Início / Dicas / Checklist viagem – malas, aeroportos e hotéis
Antes de colocar o pé na estrada, faça um checklist da viagem.

Checklist viagem – malas, aeroportos e hotéis

Na hora de viajar de avião é preciso um checklist viagem, pois um bom planejamento com mala, check-in, lista e aeroporto, podem evitar transtornos, decepções e até cancelamentos da viagem de férias.

Nesse sentido, fazer um checklist de viagem, sejam a organização dos itens para mala, checklist para viagem internacional, com documentos, vistos e vacinas, é sempre uma tarefa importante e relativamente bem simples e fácil de organizar com algumas dicas e lembrentes.

Lembrando que hoje em dia, álcool gel, máscara de proteção facial e outros itens para prevenção individual são essenciais em qualquer mala de mão ou bagagem a bordo.

Checklist de viagem

Para começar, elaboramos um checklist de viagem para facilitar o planejamento e ajudar quem já está com a viagem marcada ou ainda em busca das passagens aéreas e hotéis para a próxima viagem. Confira as dicas! O checklist de viagem serve como uma “colinha” na hora de arrumar a mala e separar documentos, objetos pessoais e de valor, bem como acrescentar itens e acessórios de acordo com o tipo da viagem que fará, tempo e local.

Desse modo, dividimos o post em subitens, montando pequenas listas de viagem para serem checadas dentro de fases específicas do roteiro, tudo isso para você planejar melhor o que levar, não levar, o que precisa anotar, tirar cópia, deixar na mala, guardar, etc.

Leia também: Documentos de viagem para mochilão

Checklist viagem – o que levar comigo

malas de viagem checklist

Documentos pessoais devem estar na mala de mão, seguros. | Foto: Bill Ward

A primeira parte do checklist são os documentos e itens obrigatórios, que devem ser levados sempre junto ao seu corpo durante a viagem, em bolsos, bolsas, cintura, mochila, mas sempre à mão e bem seguros com você.

Leia também: Pesquise preço de malas de viagem

Uma sugestão é ter um porta dólar ou uma bolsa pequena onde seja possível guardar todos estes documentos juntos, assim pode deixar dentro da bagagem de mão com cadeado, em locker no hostel ou (preferencialmente) com você.

  • Passaporte / Visto
  • Documento de identidade
  • Cartões de Crédito / Visa Travel Money
  • Seguro de Viagem*
  • Passagem Aérea
  • Reserva no Hotel
  • Caneta/Papel

Checklist aeroporto – passaporte e documentos de viagem

O passaporte é o seu documento de viagem. Por isso, verifique com antecedência a data de validade do passaporte e visto necessário – simples, múltiplas entradas, etc.

Atenção! A validade do passaporte é independente da validade de vistos. Leve sempre uma cópia autentica em cartório na bagagem.

Para os países do Mercosul – Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Chile, brasileiros necessitam apenas do RG expedido a menos de dez anos. Se você tem dupla cidadania, no Brasil sempre mostre o seu passaporte brasileiro. E, se for o caso ou solicitado, o passaporte europeu, por exemplo.

Já para os viajantes que possuem o passaporte europeu e têm entrada nos Estados Unidos (EUA) apenas com o certificado de autorização ESTA, é necessário certificar-se da data de validade da autorização, que dura dois anos da data de expedição.

Se perder ou tiver o passaporte furtado durante uma viagem, avise a polícia e vá ao Consulado do Brasil mais próximo. É possível voltar sem passaporte, você irá emitir uma autorização de retorno ao país na hora. Já aconteceu comigo no intercâmbio no Canadá.

Se você precisar emitir um passaporte de emergência, compareça a um dos postos da Polícia Federal e solicite, apresentando a passagem aérea e o bilhete aéreo com data não superior a seis meses.

Leia também: Países que não exigem visto para brasileiros

Seguro viagem é importante

Em relação à saúde, nunca viaje sem um plano de assistência internacional. Aliás, há várias empresas que vendem e são baratos. No entanto, verifique antes sobre como proceder em caso de urgência e reembolso.

Alguns países exigem a vacina contra a febre amarela. Veja informações sobre vacinas exigidas por cada país no site da Anvisa.

Primeiramente, para quem viaja com criança menor, atente-se para os seguintes documentos:

  • Autorização para viajar desacompanhada em viagem nacional/internacional
  • Certidão de Nascimento / Identidade do Menor

Vagem de intercâmbio

Já para àqueles que fazem uma viagem de intercâmbio, além do visto de estudo, porte com você:

  • Dicionário
  • Voucher do programa de intercâmbio
  • Telefone da escola/host family/agência de viagens
  • Extrato bancário recente
  • Declaração do imposto de renda
  • Comprovante de endereço no Brasil
  • Comprovante de compra de moeda estrangeira

Já para conseguir descontos é sempre legal providenciar:

  • Carteira Internacional de Estudante
  • Carteira de Alberguista

No entanto, se for uma viagem de volta ao mundo, um ano sabático ou viagem longa, vá ao cartório fazer uma procuração para deixar em nome de algum familiar ou amigo de confiança. Custa cerca de R$100. Veja mais informações no seu banco.

Caso precise movimentar a sua conta corrente no Brasil lá do exterior, vá ao seu banco e converse com o seu gerente para desbloquear o seu cartão internacional e Internet Banking. Cadastre também o seu celular ou tablet para habilitar o uso de aplicativos. Por fim, quem viaja com filhos, deve conferir a lista de destinos e lugares para passar férias com crianças pequenas.

Leia também: Dicas para a primeira viagem de avião

Checklist – o que levar na mala da viagem

checklist de viagem

Viagem ou mudança? | Focx

Além dos itens acima, existem outros objetos que devem ser considerados de acordo com o tipo da viagem o seu jeito de viajar!

Cada viajante tem seu estilo de viagem e cada destino tem as suas peculiaridades. Portanto, não há uma lista definitiva, mas é como um brainstorm de “o que levar na mala?”, uma coisa leva a outra e você vai arrumando a sua mala sem deixar que nada de importante para você falte.

Os itens se ajustam dependendo se for uma viagem de férias, hotel fazenda, trilhas, ecoturismo, surf, praia, cruzeiro, etc.

Itens que não podem faltar na mala!

Kit Médico; Higiene Pessoal; manteiga de cacau; hidratante; segunda pele; luvas, touca e cachecol; meia de lã, meia-calça; bota, tênis impermeável; capa de chuva; e guarda-chuva. Filtro solar; repelente; creme hidratante e Caladryl; boné, chapéu; canga; toalha de praia; óculos de sol; e saco ZIP para levar dinheiro na praia/piscina. Absorvente; kit manicure; touca de banho; prendedor de cabelo; maquiagem; secador de cabelo (avaliar hospedagem); e anticoncepcionais (quantidade adequada e receita médica).

Grávidas a partir do 7º mês de gravidez devem apresentar atestado com autorização do médico para viajar. Carregador de celular; guia de viagem e mapas turísticos; máquina fotográfica/Go Pro; aplicativos de viagem no celular; MP3 Player; livro de leitura; pilhas; adaptador “T”, vulgo Benjamin; adaptador universal (avaliar); notebook/iPad; barbeador portátil; lenço de papel; cadeado; e lanterna.

Medicamentos de uso comum, vendidos sem prescrição médica – analgésicos; antiácidos; antitérmicos; descongestionantes; antialérgicos; remédios contra enjoos; antissépticos e curativos; vitamina C e polivitamínico; preservativo; colírio e líquido para lentes; termômetro digital; medidor de oxigênio e batimentos (escaladas em altas altitudes). Escova de dente; creme dental; fio dental; sabonete; shampoo; escova de cabelo; desodorante; perfume; cremes hidratante/barbear; gel de cabelo; e cotonete.

Leia também: Review de mochilão para viagem

Em seguida, depois de revisar a lista dos itens essenciais da viagem, separe uma troca de roupa para a bagagem de mão e escolha o look de viagem para arrumar a mala a despachar.

  • Calçados (tênis, chinelo, bota)
  • Roupas (meias, roupa íntima, traje de banho, pijama, toalha)
  • Roupas (camisetas, pólo, vestido, saia, bermuda, short, jeans, moletom)
  • Acessórios (cinto, carteira, bolsa, sacola, lenços, luvas, cachecol, gorro, etc.)

Checklist no aeroporto

 checklist arrumando a mala

Fique atento à sinalização dos aeroportos. | Foto: Lauren Manning

Procure chegar ao aeroporto duas horas antes do horário de embarque para viagens nacionais e três horas antes para viagens internacionais. (Em feriados como carnaval e réveillon, acrescente uma hora).

Malas de viagem

É aconselhável sempre ter uma mala em bom estado para viajar. Por isso, não queira imaginar o transtorno que é ver sua mala rasgar, quebrar a rodinha, uma das alças ou estourar o zíper durante uma viagem. Por isso, verifique sempre o estado das suas malas de viagem, malas de bordo e mochilas.

Bagagens especiais

Fique atento às normas quanto a possíveis bagagens especiais que você tenha que despachar, e talvez, até pagar uma tarifa adicional na hora do check-in. Aliás, pranchas de surf, bicicletas e equipamentos esportivos de grande porte costumam ser taxados no check-in pela maior parte das companhias aéreas, mesmo que você não tenha uma mala a despachar.

Dinheiro trocado

Tenha sempre reservado notas de baixo valor. Uma dica para viagem internacional, pois nos aeroportos dos Estados Unidos e da Europa costumam ter carrinhos que destravam com moedas de 25 centavos, além de facilitar a compra de passagens de ônibus, metrô, táxi.

Aliás, dinheiro vivo também serve para imprevistos como pagar excesso de bagagem. Acusou peso extra, tem que pagar ali na hora, em dinheiro.

Hotéis e resorts em oferta pelo Booking.com

QUERO APROVEITAR

Cuidados com a mala

  • Tire sempre uma foto da sua mala
  • Guarde notas fiscais de objetos de valor e eletrônicos
  • Etiquete todas as suas malas com nome e telefone
  • Coloque adereços de identificação nas malas

Para começar, caso perceba algo de errado com a sua mala durante um voo, entre em contato a companhia aérea imediatamente, antes de sair do aeroporto, no setor de “LL” (Lost Luggage) para tomar providências. Aliás, atenção redobrada para o transporte de alimentos perecíveis e artigos animais e vegetais. Nesse sentido, países como o Chile são bem rigorosos, e muitos turistas chegam a ser multados. Na dúvida se pode ou não, pergunte ao fiscal do aeroporto.

Leia também: Regras de malas para despachar em viagens internacionais

Tamanhos e franquias

As malas de bordo devem ser pequenas (115 cm) e não pesar mais do que 5 kg. Desse mdo, o passageiro poderá levar consigo duas malas, cada uma com 23 kg no máximo (não cumulativo) para voos no Brasil e América do Sul. Aliás, voos para os Estados Unidos, Europa e Ásia esse limite sobe para duas malas de até 32 kg cada. Porém, estes limites poderão variar de acordo com classe da passagem aérea e as regras da companhia aérea.

Mala de bordo

Então, a mala de bordo deve pesar até 10 Kg de acordo com às regras de bagagem da Anac (2017). Contudo, muitas pessoas aproveitam-se de que as linhas aéreas no Brasil checam este item apenas visualmente, para embarcar com malas de bordo com peso e medidas muito acima do permitido, o que atrapalha quem leva pouca bagagem e embarca por último, não podendo acomodar suas malas de viagem nos compartimentos próximos de seu assento.

Em síntese, uma dica para o convívio harmônico dentro do avião é evitar levar bagagens muito grandes, também não acreditar que as aeromoças estão ali para carregar seu peso extra. Ainda, evite deixar suas bagagens entre os assentos para não dificultar a saída de outros passageiros em uma emergência.

Do mesmo modo, as malas grandes deixe no compartimento acima ou embaixo (eu disse embaixo) do assento. Bagagens menores deixe o mais próximas de você. E, até por questão de segurança, deixe as malas do lado oposto ao de seu assento para que você possa visualizar caso alguém tente mexer em seus pertences.

Não pode!

Certamente que objetos pontiagudos e perfurantes (tesoura, alicate de unha, canivete, etc.), bem como líquidos inflamáveis não são permitidos na mala de mão. Sendo assim, em voos internacionais fica proibido levar na bagagem de mão frascos com líquidos, géis e pastas com 100 ml (usados ou novos).

Por fim, para facilitar a sua passagem pelo detector de metal antes de dirigir-se ao portão de embarque, não utilize objetos metálicos, como relógios, cintos, pulseiras e sapatos com saltos ou fivelas.

Checklist antes de viajar de avião

Tripulação da LATAM Airlines

Tripulação da LATAM Airlines

O check-in é necessário antes de entrar na área de embarque de passageiros, pois você precisará despachar as bagagens caso as tenha, além de mostrar para a linha aérea que você chegou no aeroporto e irá embarcar quando o mesmo for autorizado.

Sendo assim, o check-in pode ser feito diretamente no balcão da companhia aérea dentro do aeroporto, via internet e também celular em algumas companhias aéreas como a LATAM. O que muitas linhas aéreas brasileiras – GOL, AZUL utilizam também são totens de autoatendimento.

Aliás, os totens são pontos de atendimento com computadores ligados ao sistema da empresa aérea. Assim, os totens ficam localizados em diferentes aérea dos aeroportos e estão à disposição para que o próprio passageiro antecipe seu check-in, sendo necessário apenas o despacho da bagagem, caso necessário.

Leia também: Como cancelar ou remarcar a passagem aérea

Lembre-se de ir ao banheiro! Se estiver fazendo um dia quente, compre uma garrafinha de água. Atualmente, as linhas aéreas estão oferecendo cada vez menos serviços de comida e bebida, portanto, nada melhor do que ter à sua disposição, na sua mala de bordo, comes e bebes para passar o tempo e não ficar com fome.

Transporte de pet – animais de estimação

Primeiramente, o transporte de animais vivos costuma-se ser feito em aeronaves de transporte de passageiros, mas no compartimento de cargas.

Todavia, não é incluído na franquia de bagagem do passageiro, cobrando-se um valor adicional para isso. Tanto que o transporte de animais domésticos, como cães e gatos, na cabine de passageiros fica a critério da empresa aérea, sempre em compartimento apropriado, sem causar desconforto aos demais passageiros. Assim, consulte sempre a empresa aérea com antecedência.

Por fim, será preciso apresentar atestado de sanidade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.