Início / Antes da Viagem / Visto, passaporte e regras para viajar para o Chile
Dicas Chile
Viajar para o Chile é gostoso em qualquer época do ano.

Visto, passaporte e regras para viajar para o Chile

Apesar de não fazer fronteira com o Brasil, não pertencer ao Mercosul e parecer estar em um outro continente, o Chile não exige visto para brasileiros, até mesmo para estudantes em cursos com até 90 dias de duração.

Ah, também não é preciso nenhum tipo de vacina para entrar no país.

Para quem ainda não conhece o Chile, é mais um motivo para fazer uma viagem até SantiagoValle Nevado, Deserto do Atacama, Viña Del Mar e Valparaíso, Patagônia ou outras regiões turísticas.

Passaporte ou RG?

Visto não precisa. Aí você pergunta – mas qual documento levar? Posso entrar só com o RG ou preciso de passaporte para viajar para o Chile?

Apesar do Chile fazer parte de um acordo que permite a livre circulação de brasileiros portando somente a cédula de identidade, acho legal levar o passaporte, até mesmo para ganhar um carimbo de souvenir.

Documentos para levar em viagem mochilão

Para quem não tiver o passaporte e não quiser tirar o documento, é importante lembrar que o RG deve ter sido emitido há menos de 10 anos, caso contrário será necessário solicitar um novo documento antes da viagem para evitar problemas na aduana e imigração chilena.

Como tirar o novo passaporte brasileiro?

Cuidados com o Ministério da Agricultura do Chile

Vou contar o perrengue que passei em Santiago por conta de uma maçã e uma pêra na mala. Quem viaja com frequência sabe que é proibido entrar em qualquer país com alimentos de origem vegetal ou animal. (Ironicamente, sou comissário de bordo e repito este discurso em todos os voos internacionais).

Acontece que, por conta do horário do voo, eu não tive tempo de jantar e levei as frutas de casa pensando em comê-las durante a viagem. O voo foi tão complicado , com muita turbulência, e acabei esquecendo-as na mala.

Ao passar pelo raio-x o fiscal peguntou o que eu tinha na mala. Na hora lembrei das frutas e logo avisei. Ele chamou um outro agente que separou e pesou as frutas e pediu para que eu aguardasse.

Já passava da meia-noite. Fiquei aguardando por mais de uma hora até conversar com o superior, que me deu uma dura e um sermão, dizendo que eu deveria saber por trabalhar em uma companhia aérea, mas que dessa vez ficaria apenas na advertência verbal e uma anotação no passaporte. Ou seja, na próxima vez eu não escapo da multa!

A multa é altíssima e pode variar de acordo com a quantidade, reincidência, o fiscal e até uma atitude ou comportamento mais agressivo por parte do turista – a infração começa com multa de US$ 170 e pode chegar a 18 mil dólares.

Comissário depressão – e para não ficar só no meu vacilo, em outro voo, fiz o briefing com a tripulação alertando sobre geleias, sanduíches e frutas na mala antes de desembarcar e o que acontece no raio-x? Um comissário tinha uma banana na mala. Pernoite no aeroporto – 2 horas de chá de cadeira.

Por isso, a dica é sempre fazer um checklist na hora de desembarcar em qualquer país. A minha experiência me ensinou também que o que não pode é mentir – se você tem dúvida se algo pode ou não, sempre mostre ao fiscal antes de passar no raio-x. Caso contrário, ele vai entender que você tentou enganar ele e não que estava na dúvida se podia ou não.

Como disse, em nenhum país é permitido entrar com estes tipos de alimentos, porém é frequente os fiscais fazerem vista grossa – até nos Estados Unidos eu já passei com fruta. O fato é que os chilenos são chatos e cuidadosos com as vinícolas, fundamentais para a economia do país. A alegação é que qualquer descuido pode ser fatal para a produção dos vinhos chilenos.

Dicas para visitar as vinícolas chilenas

A dica é seguir as recomendações para uma viagem sem transtornos. No avião, você receberá este formulário do Ministério da Agricultura para preencher. O verso do documento explica detalhes sobre os produtos proibidos.

Leia atentamente e confirme se realmente não há nenhum item proibido na mala – é bizarro, mas conheço um tripulante que foi barrado por causa de um lápis (madeira = origem vegetal). É mole?

O fato é que eles são chatos, barram tudo – artesanatos, penas, madeira, bambu… Agora, se toda essa implicância realmente ajuda manter a qualidade dos vinhos chilenos, que continuem encardidos!

Onde ficar em Santiago? Dica de hotel no Chile

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

11 Comentários

  1. Boa noite Dan

    Meu nome é Lucas e irei ao Chile junto com minha esposa Aline no dia 5/10/2016.
    Será a nossa primeira viagem internacional
    Estamos empolgados,aflitos e ansiosos um misto de tudo mais um pouco rsrs
    Gostaríamos de saber se possível for, que tipo de passeios poderíamos fazer. E quais os roteiros que serão imprescindíveis para a primeira visita. a nossa viagem será para Santiago. Não iremos gastar muito rsrs a crise nos afetou
    Fico grato pela atenção

  2. Olá, Dan! Vou nas férias de julho à Santiago, fui convidada por um amigo pra passar o mês lá e estou naquela situação: valores (o que é caro/barato, quanto levar (no mínimo), questão de maquiagem, etc. É minha primeira viagem internacional e estou repleta de dúvidas.;s

  3. Adimilson da Silva Tibúrcio

    Olá Dan, boa tarde.
    Moro em Vitória/ES e estou planejando ir com minha família (4 pessoas), de carro para o Chile, em janeiro/2017, pretendendo ficar 10 dias na região.
    Preciso de orientação!
    Grato.

  4. Olá Dan, eu estou indo para Chile em Dezembro nesse ano, tenho amigos lá, eu tirei meu passaporte e é preciso ter visto para entra ou só o RG mesmo, mais tudo atualizado?
    Estou com medo de ter problemas na viagem!

  5. Olá Dan!
    Vou fazer intercâmbio no Chile (Santiago) em 2018 pela agência COINED, vou fazer trabalho voluntário para não precisar pagar a hospedagem.
    Como você fez em relação ao dinheiro?

  6. Bola
    Sabe me dizer como esta para fazer compras em Santiago
    O que compensa
    Esse é tranquilo compra eletrônico lá

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*