Início / Viajei (relatos) / Cartão Postal / Costa dos Corais: as belezas embaixo e acima da água azul e quente entre Alagoas e Pernambuco
Japaratinga é uma praia tranquila e rústica ao lado de Maragogi
Japaratinga é uma praia tranquila e rústica ao lado de Maragogi

Costa dos Corais: as belezas embaixo e acima da água azul e quente entre Alagoas e Pernambuco

A faixa de areia pontuada de coqueiros que termina no mar cristalino e de águas tranquilas entre o sul de Pernambuco e o norte de Alagoas não é só um dos cenários mais bonitos de praia do Brasil.

Embaixo da água fica um dos mais ricos e importantes ecossistemas do mundo, uma barreira de recife de corais que se estende, próxima a costa, por 130 km e que praticamente liga Tamandaré, a 100 km de Recife, a Maceió, e batiza a Costa dos Corais, que guarda uma diversa e colorida vida marinha em seus arrecifes.

A barreira de recife de Corais guarda uma variada vida marinha - foto: ICMbio

A barreira de recife de Corais guarda uma variada vida marinha – foto: ICMbio

O ecossistema da Costa dos Corais é tão único que a região responde pela maior unidade de proteção ambiental marinha do Brasil, a APA Costa dos Corais.

ROAD TRIP PELO NORDESTE

Eu e o Danilo já tivemos a oportunidade de visitar algumas vezes as praias da Costa dos Corais. Nós dois já fizemos uma road trip nordestina de Maragogi, Alagoas, até Tamandaré (onde fica o balneário de Porto de Galinhas), entre outras visitas à região.

A diferença da nossa road trip é que o Danilo começou por Maceió e foi em direção à Recife e eu parti de Recife até São Miguel dos Milagres e voltei. Para explorar a região, com certeza vale a pena alugar um carro. Uma semana é suficiente para visitar várias praias sem muita pressa.

area de protecao costa dos corais mapa

As duas capitais do Nordeste tem grandes aeroportos e quem vai conhecer a região pode comprar passagens aéreas para qualquer um dos aeroportos -vale a pena procurar pelo voo mais barato para Maceió ou Recife. Um roteiro de carro turístico entre as capitais tem cerca de 300 km.

ATRAÇÕES

Entre as principais atrações da Costa dos Corais estão piscinas naturais (as mais conhecidas são as piscinas naturais de Maragogi, mas existem muitas e muitas outras opções), o mergulho de cilindro ou snorkel, passeios ecológicos como a visita ao santuário dos peixe-boi marinho em Tatuamunha e, claro, as praias.

Praias de Alagoas na Costa dos Corais

Entre as praias que valem a visita nesse pedaço do litoral do nordeste estão, a partir de Maceió, a Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Patacho, Japaratinga e Maragogi.

As piscinas naturais estão por toda a Costa dos Corais

As piscinas naturais estão por toda a Costa dos Corais

Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Patacho são praias bem selvagens, em uma região bem rústica e tranquila.

Na região também é imperdível o passeio pela trilha do peixe-boi em Tatuamunha.

Além de conhecer o projeto de reprodução desse lindo mamífero marinho, dá para ver os animais na natureza e em recuperação no cativeiro -e não é preciso muita sorte para conseguir chegar perto de um.

O passeio de jangada no santuário do peixe-boi cruza as bonitas paisagens do encontro do rio Tatuamunha com o mar, em um imenso e preservado mangue.

O santuário do peixe-boi vale a visita

O santuário do peixe-boi vale a visita

Como essas praias ficam vazias em boa parte do ano, são muito procuradas por casais em lua de mel e em viagens românticas, com várias opções de lugares charmosos para ficar, com pousadas com bastante privacidade e casas de temporada.

Indo em direção a Pernambuco, após essas praias, é preciso cruzar um rio de balsa, para chegar em Jaraparatinga.

Japaratinga também é vazia e de uma beleza impressionante. Coladinha a Maragogi, é mais tranquila que a vizinha famosa, que fica a apenas 6 km. As duas são ótimos lugares para mergulhar de snorkel e contam com boas pousadas e hotéis.

Em Maragogi, o segundo maior destino turístico de Alagoas, fica um dos mais conhecidos resorts do Brasil, o Salinas de Maragogi, apontado como um dos melhores resorts para viajar em família do Brasil.

Japaratinga é uma praia tranquila e rústica ao lado de Maragogi

Japaratinga é uma praia tranquila e rústica ao lado de Maragogi

Praias de Pernambuco na Costa dos Corais

Em Pernambuco, uma praia que vale a pena colocar no roteiro é a praia dos Carneiros, uma das mais belas piscinas naturais do Brasil.

O cenário da praia dos Carneiros é composto ainda por uma igrejinha a beira-mar, pousadas rústicas e charmosas pé na areia e muitos coqueiros tombados pelo vento.

No mangue, além das atrações naturais, como os cavalos-marinhos, um bar convida a um suco de pés molhados

No mangue, além das atrações naturais, como os cavalos-marinhos, um bar convida a um suco de pés molhados

Em Tamandaré, já pertinho de Recife, a melhor praia para ficar é Maracaípe, que mistura algumas das melhores ondas para surfar do Brasil com uma região de águas calmas ótimas para nadar tranquilamente.

Maracaípe guarda ainda um mangue cheio de atrações, como um bar, passeios de caiaque e visualização de cavalos-marinhos.

A bela Pousada dos Coqueiros, em frente ao mar, é um lugar ideal para ficar em Maracaípe.

Porto de Galinhas é o lugar certo para quem quer um pouco de agito. O balneário é bem estruturado, com diversos restaurantes, lojinhas e pousadas.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*