Início / Melhores destinos / Deserto do Atacama, no Chile
A insurgência de flores na aridez do deserto, Atacama - Chile

Deserto do Atacama, no Chile

Descubra um roteiro de viagem pelo Deserto do Atacama, no Chile, afinal são muitas as razões para ir visitar o lugar mais seco do mundo.

Para começar, o Deserto do Atacama, um dos destinos ao norte do Chile, guarda verdadeiros tesouros da natureza. Assim, desde vulcões nevados, lagoas de cor esmeralda, turquesa, azul, gêiseres, vicunhas, flamingos misturados em paisagens de tirar o fôlego! Aqui te damos todas as dicas para aproveitar ao máximo essa grande aventura.

Sem mais delongas, como estou morando no Chile, quero contar um monte de coisa legal para quem quer fazer passeios próximos de Santiago e incrementar a viagem com dicas de turismo, curiosidades, passagens para San Pedro de Atacama, hospedagens e até roteiros de bike em meio ao árido e exótico descampado.

Como chegar no Deserto do Atacama

Desde Santiago, a forma mais prática de chegar à San Pedro de Atacama é de avião pela Sky Airline, Latam ou JetSmart até o aeroporto de Calama. De lá, dá pra pegar um transfer até a cidade de San Pedro de Atacama, a 2h30 dali.

Em geral os transfers custam CLP 12.000. Outra alternativa é voar até a cidade de Antofagasta e pegar um ônibus para San Pedro do Atacama.

Se não deu para ir de avião, considere o ônibus desde Santiago com a companhia TurBus e se prepare: são 23h de viagem sem paradas. Quando eu cotei tinham várias promoções de passagens aéreas que saiam mais baratas do que ir de ônibus.

Leia também: O que fazer em Mindo, Peru

Roteiro no Deserto do Atacama

deserto do atacama

Lagoa Miñiques muda de cor conforme a posição do sol – – o que fazer no deserto do Atacama, Chile.

Onde ficar

A cidade é repleta de hostel, hotel, hotel cinco estrelas e até camping. Opções não faltam e dá para escolher aquela que cabe no seu bolso. Lembre-se que sim, o deserto é quente, mas à noite faz muito frio mesmo! Veja se os quartos são bem abrigados ou oferecem cobertores.

Por fim, escolha uma hospedagem que fique dentro do perímetro principal da cidade. É bem seguro caminhar em San Pedro de Atacama, mas não conte com sistema de transporte público, que é escasso.

Os melhores hotéis no Deserto do Atacama pelo Booking.com

Pesquisar hotéis

como chegar no deserto do atacama

Tudo acontece na Rua Caracoles

San Pedro de Atacama

Um oásis em pleno deserto, a cidade de San Pedro de Atacama é vivaz e alegre. Pela principal rua, a Caracoles, milhares de turistas transitam todos os dias em busca de aventuras.

A arborizada praça central, ao lado da centenária igreja de adobe, é um refresco para uma típica tarde calorosa do deserto. À noite os bares fervilham de turistas, em busca de uma cerveja gelada.

É uma cidade pequena que se pode visitar a pé tranquilamente, e por estar isolada e abrigar milhares de turistas, todos os preços são mais salgados, prepare o bolso para gastar parte de seus pesos chilenos.

Leia também: Animais típicos em roteiro na América do Sul

O que fazer no Deserto do Atacama

onde ficar no deserto do atacama

Flamingos na Laguna Chaxa

Antes de mais nada, o Deserto do Atacama vai muito além de um infinito de areia. E prepare-se para se surpreender!

Portanto, reserve so menos cinco dias para aproveitar bem as belezas desse lugar. Você pode visitar o majestoso Salar do Atacama, uma gigante área de sal rodeada por exuberantes vulcões nevados.

E se quer mais aventura, dá para chegar bem pertinho dos Gêiseres del Tatio, uma região geotérmica a 4.200m de altitude, de onde saem colunas de vapor de água que chegam a 70m de altura.

Uma boa dica é pegar um tour de um dia que passa pelas cidades de Toconao, Socaire, a Reserva Nacional dos Flamingos, as incríveis Laguna Miscanti e Miñiques e o esplendoroso Salar de Talar com um mix de cores de encher os olhos.

Aliás, esse passeio é também conhecido como ‘Piedras Rojas’ devido à coloração avermelhada das pedras do salar.

Piedras Rojas

cidades para roteiro no chile

As pedras avermelhadas rodeiam o incrível Salar de Talar – o que fazer no deserto do Atacama, Chile.

Não se pode ir embora de San Pedro sem visitar o Valle de la Luna no entardecer. Esse inóspito e belo lugar muda de cor conforme passam as horas. Agora, atenção, pois dá para visitar de bike. Porém, recomendo que tenha um ótimo preparo físico, levar muita água e se preparar para pedalar debaixo de um “sol de torrar os miolos”).

Leia também: O oásis de Huacachina no mochilão pelo Peru

Valle de la Luna

destinos para mochilão no chile

A exótica paisagem do Valle de la Luna – o que fazer no deserto do Atacama, Chile.

Por fim, algumas outras opções pertinho de San Pedro de Atacama para fazer de bike são o Valle de Marte (ou de la Muerte, é o mesmo) e as ruínas arqueológicas de Pukará de Quitor.

Aliás, se a sua vibe é visitar verdadeiros oásis, recomendo a Laguna Cejar, que por sua alta concentração de sal faz você flutuar. Assim, estão entre as coisas mais legais para fazer no Deserto do Atacama, Chile.

Além disso, vale a pena conhecer as deliciosas Termas de Puritana, perfeitas para um banho relaxado em pleno deserto do Atacama. E, claro, uma boa pedida é aproveitar a noite e fazer um passeio astronômico com uma mirada em galáxias, estrelas cadentes e planetas em uma das regiões de céu com a visibilidade mais limpa do mundo.

Dicas especiais e recomendações:

  • De San Pedro de Atacama também saem tours para o Salar do Uyuni, na Bolívia;
  • Pesquise, pesquise e pesquise. Tem dezenas de agências de turismo em San Pedro e vale dar uma chorada;
  • Tem Wi-fi grátis na praça central e no terminal de ônibus;
  • Tome muita água e passe sempre protetor solar, queima pra valer;
  • Leve roupas de frio, frio mesmo! No Gêiseres del Tatio a temperatura estava -11°C quando eu fui;
  • Não é permitido tomar bebida alcoólica sem pedir algo para comer em San Pedro (é sério). Somente no disputadíssimo bar ChelaCabur na rua Caracoles se pode tomar sem acompanhar uma comida, já que não há outra coisa no cardápio além de cervejas;
  • Tome um delicioso café da manhã com baguete francesa e croissant de chocolate na Franchuteria (Licancabur, 527);
  • Experimente os exóticos sabores locais da sorveteria Babalú (duas unidades na Rua Caracoles).

Leia também: Viña del Mar, no litoral chileno

O deserto de flores do Atacama

Para completar a o que fazer no Deserto do Atacama, vale lembrar que o local é famoso por ser o mais seco do mundo.

No entanto, nem por isso não  devemos esperar que tenha um mar de flores sobre ele. Isso mesmo! Nossa incrível e sábia natureza guarda poderosos segredos em suas sementes, que mesmo sem água ficam ‘dormindo’ por anos até que venha uma milagrosa chuva (causada por fenômenos como El Niño), que as faça brotar.

Vegetação exótica no clima árido

o que fazer no deserto do atacama

Vegetação exótica no clima árido do Deserto do Atacama – Chile | Gabi Saraceni

O ‘Deserto Florido’ é conhecido por sua beleza exótica de espécies endêmicas (só nascem no país) e por sua raridade. Desse modo, vale a pena sair dos roteiros comuns e ir para o deserto do Atacama, todo florido na primavera! Claro, por ser a mãe natureza que dita as regras do passeio, não é todo ano que acontece.

Para planejar melhor a viagem e ter sucesso nas fotos, fique de olho nos sites oficiais do Chile para saber se haverá floração no deserto ou não. Em geral acontece de cinco em cinco anos ou mais.

Quando ir para o Deserto do Atacama

Para visitar o Deserto Florido: de avião ou ônibus desde Santiago para as cidades de La Serena ou Chañaral. De La Serena, tome outro transporte para o Parque Nacional Llanos de Challe, um pequeno e muito valioso parque à beira-mar, que guarda as mais belas e raras espécies da região.

Como visitar o deserto florido

deserto do atacama quando ir

Arbustos e flores de espécies endêmicas no Deserto do Atacama, Chile | Gabi Saraceni

Há trilhas bem fáceis e auto-guiadas, com informações bem legais das peculiaridades locais. Ppara chegar no Deserto do Atacama, o melhor é ir de carro, mas há a opção de pegar um ônibus de Vallenar em direção à Carrizal Bajo (custa em torno de CLP 3.300 e sai 3 vezes na semana: segundas, quartas e sextas às 14h em frente ao Estádio Techado).

Onde ficar no Deserto do Atacama

Se quiser passar a noite, há a opção de camping (CLP 4.000), com água potável, banheiro e ducha fria. De Chañaral, vá de carro para o Parque Nacional Pan de Azúcar. Uma opção é tomar um táxi, já que não há transporte público.

Parque Nacional Pan de Azúcar

deserto do atacama

Parque Nacional Pan de Azúcar, um dos lugares mais lindo para conhecer no Atacama.

O parque é lindíssimo e oferece trilhas de até 10km – ao Mirador Pan de Azúcar. Barqueiros da região do Atacama oferecem passeios de barco pela costa do parque, percorrendo praias e ilhas. Também tem opções de camping rústico e comércio (restaurantes e armazéns).

Road trip no Chile

Dica local: o caminho entre as cidades de Vallenar e Chañaral está repleto de flores roxas, criando verdadeiros tapetes!

atacama chile

Vastos campos de flores entre as cidades de Vallenar e Chañaral – o que fazer no deserto do Atacama.

Por isso, vale a pena alugar um carro em Santiago para pegar a estrada e conhecer o Deserto do Atacama, presenciar essa lindeza de espetáculo da natureza.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.