Início / Antes da Viagem / Dicas para alugar casa para temporada nas férias
Saiba como escolher melhor uma casa de aluguel para temporada
Saiba como escolher melhor uma casa de aluguel para temporada

Dicas para alugar casa para temporada nas férias

Alugar casa na praia para passar as férias é uma forma econômica para curtir o verão com a família e amigos.

Comprar pela Internet é seguro e dá para fazer excelentes negócios. Porém, a regra número 1 do viajante moderno é sempre fazer o crosscheck das ofertas online, em especial ao alugar uma casa para temporada.

Em 2014, por exemplo, um grupo de amigos perdeu R$9 mil no aluguel de duas casas para o réveillon no Guarujá (era golpe).

Portanto, até mesmo em sites confiáveis, como o Booking e o Airbnb, é seguro confirmar as informações do local antes de viajar.

No Booking.com, por exemplo, é possível verificar as “Políticas” e “Comodidades” na página do imóvel. Segundo o próprio site, caso não encontre uma resposta, é possível encontrar em contato com o Serviço de Apoio ao Cliente por telefone ou e-mail, que a equipe esclarece suas dúvidas junto à propriedade. 

Após efetuar a reserva, o consumidor consegue visualizar os dados de contato da propriedade na confirmação online.

Contate o dono do imóvel, se possível antes de viajar. Peça mais fotos e descrições do imóvel e das ruas ao redor.

Pesquise casas para temporada pelo Booking

Localização da casa de aluguel

Muitas pessoas ficam preocupadas somente com a casa para alugar, mas é recomendável saber se há supermercados, padaria, bancos e farmácia no bairro. A casa deve ser boa e a localização também.

Solicite referências de outros hóspedes e busque avaliações de demais turistas sobre o bairro e os locais ao redor. Não avalie uma casa de temporada apenas por fotos em sites de classificados. Pesquise no Street View do Google Maps e o Google Images.

Use o Street View do Google para ver as ruas e terrenos ao lado da casa para alugar.

Use o Street View para ver as ruas e terrenos ao lado da casa para alugar.

Muitas ruas do litoral norte de SP são de terra, e há várias casas em sites de aluguel de temporada com terrenos abandonados ao lado dos imóveis para alugar. Olhar o endereço com a ferramenta do Google evita furadas.

Estado de conservação dos móveis e da casa

O ideal é visitar a casa de temporada antes da viagem, mas não sendo possível, ao chegar no imóvel, é importante que tenha alguém que apresente a casa para os hospedes de aluguel. Este é o momento de conferir se tudo está em perfeito estado e listar os itens com defeitos ou avarias no prédio.

Se algo não estiver de acordo com o combinado, registre por escrito. Caso sinta-se lesado, vale pedir um desconto antes de instalar-se.

Segundo o site Viajando Direito, o aluguel não é uma relação de consumo, ou seja, não é regulada pelo Código de Defesa do Consumidor. O aluguel de casa para temporada tem o prazo máximo de 90 dias e segue a Lei do Inquilinato – Lei nº 8.245/1991.

Alugar casa na alta temporada

É recomendável que você planeje o aluguel da casa para temporada com antecedência. Para as férias de fim de ano, em dezembro; verão, em janeiro; e no inverno, em julho; comece as pesquisas 3 meses antes da viagem.

Por fim, não esqueça de confirmar (e ter por documento escrito) a quantidade de pessoas que o imóvel comporta, bem como data de entrada e saída da casa, e se é possível levar animais de estimação (pet friendly). E claro, exija sempre um recibo pelo seu pagamento.

Hotéis em SP, MG e RJ que aceitam animais de estimação

Foto: PamelaAndrey

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

2 Comentários

  1. Tem que ter paciência com isso e procurar alguém do ramo que seja sério e não cobre uma fortuna.

  2. Verdade Keilla. É preciso seguir algumas dicas acima para não cair numa furada.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*