Início / Melhores destinos / Québec, “la petit ville” pertinho de Montréal – Canadá

Québec, “la petit ville” pertinho de Montréal – Canadá

Como morei durante seis meses no Canadá, vivi também um tempo em Quebec. Assim, posso dizer que conheço um pouco da cultura do país pelo seu próprio povo, afinal morei em mais de 15 casas de famílias diferentes. Isso é uma outra história, porque neste pedaço da viagem ao Canadá, destaco o Carnaval de Inverno do Quebec, evento que acontece entre o final de janeiro e o começo de fevereiro na cidade de Quebec.

Ninguém para gostar mais de frio do que os próprios canadenses, a alegria então, rola solta nesta festa para quem gosta de esportes de inverno, música, teatro e diversão. Este é o carnaval, friorento, do Québec! A praça onde acontece o evento é realmente encantadora, mas um cenário que chega a cegar, de tão branco e coberto de neve! Bem-vindo ao Carnaval de Quebec! Frio na temperatura, mas atividades divertidas.

Estudar e trabalhar no Canadá

“Quebec Winter Carnival”

quebec carnaval winter carnival

Quebec Winter Carnival: A ideia é animar e aquecer o pessoal…

Claro que é uma viagem de inverno, então, quem não gosta de frio, deve evitar! De qualquer forma, o carnaval por lá é uma dica de viagem diferente para crianças, especialmente se nunca viram neve.

O Carnaval de Quebec acontece na região do rio Saint Lawrence. É uma festa divertida e uma importante atração turística no inverno canadense. É uma bela faceta deste imenso e multicultural país norte-americano que também fala francês.

A festa é uma boa oportunidade para fazer tudo que há de divertido para fazer na estação mais fria do ano, o inverno! Como, por exemplo, aproveitar para entrar dentro de um igloo, andar de trenó puxado por cães, tirolesa, esculturas no gelo, esqui, patinação e descida de tobogã com tapete na neve, entre outras coisas.

Esculturas na neve

esculturas em neve canada

Québec: Competição de escultura na neve atrai muitos foliões, armados de pá e talento!

Há desfiles noturnos, muita música, shows ao vivo, teatro de rua e também, fogos de artifício. Como disse, é uma boa dica de viagem, especialmente para quem nunca viu neve.

Agora, sinceramente, não recomendo ficar mais do que três dias por lá! Apesar de capital da província, a cidade de Québec parece mais um pequeno vilarejo e não oferece muita novidade para quem está em busca de uma noite mais agitada. Neste quesito, Montreal é muito melhor!

Confira mais informações desta célebre festa quebecois no site oficial do evento: site oficial do evento.

Allo Stop, opção barata para fazer viagens no Québec

Durante o meu intercâmbio no Canadá conheci muitos habitantes locais, especialmente por hospedar-me em casas de membros do Couchsurfing, o que me ajudou a descolar algumas dicas para economizar na viagem. Foi assim que conheci a empresa “Allo-Stop”, uma espécie de rede social de caroneiros que ajuda viajantes reduzirem o custo com transporte em deslocamentos entre cidades na província do Québec, Canadá.

É uma forma alternativa de baixo custo para quem gosta de viajar. Além de economizar na viagem, o serviço também é legal para quem gosta de fazer amizade com locais.

Utilizei o serviço quando fiz a viagem entre Montréal e a Ville de Québec. Há pelo menos uma loja em cada grande cidade na província do Québec, ou seja, é possível planejar conhecer cidades como Trois Rivières, Drummondville, entre outras. Para utilizar os serviços é preciso pagar uma taxa de adesão de CAN$6, além do valor do trecho, pago uma parte para a “Allo-Stop” e outra para a pessoa que lhe dará a carona.

Castelo de Frontena

danilo hadek quebec

O castelo de Frontenac, no Québec, (ao fundo) é belíssimo, mas não coube nesta foto…

Na época, em Montreal, Québec, paguei pelo trecho CAN$6 para a empresa + CAN$12 para o dono do carro, além da taxa de adesão programa, enquanto que o preço da mesma viagem de trem com a VIA Rail Canadá ou viagem feita de ônibus com a Orleans Express, custam uma média de CAN$60 cada.

neve no canadá

nem sempre o tempo ajuda os caroneiros…

É bem fácil utilizar o serviço, porém, apesar da comunidade contar atualmente com mais de 80 mil membros, você acaba ficando à mercê da disponibilidade de caroneiros. De qualquer forma, se você planejar bem a viagem, sempre acaba conseguindo uma carona para deixar sua viagem mais barata no Québec.

Para utilizar o serviço é preciso ir até uma unidade “Allo Stop” e pagar a taxa para se tornar um membro. Uma vez que você se torne membro, a única coisa que tem a fazer é entrar em contato com a filial na cidade em que está para saber se há partidas para o seu destino no dia em que você desejar fazer a viagem.

Em geral, todo dia há algumas pessoas oferecendo carona para fazer a viagem, principalmente entre Montréal e Québec, especialmente às sextas-feiras e aos sábados.

Para facilitar as viagens, geralmente marca-se como ponto de encontro dos viajantes uma estação do metro. Portanto, um link útil para quem está viajando pelo Québec é o mapa do Metro.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.