Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / O que fazer em Capitólio e região: do Mar de Minas à Serra da Canastra
As cachoeiras da região de Capitólio e da Serra da Canastra estão entre as atrações do interior de Minas
As cachoeiras da região de Capitólio e da Serra da Canastra estão entre as atrações do interior de Minas

O que fazer em Capitólio e região: do Mar de Minas à Serra da Canastra

Capitólio é um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. Cachoeiras, cânions e o maior lago artificial do Brasil, o lago de Furnas, estão entre os cenários que atraem os turistas para essa região cada vez mais procurada em Minas Gerais.

A cidade a 450 km de São Paulo é uma das portas de entrada da Serra da Canastra, destino ecoturístico que guarda, entre outras atrações, a nascente do rio São Francisco, e a primeira grande queda d’água do rio que cruza Minas Gerais e o sertão nordestino, a cachoeira Casca D’Anta.

Mas não é só as paisagens naturais que estão entre os incríveis cenários da região de Capitólio.

Além da rica cultura mineira, ali fica o lago da represa de Furnas, o maior lago artificial do Brasil, de águas limpas e cercado por paredões de pedra, que recebe passeios de lancha, jet ski e outras atividades nas suas águas verde-esmeralda.

– Booking: Pousadas, hotéis e resorts em Capitólio e região

Entre as coisas para fazer em Capitólio-MG está o passeio pelos cânions

Entre as coisas para fazer em Capitólio-MG está o passeio pelos cânions

Pela extensão e por ser cheio de atrações turística, o lago de Furnas já foi rebatizado de Mar de Minas.

Capitólio, com diversos acessos ao lago e cheia de atrações, é conhecida como Rainha dos Lagos entre as cidades das Nascentes das Gerais, circuito turístico que reúne cidades como Carmem do Rio Doce, Alterosa, Passos e São João Batista da Glória.

ATRAÇÕES

Para receber turistas que visitam atrações como o lago de Furnas, o Morro do Chapéu, um mirante a 1250 metros de altitude, e diversas cachoeiras, como a cachoeira do Lago Azul, Capitólio e região contam com pousadas rústicas e charmosas, mas também com hotéis fazenda e até resorts mais sofisticados, além de áreas de camping.

Além das atividades de ecoturismo para fazer na região da Serra da Canastra, Capitólio oferece muito da cultura do interior mineiro.

Entre as grandes atrações cuturais para conhecer (e comer) em Capitólio, estão o queijo canastra, um típico queijo produzido na região de Minas que recebeu, inclusíve, o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro.

As receitas tradicionais mineiras, com muita carne de porco e comida de fazenda, também fazem parte do cardápio de comida típica de muitos restaurantes na região.

Quem busca atrações culturais e festas tradicionais deve planejar conhecer Capitólio e a Serra da Canastra durante a Semana Santa. Na semana da Páscoa e no feriado religioso, a cidade do interior de Minas vibra com a encenação paixão de Cristo, além de procissões e outras festas religiosas.

– Réveillon em Minas Gerais – Lugares para ir no Ano Novo

Vale a pena visitar Capitólio e a região de carro, já que as principais atrações estão a muitos quilômetros umas das outras.

Se for alugar um carro para conhecer esse pedaço do interior de Minas Gerais, escolha, de preferência, alugar um carro que enfrente bem estradas de terra e trilhas, já que para chegar em muitos dos lugares mais bonitos da região é preciso passar por estrada de terra.

O que fazer em Capitólio e região

A região das Nascentes de Minas e da Serra da Canastra guarda muitas cachoeiras

A região das Nascentes de Minas e da Serra da Canastra guarda muitas cachoeiras

Cânions – Passear de barco no lago de Furnas, entre os paredões de dezenas de metros de altura que formam os cânions da região, é uma experiência única. Em muitos trechos, corredores estreitos de pedra dão acesso a paisagens surpreendentes, de grande magnitude.

Cachoeira Lagoa Azul – Para conhecer a cachoeira, é preciso pagar uma taxa. A paisagem justifica o nome: as águas do lago da cachoeira são cristalinas em tom azul-esverdeado.

Morro do Chapéu – A 1230 metros de altitude, é um dos principais mirantes da região.

Do alto do Morro do Chapéu, tem-se uma vista panorâmica do lago de Furnas. Uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados atrai devotos e pagadores de promessas.

Parque Nacional da Serra da Canastra – Com trilhas, cachoeiras e muitas atrações naturais, o Parque Nacional da Serra da Canastra, a cerca de uma hora de Capitólio, é um dos principais cartões-postais brasileiros.

O Parque da Serra da Canastra guarda a nascente de um dos principais rios do Brasil, o rio São Francisco.

Para quem gosta de cachoeiras, o parque tem uma das mais bonitas cachoeiras de Minas Gerais, a Cachoeira Casca D’Anta, com 180 metros de altura.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*