Início / Antes da Viagem / Melhores lugares pra viagens baratas no interior de SP
Foto de rua com árvores floridas em Caconde, SP
Foto de rua com árvores floridas em Caconde, SP

Melhores lugares pra viagens baratas no interior de SP

O interior de São Paulo é legal para viagens curtas e baratas. Tem destinos para viagens curtas para casal, família com crianças e aventureiros solteiros.

Já comentamos aqui no blog sobre Ilhabela, Praias do Litoral Norte, Circuíto das Serras e Águas e outros destinos para viagens curtas no interior de SP para ir de carro no fim de semana e feriados com a namorada, família e crianças.

Booking: pousadas baratas no interior de SP

Destinos do interior de SP

Águas da Prata – interior de SP

De carro via BR-050 · 247 km 3 h 7 min Antigo bairro de São João da Boa Vista tornou-se cidade em 1935 e mantém clima típico cidadezinha do interior. Localizada numa encosta da Serra da Mantiqueira, Águas da Prata sempre foi conhecida por suas fontes de águas cristalinas e com propriedades medicinais.

Em tempos de seca, ter uma cidade para visitar perto de São Paulo é um privilégio. Você compra água direto da engarrafadora, fundada em 1876.

Você pode fazer a Trilha das 7 Cachoeiras, um percurso longo (cinco a seis horas de duração), mas vale o esforço. O caminho inclui parada em até sete cachoeiras diferentes, em meio à Mata Atlântica, com oportunidade para banhos com água de cachoeira.

Para chegar até elas, é preciso caminhar um quilômetro por uma linha do trem e passar por uma espécie de túnel de pedra. O caminho é escondido e é melhor fazê-Io com guia.

Outro passeio legal por Águas da Prata é ir até o município vizinho de Andradas (MG), a apenas 11 km do centro, em estrada de terra, para chegar até a Pedra do Gavião. O pico fica a 1.663 m de altitude e tem uma linda vista para as cidades da região.

Além disso, ainda é possível arriscar-se nas rampas para voo livre (o local é considerado um dos melhores da região Sudeste para a prática desse esporte). Para quem gosta de aventura, o lugar ainda tem espaço para camping.

Para começar a viagem, faça uma visita à Fazenda Recanto Feliz. Fundada no século 19, foi grande produtora de café e mantém uma imponente sede erguida em 1929 e conhecida como “Casa Amarela”.

A Fazenda Recanto Feliz organiza atividades como o acompanhamento da secagem de café, o reconhecimento de uma trincheira utilizada na Revolução de 32, trechos de mata preservada e também algumas trilhas que duram entre 1 h a 4h.

Para quem está passando o final de semana na cidade, pode ainda conhecer, próximo ao Bosque Municipal, a Feira do Bosque, com 30 chalés de madeira que vendem doces caseiros e artesanatos aos sábados e domingos, na Av. Washington Luís, na saída para Poços de Caldas (MG).

Booking: ver fotos de hotéis e faça a reserva pelo Booking

São João da Boa Vista – interior de SP

De carro via BR-050 · 215 km 2 h 42 min

sao-joao-da-boa-vista-2014

O Turismo em São João da Boa Vista é bem legal! | Foto: Beatriz Varella

Fundada em Junho de 1821, São João da Boa Vista é uma das cidades mais importantes da região cafeeira do interior de SP.

No início do século 20 já ganhava destaque por ser ponto de parada estratégico na viagem de trem entre São Paulo e Minas Gerais. Comece o passeio pelo centro da cidade, que ainda mantém construções tombadas pelo Patrimônio Histórico.

O Teatro Municipal, localizado na Praça da Catedral, é outro atrativo turístico. Construído em 1914, já foi palco de grandes apresentações de óperas, algumas delas acompanhadas pela pianista Guiomar Novaes.

Outro prédio para visitar é a Antiga Câmara e Cadeia, à Rua São João, 204.  Inaugurado em 1887, o prédio foi projeto pelo engenheiro e famoso escritor Euclides da Cunha em um estilo sóbrio. Está totalmente restaurado e abriga hoje uma unidade do Senac.

Um passeio pela história pode ser feito na Estação Ferroviária, na Praça Rui Barbosa, 41, Rosário. De linhas clássicas, a construção foi inaugurada em 1886 para complementar a estrada de ferro ligando São Paulo a Minas Gerais nas viagens de trem.

O Arraial de São João – Festa Junina em São João da Boa Vista, acontece de 21 a 24 de Junho e reúne 15 mil pessoas por dia no Recinto de Exposições. Há apresentações de quadrilhas e pista de forró para dançar agarradinho.

Nas festas de fim de ano, o Natal em São João da Boa Vista é animado também. Há sempre investimento nas festividades, com decorações natalinas, shows e apresentações de teatro na Praça Joaquim José, no centro.

Booking: pesquise hotéis na região pelo Booking

Caconde – interior de SP

De carro via BR-050 · 288 km 3 h 42 min

Aonde? Às margens do Ribeirão Bom Sucesso teve início o povoado de Nossa Senhora da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo, que virou Caconde em 1883.

A cidade tem grande potencial turístico no interior de SP, especialmente com o ecoturismo, trilhas e aventuras. Esportes radicais é o que não falta na cidade, que começa a despertar para o turismo de aventura e o ecoturismo no interior de SP devido às cachoeiras e rios com corredeiras da região ideais para a práticas de esportes de aventura.

O trecho do rio Pardo onde é praticado rafting e canyoning tem uma vazão bacana durante o todo o ano. Você pode ir qualquer época ou mês que é possível praticar rafting e bóia-cross em corredeiras num dos melhores circuitos de ecoturismo do interior de SP.

Outro esporte de aventura, o canyoning, também pode ser feito. Após cruzar um cânion no leito do rio chega-se a cachoeiras com quedas que variam entre 15 m a 72 m.

Para continuar curtindo trilhas com cachoeiras em SP, vá até a Cachoeira Santa Quitéria. A queda de 47 m de altura é bem procurada para as práticas de rapelcascading. Acesso pela vicinal Caconde-Divinolândia, 18 km do centro.

O pôr-do-sol pode ser visto do Morro do Pontal, um dos pontos mais altos da região, com 1.277 m de altitude e uma vista panorâmica do Rio Pardo.

Para os corajosos, há opções de rapel, descendo um trecho de 20 m de altura da Pedra do Pontal. Finalmente, se ainda sobrar energia, você poderá fazer a trilha da Usina Velha, um passeio de 4 h de grau médio de dificuldade que inclui caminhada pelo leito do rio Pardo. Passa por trechos de Mata Atlântica preservada, praias de areia branca que são paradas para banho e cachoeiras.

Booking: ver fotos e fazer a reserva no hotel

Foto em Destaque (Caconde): Pedro Ponchio

Casa Branca

De carro via BR-050 · 226 km 2 h 51 min Com acesso pela SP-340, a pequena cidade de Casa Branca também viveu o período áureo do café, refletido em seu patrimônio histórico concentrado na região central.

Os destaques turísticos Em Casa Branca são o Casarão dos Vilela, um imponente sobrado construído no início do século 19, na Praça Barão de Mogi-Guaçu, e a vizinha Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, de estilo eclético, construída em 1843 e reconstruída 50 anos depois, após um incêndio.

Faça a reserva de um hotel na cidade pelo Booking

Algumas dicas de roteiros por cidades paulistas:

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

4 Comentários

  1. gostaria de receber as promocções

  2. Gostaria de saber onde a primeira foto foi tirada !

  3. Ótimo post com lugares alternativos do nosso estado pra visitar, diferente dos outros sites. Muito obrigada! :))

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*