Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / Os campos de lavanda no alto da Serra do Mar dão charme ao turismo rural em Cunha-SP

Os campos de lavanda no alto da Serra do Mar dão charme ao turismo rural em Cunha-SP

Um dos atrativos da cidade serrana de Cunha-SP, localizada entre Paraty-RJ e Guaratinguetá, no interior de SP, são os seus campos de lavanda.

Há dois lugares bonitos para contemplar a beleza desta aromática e versátil planta lilás – O Lavandário e o Contemplário.

 

Em nosso roteiro entre Cunha e Paraty, visitamos o Lavandário, o primeiro campo de lavanda da cidade paulista.

Dicas de pousadas românticas para casal no interior de SP

viagens românticas sp

Os campos de lavanda são apenas uma das muitas atrações de Cunha-SP

Segundo a matéria do Globo Rural, a atração turística nasceu de uma viagem à região de Provence, na França, de empresária que em 2012 decidiu cultivar lavanda no seu sítio, em Cunha-SP. Além de ponto turístico, o Lavandário também tornou-se grande produtor de artigos a base da planta, como óleo, pot-pourris, hidratantes, sabonetes e até sorvetes.

Já o Contemplário foi inaugurado em 2015, sendo uma opção para quem aprecia um passeio romântico e agradável por campos floridos, mas viaja durante a semana. O local tem mais horários de funcionamento. E, claro, que na propriedade também funciona uma lojinha com diversos produtos feitos com óleo essencial de lavanda, como velas e fragrâncias.

As colheitas são feitas semanalmente e a melhor época para visitar é durante o verão, entre janeiro e abril.

Cidades românticas e turísticas em SP

O Lavandário, Cunha-SP

O Lavandário, em Cunha-SP

Campos de Lavanda, em Cunha-SP

Dentre as variedades de lavanda, o sítio cultiva especialmente a L. dentata e L. stoechas. A plantação orgânica produz o mais puro óleo essencial de lavanda. E as condições climáticas da região proporcionam lavandas com floração durante o ano todo. Contudo, recomendamos visitar entre a primavera e o outono.

O Lavandário fica aberto para visitação aos finais de semana, de sexta a domingo, além de feriados. O horário é das 10:00 até o pôr do sol, momento bastante aguardado pelos visitantes, que esperam pacientemente o sol se esconder por entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, em mirante no alto dos morros de lavanda.

Mirante para observar os campos de lavanda e o espetáculo do pôr do sol

lugares foto casamento

O cenário é ideal para fotos de casamento românticas e poéticas

Ao entrar por entre os campos você sente um leve aroma de lavanda, que relaxa o corpo e encanto os olhos com a beleza do colorido. Aos poucos você mal percebe o cheiro e se acostuma. É hora de provar os produtos feitos a base de óleo de lavanda – cremes, sachês, e, você vai querer experimentar o sorvete de lavanda. É refrescante e renovador!

A entrada custa R$ 10,00. Há meia entrada para idosos e estudantes.

Como chegar? É fácil. Siga pela Rodovia SP-171 Cunha-Paraty, o Lavandário fica no Km 54,7.

As abelhas têm papel importante nos campos de lavanda

Leia também: Como visitar o Keukenhof, o parque das tulipas na Holanda

O Contemplário, Cunha

Outro campo de lavanda na cidade é o Contemplário, que além de lavandas, cultiva outras plantas aromáticas para a extração de óleos essenciais.

A atração turística funciona da mesma forma — é possível caminhar por entre os arbustos de lavanda e terminar o passeio na loja e pequeno café.

Uma iniciativa do local é propor ao visitante comprar uma cesta de piquenique na lojinha e fazer um lanche saudável em alguns dos pontos de observação da natureza e cultivo da lavanda, criados especialmente para estes momentos agradáveis em família ou viagem romântica a dois.

O ingresso custa R$ 10,00. Idosos e estudantes têm desconto. O local abre todos os dias das 10:00 às 18:00, exceto às terças e quartas-feiras.

Como chegar? É fácil. Siga pela Rodovia SP-171 Cunha-Paraty, o Contemplário fica no Km 61,5, no bairro do Taboão.

Leia também: O que fazer em Holambra, a capital das flores em SP

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa.
Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Tire a sua dúvida, comente. Participe!

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*