Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Como chegar em Jericoacoara de ônibus?

Como chegar em Jericoacoara de ônibus?

Por Gustavo Villas Boas

Chegar em Jeri não é tranquilo. Apesar da vila ter ótima estrutura para receber turistas, ela fica encravada entre dunas do Parque Nacional de Jericoacoara e o mar do Ceará, como mostra o mapa abaixo.

Só veículos autorizados podem entrar na área e guiar o carro entre a areia não é tarefa para motoristas de primeira viagem. Mas a jornada pela areia vale muito a pena e várias empresas oferecem o transporte.



O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, é o mais próximo aeroporto de grande porte de Jericoacoara.

Você pode chegar vindo de São Paulo ou Recife.

A Fretcar tem ônibus regular, diariamente, de Fortaleza para Jeri. As passagens da Fretcar podem ser compradas no aeroporto e na rodoviária da capital do Ceará.

O embarque pode ser feito nos dois locais ou na Beira-Mar

O ônibus direto de Fortaleza para Jericoacoara tem dois horários: um pela manhã (em torno de 7h) e outro à tarde (em torno de 16h). É importante checar o horário e a disponibilidade de lugares na Fretcar com antecedência.

A viagem nesse ônibus de Fortaleza para Jericoacoara dura até 7 horas e é dividida em duas partes. O primeiro trecho é até Jijoca, cidadezinha a 280 km da capital.

De Jijoca, pega-se uma jardineira, um veículo 4×4 adaptado para levar turistas, que atravesa 20 km de estrada de areia (chacoalhando bastante) em cerca de uma hora até a vila.

É uma viagem cansativa e quem tiver o dinheiro para escolher um transfer particular, vale a pena. O caminho até Jericoacoara pode ser o começo da aventura, pela praia e pelas dunas. Lembre-se: Jericoacora é uma vila cercada pelas dunas e paisagens de um parque nacional. Os entornos da vila são cenários únicos, e chegar curtindo o parque é emocionante e surpreendente. Um bom cartão de visitas para o paraíso.

Transfer e carros para Jericoacoara

Outra forma de conseguir ir para Jericoacoara é por meio de transfer particular. Como são muita viagens entre Fortaleza e Jericoacoara todos os dias, não é difícil conseguir entrar em um grupo formado para conseguir viajar mais barato para Jeri ou de Jericoacoara para Fortaleza.

No Facebook, vale a pena ficar de olho no grupo Car Share Jericoacoara, onde diariamente são anunciados lugares para o transporte entre Jericoacoara e Fortaleza.

Como chegar em Jeri por Camocim e pelas dunas

Para chegar em Jericoacoara de Camocim, no Ceará, é preciso pegar uma balsa até a praia do Amor - foto: Otávio Nogueira

Para chegar em Jericoacoara de Camocim, no Ceará, é preciso pegar uma balsa até a praia do Amor – foto: Otávio Nogueira

Eu tive a oportunidade de cruzar Tatajuba a partir de Camocim, com apoio da Rastro Nordestino, empresa especializada na Rota das Emoções, roteiro turístico pelo Nordeste que começa (ou termina) no Maranhão, nos Lençóis Maranhenses, passa pelo Delta do Parnaíba e pelo litoral do Piauí e chega no Parque Nacional de Jericoacoara.

Foi ótimo: depois de atravessar de balsa de Camocim, cruzamos as dunas de Tatajuba, paramos para fazer o famoso esquibunda na duna do Funil e depois almoçamos com os pés na água na lagoinha da Torta, um cenário paradisíaco para passar o dia. Entre Camocim e Jeri também passamos pelo Mangue Seco e outras atrações turísticas do Ceará.

Na lagoa da Torta, várias barracas oferecem peixes e frutos do mar frescos por um bom preço. Almocei muito na Barraca do João, depois de escolher a lagosta e o peixe no “cardápio ao vivo”, como eles chamam as bandejas que exibem os ingredientes bem fresquinhos para os clientes escolherem.

No caminho entre Camocim e Jeri dá para aproveitar a lagoa da Torta, com bons restaurantes - foto: Olívia Botelho

No caminho entre Camocim e Jeri dá para aproveitar a lagoa da Torta, com bons restaurantes – foto: Olívia Botelho

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

1 Comentário

  1. Jeri é simplesmente incrível.
    Escolhi ir de transfer com a empresa http://www.jerirotas.com
    Eles foram atenciosos e super profissionais, além de nos dar dicas preciosas para aproveitar melhor jeri.

    Porém, não deu tempo de ir a Camocim, amigo, você tem alguma dica sobre essa cidade? Pretendo conhece-la também .

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*