brasil com festas e chope!
Blumenau é palco da maior Oktoberfest fora da Alemanha
Blumenau é palco da maior Oktoberfest fora da Alemanha

Blumenau, Europa no Sul do Brasil com festas e chope!

Blumenau fica localizada no Médio Vale do Itajaí, área nobre do estado de Santa Catarina e é conhecida em todo o mundo por ser a cidade da Oktoberfest.

A fama foi conquistada pela alegria do povo que transforma a cidade em uma pequena Alemanha todos os anos, durante o mês de Outubro.

A Oktoberfest em Blumenau é a segunda maior versão da festa do mundo, perdendo apenas para sua homônima de Munique, e é a maior festa alemã brasileira.

Lugares para viajar em Outubro

Mas não é a apenas em Outubro que o turismo blumenauense se destaca. A cidade recebe, durante todo o ano, visitantes dos quatro cantos do planeta, que se encantam com a arquitetura típica enxaimel, a gastronomia, os roteiros turísticos, as belezas naturais da cidade e as ricas expressões de tradição e cultura dos Clubes de Caça e Tiro.

Na arquitetura, além das diversas casas e estilo germânico espalhados por toda a cidade, seja no Centro ou nos bairros mais afastados, dois dos pontos mais fotografados do Estado merecem destaque, a Prefeitura de Blumenau e o Castelinho da XV.

A torre da Catedral São Paulo Apóstolo, as diversas praças e o Centro Histórico completam um passeio imperdível entre as construções arquitetônicas de Blumenau.

A cidade de Blumenau também conta com um roteiro industrial que apresenta aos visitantes a força da economia catarinense e um roteiro de dar água na boca, o das cervejarias artesanais.

A cidade é parada obrigatória para apreciadores da boa cerveja. Um verdadeiro paraíso onde além da degustação, o visitante pode acompanhar passo-a-passo todas as etapas de produção de cerveja artesanal.

Algumas roteiros ainda oferecem a chance de fazer cursos que ensinam a fabricação da sua própria cerveja.

Oktoberfest em Blumenau e festas em 6 cidades catarinenses

Para quem gosta de natureza, os rios e ribeirões que cortam a cidade de Blumenau oferecem períodos de tranquilidade junto ao verde. Parques, ecomuseus e um banho nas águas dos ribeirões da Nova Rússia são a pedida para os dias mais quentes, além das visitas aos túneis das Minas da Prata, caminhadas, mountain bike, trilhas e a subida e vista do topo do Spitzkopf.

Blumenau é um pequeno pedaço da Europa no Sul do Brasil. Música, alegria, gastronomia, muitos passeios inesquecíveis e atrações que mostram que o povo blumenauense sempre te algo a comemorar. O povo traz um pouquinho da Europa com a alegria e o calor do povo brasileiro.

Foto: Wikimedia Commons

Onde ficar em Blumenau?

A cidade oferece opções limitadas de estadias, mas há desde pousadas mais baratas até bons hotéis sofisticados.

Não há uma oferta muito boa de hostels: na cidade não há, por exemplo, nenhum albergue filiado à rede da Hostelling Internacional. No total, segundo o Jornal de Santa Catarina, a cidade conta com 33 hotéis e pousadas e cerca de 4 mil leitos.

Na rua Rua Paul Hering 67, no centro de Blumenau, há um hotel da rede Ibis, que oferece uma boa relação custo-benefício. Para quem quer pesquisar mais hotéis em Blumenau, uma boa dica é pesquisar no site do Booking opções de hospedagem.

Festivais e festas em Blumenau

– Oktoberfest

A maior festa alemã do Brasil e a segunda maior Oktoberfest do mundo. A Oktoberfest Blumenau acontece há 30 anos e recebeu perto de 20 milhões de visitantes. Há inúmeras atrações, entre bandas típicas, danças, gastronomia e muita cerveja alemã!

Quando? De 7 a 25 de Outubro de 2015, no Parque Vila Germânica.

Roteiro da Oktoberfest – festas em sete cidades catarinenses 

– Magia de Natal

Todo fim de ano um brilho especial ilumina e contagia Blumenau. A cidade da Oktoberfest se transforma em um mundo encantado, destino ideal para viagem em família e com crianças para comemorar o espírito, o encanto e a alegria natalina.

Quando? Entre Novembro e Dezembro.

Outra viagem: Natal Luz em Gramado, na Serra Gaúcha

– Réveillon

Já é verão e as festas em Blumenau ganham o calendário de fim de ano e ano novo da cidade. Começando com a tradicional festa da virada na avenida Beira Rio e se estende até o carnaval.

O réveillon de Blumenau oferece um dos momentos mais sublimes de todo o ano. A beleza dos fogos iluminando as margens do rio Itajaí é um espetáculo a parte. A festa da virada também reúne muita música, gente bonita e a animação tipicamente blumenauense.

O período também inclui uma programação turística com opções de lazer, cultura, compras, gastronomia – com o Festival Gastronômico de Blumenau, e descontos especiais no setor hoteleiro.

– Ano Novo em outro lugar: Melhores festas de réveillon do Nordeste brasileiro

– Sommerfest – festa de verão em Blumenau

Entre os meses de janeiro e fevereiro a alegria das festas alemãs toma conta das ruas de Blumenau. O legal desta época do ano é o calor, além da cordialidade do povo local. A cidade da Oktoberfest também ganha animação nas noites de verão. Muita música típica, dança, gastronomia e cerveja para refrescar as noites das férias de verão.

Quando? Geralmente todas às quintas e sexta-feiras de Janeiro

 – Festival brasileiro da Cerveja

Blumenau reúne todos os anos o maior encontro cervejeiro do país. São os melhores do ramo em um só lugar e com apenas um propósito: levar ao público amante das boas cervejas uma diversidade de tipos, aromas, sabores e texturas nunca vista antes na região.

Cada nova edição do Festival brasileiro da Cerveja, turistas e visitantes à cidade, mergulham no universo cervejeiro com mais de 500 rótulos, junto a uma rica programação de shows musicais, palestras, workshops e ótimas opções de gastronomia.

Quando? Geralmente no início de Março, no Parque Vila Germânica.

– Osteradorf

A magia da Páscoa também invade Blumenau e o Parque Vila Germânica. A Osterdorf, Vila de Páscoa, vem com uma programação especialmente preparada para este período, reunindo as diferentes culturas e práticas sociais da tradição pascal da nossa cidade.

Quando? Geralmente no mês de Março a Osterdorf contagia a Vila Germânica. O evento é ideal para viagem com crianças e casais em família.

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*