Home / Antes da Viagem / O que fazer em Boituva? – Voo livre, natureza e cultura tropeira a 100 km de SP
Boituva, a 100 km de SP | Muita Viagem

O que fazer em Boituva? – Voo livre, natureza e cultura tropeira a 100 km de SP

Tão veloz quanto a queda-livre de um salto de paraquedas, o trajeto até Boituva, a 100 km de São Paulo é também uma viagem rápida, além de ser uma tremenda aventura para quem gosta de esportes radicais.

Boituva é a capital do esporte aéreo. É lá que se encontra o Centro Nacional de Paraquedismo, referência nacional e internacional em paraquedismo, e um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de esportes radicais e voo livre.

Já à beira da estrada, a rodovia Castelo Branco (SP-280), é possível ver o voo de dezenas de paraquedistas e aviões pairando no alto. Muito próxima à capital, Boituva é certamente uma boa sugestão de aventura e viagem de bate-volta no final de semana.

Esportes radicais: os melhores destinos para se aventurar

Paraquedas em Boituva – SP

Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva | Muita Viagem

Para quem pretende saltar pela primeira vez de paraquedas, será necessário realizar o salto duplo, o salto de paraquedas onde um instrutor qualificado, salta com alguém que não é paraquedista, usando paraquedas especial para duas pessoas.

Os saltos podem ser feitos todos os dias da semana e final de semana.

Pista de voo livre em Boituva | Muita Viagem

Quando fomos, além de termos chegado um pouco tarde (após as 14h), o que demorou nossa ordem na fila do instrutor de paraquedismo, o tempo foi fechando e o vento mudou de direção, causando o cancelamento do voo. Por este motivo não realizamos o salto.

Desta forma, a dica é sempre ir em dias claros. Os dias do outono, entre abril e maio, e o verão, entre novembro e janeiro, são bons meses.

Boituva, em SP, a capital do paraquedismo | Muita Viagem

A verdade é que depende das condições climáticas favoráveis do dia do salto. A sugestão é chegar cedo e saltar pela manhã. A luz do sol ainda próximo ao horizonte deixa o visual incrível e não ofusca os olhos.

Na página do Centro Nacional de Paraquedismo no Facebook é possível conhecer mais sobre esse esporte radical e ver fotos e vídeos de saltos de pára-quedas.

Salto de paraquedas em Boituva, a 100 km de São Paulo | Muita Viagem

Há várias escolas de paraquedismo no centro, recomendamos a Go Fly. Os saltos custam a partir de R$ 350,00.

Voo de Balão em Boituva, SP

voo balão boituva

Passeio de balão em Boituva | Divulgação

Em Boituva também é possível viajar de balão de ar quente. O voo dura pouco mais de uma hora e o visual deslumbrante das imagens aéreas fica pra sempre na memória, além das dezenas de fotos que você poderá fazer lá de cima.

O preço também não é barato, custa aproximadamente R$ 350,00. Mas quem faz qualquer um dos passeios acima antes de chegar no chão já pensa na próxima viagem à Boituva pra fazer tudo novamente.

O que fazer em São Lourenço (MG): voos de balão

Atrações históricas e culturais de Boituva

Além dos esportes aéreos, a cidade turística ainda conta com diversos atrativos naturais e atrações históricas.

Entre Sorocaba e Porto Feliz, Boituva sempre foi uma cidade hospitaleira. Os bairros cresceram entre pernoites de viajantes, mascates e tropeiros em pousadas e pousos de descanso. Trotando em mulas e cavalos, os tropeiros levavam mercadorias de uma região à outra. Vendiam de tudo — alimentos, tralhas, quinquilharias e também animais.

Dependendo da época e do horário da sua viagem, ainda hoje é possível avistar tropeiros na estrada. No entanto, é lá no Museu do Tropeiro , localizado no Sítio Zé Bueno, na Estrada Municipal, 355, no bairro de Jerivá, que você encontrará peças e itens da cultura tropeira. O sítio é uma grande homenagem aos desbravadores que percorriam o interior do estado.

Algumas festas populares acontecem no Centro de Eventos Francisco Gianotti, localizado na Av. Pereira Ignácio. Uma delas, a tradicional Festa Boituvana, em comemoração ao aniversário do município, em setembro, além do Natal de Luzes e a Festa de São Roque, uma grande atração no interior de SP.

Festas regionais em cidades próximas de São Paulo

Para quem gosta de contato com a natureza, o Parque Ecológico possui diversas trilhas e conta com dezenas de viveiros com pássaros selvagens.

O parque, que abriga animais vítimas do tráfico e outras centenas de aves migratórias que procuram a área para reprodução, é uma espécie de santuário de aves silvestres. Está localizado na Rua Pedro Eid, abrindo de quinta a domingo das 9h às 17h.

Onde ficar em Boituva

Por fim, para continuar a diversão, vale a pena passar o final de semana no Acampamento Radical – Pousada Mirante de Boituva, espaço de lazer com hospedagem, inlcuindo esportes de aventura e de contato com a natureza.

O complexo possui piscinas, tirolesa, paintball, arco e flecha, quadras, passeios a cavalos, charretes, entre outras atrações.

About Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*