Início / Antes da Viagem / Check-in – como fazer antes de viajar de avião?

Check-in – como fazer antes de viajar de avião?

O check-in é necessário antes de entrar na área de embarque de passageiros, pois você precisará despachar as bagagens caso as tenha, além de mostrar para a linha aérea que você chegou no aeroporto e irá embarcar quando o mesmo for autorizado.

O check-in pode ser feito diretamente no balcão da companhia aérea dentro do aeroporto, via internet e também celular em algumas companhias aéreas como a LATAM. O que muitas linhas aéreas brasileiras – GOL, AVIANCA, AZUL utilizam também são totens de auto-atendimento.

Os totens são pontos de atendimento com computadores ligados ao sistema da empresa aérea. Os totens ficam localizados em diferentes aérea dos aeroportos e estão à disposição para que o próprio passageiro antecipe seu check-in, sendo necessário apenas o despacho da bagagem, caso necessário.

 

Qual o peso minha mala pode ter?

Para voos nacionais é permitido apenas uma mala de até 23 Kg. Já para voos internacionais o limite é de duas malas de 23 Kg cada, não podendo ser a soma.

Ou seja, mesmo que leve uma mala leve, com apenas 10 Kg, a outra continua não podendo exceder os 23 Kg individuais por bagagem.

a mala de bordo deve pesar até 10 Kg de acordo com as novas regras de bagagem da Anac (2017). Muitas pessoas aproveitam-se de que as linhas aéreas no Brasil checam este item apenas visualmente, para embarcar com malas de bordo com peso e medidas muito acima do permitido, o que atrapalha quem leva pouca bagagem e embarca por último, não podendo acomodar suas malas de viagem nos compartimentos próximos de seu assento.

Uma dica para o convívio harmônico dentro do avião é evitar levar bagagens muito grandes, também não acreditar que as aeromoças estão ali para carregar seu peso extra. Evite deixar suas bagagens entre os assentos para não dificultar a saída de outros passageiros em uma emergência.

Malas grandes deixe no compartimento acima ou embaixo (eu disse embaixo) do assento. Bagagens menores deixe o mais próximas de você.

Até por questão de segurança, deixe as malas do lado oposto ao de seu assento para que você possa visualizar caso alguém tente mexer em seus pertences.

11 dicas de etiqueta para viagens de avião

O que fazer antes de viajar de avião?

Lembre-se de ir ao banheiro! Se estiver fazendo um dia quente, compre uma garrafinha de água. Hoje em dia as linhas aéreas estão oferecendo cada vez menos serviços de comida e bebida, portanto, nada melhor do que ter à sua disposição, na sua mala de bordo, comes e bebes para passar o tempo e não ficar com fome.

Transporte de animais

O transporte de animais vivos costuma-se ser feito em aeronaves de transporte de passageiros, mas no compartimento de cargas. Contudo, não é incluído na franquia de bagagem do passageiro, cobrando-se um valor adicional para isso.

Animais domésticos como cães e gatos na cabine de passageiros fica a critério da empresa aérea, sempre em compartimento apropriado, sem causar desconforto aos demais passageiros. Consulte a empresa aérea com antecedência.

É preciso apresentar atestado de sanidade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário.

— Check list para viajar de avião. Não esqueça de nada antes de viajar!

Foto: James Cridland

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa. Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

Comente! Queremos saber o que pensa.

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*