Início / Viagens pelo Brasil / Sudeste / Cidades turísticas perto de BH
O Morro Redondo, em Itabira-MG - Terezinha Rosa Souza

Cidades turísticas perto de BH

Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, fica em uma região de riquezas culturais, históricas e naturais.

A região oferece inúmeras atrações turísticas próximas a BH, com muitos lugares a menos de 100 km da capital mineira.

 

Entre as cidades, estão Ouro Preto, a principal cidade histórica de Minas Gerais, centro do Brasil Colonial na época do ouro, Brumadinho, com Inhotim e seus belos jardins que guardam obras de arte, e Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade e base para conhecer as cachoeiras do Parque Estadual Mata do Limoeiro, na Serra do Espinhaço que emoldura as paisagens do interior de MG.

Com uma boa infraestrutura turística, as cidades turísticas perto de Belo Horizonte possuem bons hotéis e pousadas, além, é claro, de hotéis-fazenda com as delícias do turismo rural no interior de Minas.

Abaixo, veja algumas cidades para conhecer perto de BH, em viagens de menos de 100 km -ou quase. São muitas opções de destinos para uma viagem de final de semana ou um roteiro mais longo pelo interior de MG.

Destinos turísticos perto de BH

Clicando no nome da cidade, você encontra as melhores pousadas e hotéis pelo Booking.

No site de reservas de hotéis, é fácil escolher datas para viagem, encontrar pousadas baratas ou hotéis-fazenda 5 estrelas e procurar as melhores ofertas de  hotéis de acordo com a época do ano.

A cidade turística de Ouro Preto é uma viagem pela história – Divulgação

Ouro Preto98 km de Belo Horizonte – Ouro Preto é o principal destino turístico perto de Belo Horizonte.

Visitar as ruas de Ouro Preto é uma viagem para a história colonial do Brasil.

O traçado urbano, com suas ladeiras e casarões do período colonial, levaram a Unesco a promover Ouro Preto a Patrimônio da Humanidade.

Ouro Preto tem um vasta herança da arquitetura barroca, com igrejas cobertas de ouro e casarões que refletem a ocupação portuguesa no interior do Brasil.

A exploração do ouro também legou minas que hoje estão abertas a visitação, como a Mina do Chico Rei.

O patrimônio arquitetônico de Ouro Preto vai além das construções de séculos atrás.

Um dos melhores hotéis da cidade histórica é o Grande Hotel Ouro Preto, projetado por Oscar Niemeyer, símbolo do modernismo na arquitetura.

O famoso hotel em Ouro Preto tem uma bela piscina com vista para o centro histórico.

Ouro Preto também tem boas opções de hotéis coloniais, em casarões e mansões reformados da época do Brasil Colônia.

Ouro Preto tem uma boa estrutura de hotéis e pousadas, que costumam ficar cheios em épocas como o Carnaval. A folia em Ouro Preto é considerada uma das melhores do país.

Caverna no Parque Estadual Serra do Rola Moça – Evandro Rodney

Nova Lima – Arraial de Macacos 65 km de Belo Horizonte – Cachoeiras, rios e trilhas estão entre as atrações turísticas da cidade na região metropolitana de BH.

O lugar conhecido como São Sebastião das Águas Claras – Macacos é um dos melhores destinos perto da capital mineira para entrar em contato com a natureza.

O relevo montanhoso, os rios e cachoeiras cercadas de verde atraem quem procura tranquilidade e também quem quer se aventurar em ecoturismo perto de BH.

Macacos oferece muitas pousadas rústicas e chalés charmosos para casais e quem quer dar uma fugidinha de final de semana de Belo Horizonte.

A Pousada Quintas das Araras é uma boa pousada, razoavelmente barata, para ficar em Macacos.

A pousada, como outras da região, conta com piscina ao livre e vista das montanhas mineiras.

A cidade pertinho de BH também é uma boa base para conhecer o Parque Estadual Serra do Rola Moça.

Parque Estadual do Sumidouro, em MG, onde fica a Gruta da Lapinha – IEF

Lagoa Santa – 40 km de Belo Horizonte – Um destino turístico diferente perto de BH, Lagoa Santa guarda, no Parque Estadual do Sumidouro, a Gruta da Lapinha, apontada como uma das 7 maravilhas da Estrada Real, importante roteiro histórico e turístico de MG.

Lagoa Santa é uma das principais referências da arqueologia mundial e conta com museu de arqueologia, que celebra o Homem de Lagoa Santa, ou povo de Luzia, que legaram alguns dos registros mais antigos da presença do ser humano nas Américas.

Lagoa Santa conta com bons hotéis, pois o destino é uma opção de lugar para se hospedar perto do Aeroporto de Confins.

O Morro Redondo, em Itabira-MG – Terezinha Rosa Souza

Itabira – 99 km de Belo Horizonte – Itabira ficou eternizada nos versos de Carlos Drummond de Andrade, seu filho mais conhecido.

A cidadezinha faz parte do Circuito do Ouro e guarda o título de capital nacional do tropeirismo, movimento que abriu as estradas do interior do Brasil e que legou parte expressiva da cultura do interior mineiro.

Em julho, nas férias de inverno, Itabira celebra o Festival de Inverno, com uma grande programação cultural.

Além do turismo cultural, Itabira oferece atrações de ecoturismo e turismo rural perto de Belo Horizonte.

Também vale a pena conhecer em Itabira, no distrito de Ipoema, o Parque Estadual Mata do Limoeiro, na Serra do Espinhaço, com cachoeiras, mirantes e trilhas.

Outro ponto de interesse na cidade de Drummond é o Morro Redondo,  com a Capela do Senhor do Bonfim a 1.221 metros de altitude. No mês de maio, há festas populares e peregrinações religiosas no local.

Em Itabira, há bons hotéis empresariais para ficar, enquanto no distrito de Ipoema o viajante encontra pousadas charmosas e chalés em meio a natureza.

Mariana 115 km de Belo Horizonte – Cidade histórica de Minas Gerais, o roteiro de turismo em Mariana contempla igrejas coloniais, visitação de mina e cachoeiras, entre outras atividades.

Mariana fica a menos de 10 km de Ouro Preto, a mais conhecida das cidades do roteiro de cidades histórica mineiras.

Sete Lagoas75 km de Belo Horizonte – Sete Lagoas é uma cidade turística perto de BH com bastante coisa diferente para fazer.

A cidade é um importante lugar da arqueologia brasileira. Entre as opções de coisas para fazer, está a visitação da Gruta Rei do Mato, complexo com quase mil metros de extensão e pinturas rupestres de 6 mil anos.

Já a Lagoa Paulino tem bares, restaurantes e lugares agradáveis para passear em família.

Brumadinho 50 km de BH – Brumadinho ganhou notoriedade com a instalação de Inhotim, um museu a céu aberto com belos jardins e um dos principais acervos de arte contemporânea do Brasil.

O museu de Inhotim é  um dos destinos mais bonitos para passear em uma viagem de final de semana pertinho da capital de Minas Gerais

Comente! Queremos saber o que pensa.

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*