Início / Dicas / Cachoeiras em Minas Gerais: 31 lugares de tirar o fôlego
Cachoeira do Espelho MG
Cachoeira do Espelho, no roteiro das águas, em Ibitipoca-MG

Cachoeiras em Minas Gerais: 31 lugares de tirar o fôlego

Cidades com cachoeiras em Minas Gerais.

As cachoeiras em Minas Gerais são um espetáculo à parte. Berço de nascentes, riachos, rios e corredeiras, o estado mineiro concentra algumas das maiores e mais belas quedas d’água do Brasil. Há destinos românticos para casais, lugares roots com cachoeiras para acampar, trilhas perto de BH para viagens curtas, regiões turísticas como Capitólio e Ibitipoca, entre outros parques e circuitos.

Descubra as mais belas cachoeiras em Minas Gerais!

Elencamos 31 cidades com cachoeiras em Minas Gerais, assim vale conferir uma a uma nossa seleção de destinos turísticoss com belas quedas d’água, cascatas e cachoeiras no sul de Minas e outras regiões do Estado. Sendo assim, escolha um roteiro, uma cachoeira para chamar de sua, e boa viagem!

Resorts em Minas Gerais: verifique o preço e a disponibilidade

Cachoeiras em Minas Gerais

Ibitipoca – MG

Para quem é fã de cachoeiras, a charmosa vila de Conceição do Ibitipoca é um desses cantinhos que valem a pena conhecer em MG. A vila de Ibitipoca tem ruas de pedra, casinhas coloridas e pousadas baratas. O lugarejo mineiro é um dos pontos de partida para o Parque Estadual do Ibitipoca, que guarda belas trilhas e cachoeiras.

Janela do Céu - MG

Vista para a “Janela do Céu”, no Parque da Serra do Ibitipoca, MG

Uma das grandes atrações turísticas do Parque Nacional é a trilha para a janela do céu, cachoeira encravada no alto de uma grande rocha de onde se tem um visual incrível das montanhas que envolvem o estado de Minas Gerais.

Um dos pontos mais conhecidos da região de Ibitipoca é a Janela do Céu, com uma vista impressionante da região. Mas tem muito mais o que fazer em Ibitipoca. Na trilha da janela do céu é possível conferir de perto ao menos 3 cachoeiras – a Cachoeira do Espelho, Cachoeira do Arco-íris e a Cachoeira dos Macacos.

Janela do Céu

janela do céu

Foto aérea da cachoeira Janela do Céu | Acervo Ecoguia

A dica para quem gosta de aventura é acampar dentro do Parque Estadual, que possui área de camping com restaurante e lanchonete.

Cachoeiras em Aiuruoca

Quem gosta de descobrir destinos novos, já é hora de conhecer Aiuruoca-MG. Um verdadeiro polo de ecoturismo se desenvolveu nesse simpático vilarejo que faz parte do Circuito Terras Altas da Mantiqueira.

Localizada entre a Serra do Papagaio e a Serra da Mantiqueira, a pequena cidade mineira presenteia o turista com belas cachoeiras, como a Cachoeira do Batuque, a Cachoeira Três Marias e a Cachoeira do Tombo. Vale reservar um dia para fazer a trilha do Pico do Papagaio, excelente passeio romântico neste pedaço do paraíso encravado na Serra da Mantiqueira.

Cachoeiras em Minas Gerais perto de BH

Brumadinho – MG

Para começar com mais dicas de cachoeiras em Minas Gerais, porém agora em cidades mais próximas de BH. Assim, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, Brumadinho é uma pequena cidade mineira que atrai muitos turistas e visitantes para conhecer o Museu Inhotim, o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

Quem faz a viagem certamente deverá reservar de um a três dias para conhecer o parque e museu Inhotim, contudo, especialmente nos dias quentes do verão, vale a pena explorar as cachoeiras e cascatas da região de Brumadinho (MG).

São mais de 10 cachoeiras perto de Belo Horizonte

Certamente, todas as cachoeiras em Minas Gerais que estão próximas à BH valem a  visita, especialmente a Cachoeira do Poço Encantado e a Cachoeira da Pedra Furada. Ambas exigem esforço nas trilhas, mas compensam pela beleza selvagem.

Chalés românticos em Minas Gerais

Cachoeiras em Capitólio, na Serra do Cipó

Cânions, cachoeiras e o maior lago artificial do Brasil, o lago de Furnas, estão entre os cenários que atraem os turistas para essa região. Por isso, um outro destino turístico com belas cachoeiras em Minas Gerais, lago para passeios de lancha e outros esportes de água, é a cidade de Capitólio (MG). Não por acaso, a região na Serra da Canastra recebeu o apelido de Mar de Minas.

cachoeiras em minas gerais

As cachoeiras da região de Capitólio e da Serra da Canastra estão entre as atrações do interior de Minas

Seguindo a lista de cachoeiras em Minas Gerais, um dos lugares que vale a pena conhecer na Serra da Canastra, em MG, é a Cachoeira Casca D´Anta. Com 186 metros, essa linda cachoeira de Minas Gerais é a mais alta queda d’água do rio São Francisco, que cruza o estado mineiro.

Por fim, a Cachoeira dos Cânions tem queda de 50 metros de altura, formando um grande lago de águas verde esmeralda. Além disso, a Serra da Canastra tem trilhas para bike e para longas caminhadas, sendo um importante destino de ecoturismo em Minas Gerais.

Clique no link abaixo para pesquisar pousadas e hotéis na Serra da Canastra:

Pesquisar hotéis

Não há dúvida de que Capitólio é um destino certo para quem gosta de ecoturismo no meio de trilhas e quedas d’água.

Por isso é bom reservar um hotel por lá para aproveitar o melhor desta parte do Brasil, que já funciona normalmente com novos protocolos de segurança por conta do acidente recente (2021). Capitólio-MG é um dos melhores lugares para conseguir uma pousada ou hotel, mas existem outras cidades próximas com melhores preços para ficar na Serra da Canastra.

Entre as coisas para fazer em Capitólio-MG está o passeio pelos cânion

Cachoeira Véu da Noiva

Já a Cachoeira Véu de Noiva forma um belo visual com seus mais de 70 metros de altura. Na trilha que leva à cachoeira ainda é possível apreciar três piscinas naturais, em uma delas é permitido banhar-se.

Por fim, a Cachoeira Grande é a mais procurada por quem busca um refrescante banho de cachoeira. Apesar da queda de apenas 10 metros de altura, a água que cai forma uma lagoa com cerca de 60 metros de largura. É um lugar bacana para passar o dia todo.

Cachoeiras em Ouro Preto e Mariana

Além dos roteiros históricos e igrejas centenárias, Ouro Preto (MG) é parque de belas cachoeiras, como a Cachoeira das Andorinhas, com uma queda-d’água de cerca de 10 metros de altura, situada dentro de uma gruta.

Outra queda impressionante é a Cachoeira dos Namorados, a poucos quilômetros do centro histórico de Mariana-MG.

Por fim, entre subidas e descidas das montanhas da Serra de Ouro Branco encontramos a Cachoeira do Brumado, com queda de cerca de 14 metros de altura. É uma das cachoeiras com área para acampar em MG.

Cachoeiras em Diamantina

Parque Estadual do Biribiri em Diamantina

Parque Estadual do Biribiri em Diamantina MG | CC

Localizada no Parque Estadual do Biribiri, a Cachoeira dos Cristais é pequena, mas com águas calmas, é possível nadar nas piscinas que se formam. Fica a apenas 15 km do centro de Diamantina, sendo boa dica para sair do tradicional roteiro histórico e extravasar com um pouco de adrenalina.

Já no Parque Estadual do Rio Preto, ainda na região de Diamantina, vale conhecer a Cachoeira do Crioulo. A cachoeira forma um cenário com prainha, perfeita para relaxar e entrar em contato com a natureza. Para chegar até a cachoeira é necessário esforço e longa caminhada. São mais de 6 km de trilha.

Melhores cachoeiras em Minas Gerais

Com trilhas, cachoeiras e belíssimas atrações naturais, o Parque Nacional da Serra da Canastra, a cerca de uma hora de Capitólio, é um dos principais cartões-postais do Brasil.

Cachoeiras na Serra da Canastra – MG

cachoeiras em minas gerais

A região das Nascentes de Minas e da Serra da Canastra guarda muitas cachoeiras

O parque guarda a nascente de um dos principais rios do país, o rio São Francisco. Portanto, para quem gosta de cachoeiras, o local conta com uma das mais bonitas cachoeiras de Minas Gerais, a Cachoeira Casca D’Anta, com 180 metros de altura, está entre as cinco maiores cachoeiras do Brasil.

Cachoeira do Pimenta, em Cunha (SP)

cachoeiras em minas gerais

Cachoeira Casca D’Anta, no Parque Estadual da Serra da Canastra – MG | CC

Por fim, vale conhecer a Cachoeira do Fundão, eleita a mais bonita da Serra da Canastra. Contudo, devido às dificuldades de acesso é pouco frequentada, e por isso mesmo habit de inúmeros animais silvestres. A cortina d’água que se forma com a queda de 80 metros revela um arco-íris quando o sol reflete.

Cachoeiras em Uberlândia

Já a região de Uberlândia se destaca pelas dezenas de cachoeiras. Duas delas valem a pena conhecer – A Cachoeira de Sucupira e a Cachoeiras das Irmãs.

Já a Cachoeira de Sucupira fica a 17 km do centro. Pelo fácil acesso é bastante frequentada aos finais de semana por moradores de Uberlândia e cidades próximas.

Por último, a Cachoeira das Irmãs ou Cachoeira das Freiras fica a 35 km de Uberlândia – MG. A cachoeira fica dentro do sítio onde funciona o Convento de Freiras de Araguari. A queda d’água é bem alta, com mais de 40 metros de altura. O acesso também é fácil acesso, e por isso bastante procurada por turistas e mineiros da região.

Cachoeira Serra Morena: fácil de chegar na Serra do Cipó

Cachoeiras em Minas Gerais

As cachoeiras são uma das grandes atrações da famosa cidade mística do sul de Minas. Aliás, a facilidade de acesso e a beleza das nascentes tornam o passeio por essas cachoeiras em Minas Gerais espetacular para todas as idades.

Cachoeiras em São Tomé das Letras

cachoeiras em minas gerais

A cachoeira do Flávio é a melhor opção para quem tem pouco tempo na cidade

Dentre as principais cachoeiras de São Tomé (MG), vale a pena conferir a Cachoeira do Flávio – 6 km do centro da cidade; a Cachoeira Vale das Borboletas – 3 km da cidade; a Cachoeira Shangri-lá – 20 km do centro; a Cachoeira Véu da Noiva – 9 km de distância de São Tomé; a Cachoeira da Lua – 6 km do centro; e finalmente, a Cachoeira Eubiose – 3 km de São Tomé.

Cachoeiras em Minas Gerais – Serra do Espinhaço

Ao norte de Minas Gerais, algumas atrações turísticas merecem destaque no circuito de cachoeiras da Serra do Espinhaço: a Cachoeira do Tabuleiro, a Cachoeira Rabo de Cavalo e a Cachoeira do Cerrado.

Sendo assim, a Cachoeira do Tabuleiro é a maior cachoeira de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. São quase 300 metros de queda. Apaixonados dizem que o formato lembra um coração. Olha que fofo! Já fica dica de destino para o dia dos namorados.

Cachoeira do Tabuleiro

maior cachoeira brasil 2022

A mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil | Fabiano Zig

Já a Cachoeira Rabo de Cavalo, com queda de 170 metros e poço de 50 metros de largura, é boa dica para altos mergulhos e refrescantes banhos de cachoeira. Finalmente, a Cachoeira do Cerrado. Encrustada em enorme paredão na cadeia montanhosa da serra do Espinhaço, dentro do município de Conceição do Mato Dentro, está a mais alta cachoeira de MG e a terceira maior do Brasil.

Em síntese, Minas Gerais possui dezenas de outras cachoeiras. Por isso, uma dica para incluir no roteiro algumas delas é acessar o aplicativo “Cachoeiras da Estrada Real“. Com ele é possível saber informações detalhadas da queda d’água e como chegar nas melhores cachoeiras de MG.

— Rio Acima, MG – a 40 km de distância de Belo Horizonte

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.