Início / Souvenir / Listas de viagens / Cidades românticas e turísticas em MG para viagem a dois
O Instituto Inhotim fica a 6 km de Brumadinho-MG

Cidades românticas e turísticas em MG para viagem a dois

Minas Gerais apresenta ao turista um punhado de destinos bucólicos e charmosos, cidades para casais fazerem viagem romântica no estado e desfrutarem de momentos a dois em meio à natureza.

Nós, do blog Muita Viagem, elencamos a seguir 8 cidades românticas em MG para quem deseja viajar por um dos estados mais curiosos do Brasil.

Pesquise hotéis e pousadas românticas no interior de MG

8 cidades românticas em Minas Gerais

Brumadinho-MG

cidades tursiticas mg

Inhotim-MG combina uma viagem com arte e natureza para inspirar o casal

 

O Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, a apenas 60 km do centro de Belo Horizonte, é a melhor dica de viagem romântica perto de BH para casais mineiros apaixonados, e estudantes de artes e arquitetura que ainda não foram conhecer o mega museu de arte à céu aberto.

Em meio à natureza, paisagismo e gigantescas instalações interagem com o meio ambiente e o homem. Uma dica é comprar o passaporte de 2 ou mais dias e fazer pequenos circuitos de cada vez. Desta forma, é possível namorar e apreciar a arte sem se cansar. Além disso, a região ainda possui algumas trilhas com cachoeiras.

Como chegar? De BH, pegue a BR 381 sentido Contagem, Betim e Brumadinho.

Quando ir? Qualquer época é possível visitar o museu, que fecha apenas no final do ano. O melhor mês para viajar para Brumadinho é no aniversário da cidade, em setembro. Há festas e eventos especiais no espaço.

Onde ficar? A viagem bate-volta de Belo Horizonte é cansativa.

Fique no hostel 70. Há suítes para casal, aconchego e pessoas simpáticas para interagir. Às quartas-feiras, quando a entrada em Inhotim é grátis, há bate papo sobre arte no jardim do hostel.

Extrema-MG

cidade romântica interior mg

Pôr do sol na represa do Jaguary, na região de Extrema-MG | Muita Viagem

O que fazer em Extrema-MG

A simpática cidade do sul de Minas torna-se viagem curta para quem sai de São Paulo, a apenas 110 km de distância. Já os mineiros que buscam relaxar no interior de MG, necessitam percorrer 480 km.

Às margens da represa do Jaguary e cercada por morros e águas, esta bela cidade mineira, encravada na Serra da Mantiqueira, oferece trilhas, lugares para escaladas, caiaque e rafting nos rios de MG.

Extrema fica a quase mil metros de altitude e, nos arredores, o ponto mais alto, a Pedra do Cume, fica a 1780 metros. A grande atração de Extrema é o Serra do Lopo, onde é possível realizar salto de asa-delta.

Para passeios de rafting, parques privados com cachoeiras, como a Cachoeira do Salto Grande e lugares com acesso à represa do Jaguary, onde é comum ver caiaques, lanchas e jet-skis.

Como chegar? 480 km de Belo Horizonte e 110 km de São Paulo

Quando ir? Julho e agosto são os melhores meses para viajar para Extrema-MG. No inverno há diversos eventos, feiras, exposições e festivais na cidade.

Onde ficar?  Uma dica para uma viagem de luxo é ficar hospedado no Resort Monte das Oliveiras, em Joanópolis (SP), cidade vizinha, na fronteira com SP, e apenas 27 km de Extrema.

Gonçalves-MG

Entroncado entre as fronteiras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a cidade caipira de Gonçalves-MG é repleta de bosques e araucárias, e sem dúvida, uma das melhores cidades para casais do interior de MG. O cheirinho da fazenda predominante no ar acalanta o stress da cidade grande.

Como chegar? São 460 km de Belo Horizonte via BR 381. De São Paulo e do Rio de Janeiro são 210 e 375 km, respectivamente, pela BR 116.

Quando ir? Em outubro acontece o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, uma das melhores festas da pequena cidade turística de MG.

Onde ficar? Pesquise hotéis e pousadas em Gonçalves-MG

Monte Verde-MG 

cidade romântica mg

A cidadezinha de Monte Verde lembra pequenas vilas na Europa | Muita Viagem

Roteiro em Monte Verde, no Sul de Minas

A apenas 170 km de São Paulo e 484 km de Belo Horizonte, a cidade serrana mineira lembra vilarejos na Europa. Herança dos imigrantes europeus que chegaram à região do Pico do Selado, na Serra da Mantiqueira, na década de 1950. É um lugar romântico e barato no Sul de MG.

As temperaturas variam de 28°C no verão à -10°C no inverno, podendo chegar até -14°C, bem gostoso para se agasalhar e enfrentar o frio com um jantar romântico, como um rodízio de fondue nas montanhas de Monte Verde-MG, ou ainda ao pé da lareira ou banho de banheira em um chalezinho aconchegante e quentinho, bebendo um bom vinho.

À tarde o clima ameno convida o casal experimentar chocolates, chás, bolos, pão de queijo, doce de leite, geleias, cachaças artesanais e a tradicional torta de maçã, o Apfelstrudel. Tudo isso numa caminhada pela rua principal, o centrinho de Monte Verde, onde está tudo concentrado, além das ruazinhas perpendiculares que levam a restaurantes, à cervejaria Fritz ou trilhas na mata.

Como chegar? São 164 km de São Paulo via BR 381. De Belo Horizonte a distância aumenta para 484 km via mesma rodovia Fernão Dias.

Quando ir? Em julho acontece o famoso Festival de Inverno de Monte Verde, com grandes atrações e programação gratuita.

Onde ficar? Confira dicas de pousadas e chalés românticos em Monte Verde-MG.

Ouro Preto-MG

cidade romântica de minas gerais

Ouro Preto é uma das cidades mais charmosas do Brasil

O que fazer em Ouro Preto-MG

Com uma viagem rápida, a 100 km de Belo Horizonte, o belo horizontino e mineiros do interior podem visitar a cidade histórica mais deslumbrante do mundo.

Com dezenas de igrejas, não reprima o seu roteiro apenas pelas construções religiosas. Aventure-se por antigas minas de ouro (Chico Rei), passeio de trem até Mariana-MG, a Cachoeira das Andorinhas e trilhas pela Serra de Ouro Branco.

Como chegar? De BH pegue a BR 356 (Rodovia dos Inconfidentes).

Quando ir? Por ser uma das cidades turísticas de MG mais visitadas, Ouro Preto tem diversificado calendário de eventos. Indicamos o carnaval de rua, animado e organizado. Já o friozinho da cidade serrana é convidativo para viagens em julho, quando rola o Festival de Inverno de Ouro Preto (em 2017 será de 08 a 24 de julho) e o aniversário da cidade.

Onde ficar? Experimentamos a arquitetura de Oscar Niemeyer no Grande Hotel de Ouro Preto, em março de 2017. Com piscina e bela vista do centro histórico da cidade, o hotel tem ótima localização.

Poços de Caldas-MG

Cachoeira Véu das Noivas, interior de MG, formada por três quedas d’água | Vicente Eugênio

A estância hidromineral mais visitada de MG fica afastada 465 km de Belo Horizonte e 300 km de São Paulo. A partir de outras grandes cidades do interior, como Ribeirão Preto-SP e Uberaba-MG, são 200 e 300 km respectivamente.

Dentre as atrações turísticas de Poços de Caldas estão as fontes de águas terapêuticas, balneários, cachoeiras, teleférico e mirante do alto da Serra de São Domingos. Por esse bocadinho, é excelente dica para viagem romântica em MG.

Como chegar? De BH, siga pela BR 381. De São Paulo, siga pela Rodovia dos Bandeirantes.

Quando ir? De abril a setembro a temperatura cai e fica ainda mais gostoso desfrutar da culinária mineira e do clima agradável das montanhas do interior de MG. Em maio acontece a festa de São Benedito. Julho é reservado ao festival de jazz. Já agosto, a Festa Uai, evento de cultura popular e folclore, com música sertaneja e comidas típicas.

Onde ficar? Pesquise hotéis e pousadas em Poços de Caldas

São Lourenço-MG

cidades romanticas sul de mg

Foto aérea do parque de São Lourenço, em MG | Divulgação

O que fazer em São Lourenço-MG

Perto do Parque Estadual da Serra do Papagaio, esta bela cidade romântica no sul de MG encanta os turistas que querem relaxar em banhos medicinais, entrar em contato com a natureza em cachoeiras próximas e até sobrevoar as montanhas em voo de balão de ar quente.

Para completar o roteiro romântico nesta estância hidromineral de Minas, a dica é reservar um dia do final de semana para o passeio de trem Maria-Fumaça que vai até Soledade-MG, cidadezinha caipira a 40 minutos de distância pela estrada de ferro, margeando o rio Verde que corta a região. Na estação final, há comidinhas, artesanato e outras coisas para ver ou comprar.

Como chegar? São 400 km de Belo Horizonte via BR 381 (Fernão Dias). De São Paulo, a distância cai para 300 km via BR 116 (Dutra).

Quando ir? As férias de inverno, entre junho e julho, deixam o clima da pequena estância hidromineral ainda mais gostoso para relaxar, comer e namorar.

Onde ficar? O hotel Lilian Bella é uma dica de pousada romântica em MG com avaliação excepcional no Booking, com nota acima de 9,5.

Tiradentes-MG

cidade romântica minas gerais

O passeio de charrete é um jeito engraçado do casal conhecer o centro histórico de Tiradentes-MG

O que fazer em Tiradentes-MG

A 200 km de Belo Horizonte e 480 km de São Paulo, com igrejas e casarões bem conservados ao longo das ladeiras com o tradicional calçamento de pedra do Brasil colonial, a história se apresenta em cada cantinho do centrinho da vila.

Em torno de Tiradentes, vilarejos como a bucólica Bichinho-MG e cidades como São João del Rei convidam os turistas a experimentar tradições mineiras: comida, festas tradicionais e causos mineiros. Para o casal em viagem romântica, uma boa forma de ver o centro histórico é andar de charrete pelos pontos turísticos de Tiradentes. Os charreteiros se reúnem logo cedo na praça principal. Pela manhã é o melhor horário para fazer o roteiro e negociar um desconto.

Como chegar? São 480 km de SP via BR 381 (Fernão Dias). De BH, a distância cai para 192 km pela BR 040 via Congonhas e a BR 383 via São João del Rei.

Quando ir? A cidadezinha pequena e turística de MG costuma atrair o público ao longo do ano com eventos e festivais. Entre agosto e setembro, acontece o Festival de Gastronomia de Tiradentes, o melhor mês para viajar para a histórica cidade mineira. Em 2017, a festa gastronômica acontece de 18 a 27 de agosto.

Onde ficar? Confira dicas de hotéis e pousadas românticas em Tiradentes-MG.

Muita Viagem

Blog com dicas e histórias de viagens.

É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Um comentário

  1. Gostaria de saber se vocês têm indicação de Excursao passagem translado e hotel
    Grata
    Zenaide

Tire a sua dúvida, comente. Participe!

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*