Início / Vasto Mundo / República Tcheca / Comer barato e beber bem é muito fácil em Praga!
aug 09, 06

Comer barato e beber bem é muito fácil em Praga!

Por Sani Hadek

Para quem gosta de culinária internacional, a República Tcheca tem muitas comidas típicas para você fazer uma viagem na Europa comendo bem e barato. Portanto, ao planejar sua viagem para Praga, prepare-se para comer bem gastando pouco e saborear as melhores cervejas do mundo.

Dicas para uma viagem barata na Europa

Caindo no Mundo: coluna da viajante Sani no Muita Viagem

A cozinha tcheca se parece muito com a alemã e com a austríaca, farta em carnes de todos os tipos, principalmente de porco e de vaca, servidas quase sempre com batata ou knedlik, um pãozinho típico que pode ser feito de batata, pão ou farinha, e inclui muito pouca verdura. Vez ou outra um prato vem com espinafre.

Se você é vegetariano, não espere encontrar grandes opções nos restaurantes. Saladas, sanduíches, e principalmente queijo a milanesa serão suas raras opções.

svíčková na smetane: comer bem e barato na Europa | foto: pepperlime

Um dos pratos mais famosos na Republica Tcheca é o svíčková na smetane, uma carne ao molho de cenoura basicamente, servido com geleia de cramberry e chantilly. Entre outros pratos tradicionais, destacam-se o gulas, feito com molhos diversos, normalmente envolvendo páprica, e o knedlo vepro zelo feito de carne de porco, bolinhos e repolho.

Praga tem a fama de ser um destino mais barato em comparação com as outras capitais européias, e de fato é possível comer bem pagando pouco nos restaurantes. Mas é preciso ter muito cuidado, porque o preço varia muito de um lugar para outro. Um café pode custar entre 2-4 reais em um bar comum ou até 10 reais em um ponto turístico.

O preço de uma boa refeição em Praga varia de 10 a 20 reais, mas em restaurantes sofisticados, com comidas elaboradas, um jantar para duas pessoas chega a custar até 400 reais. No geral, é possível comer muito bem por 20 reais, incluindo a cerveja!

knedlo-vepro-onde-comer-praga

Knedlo vepro: refeição tipicamente tcheca para jantar barato em Praga | foto: smejkal

Cervejas tchecas, entre as melhores do mundo!

Vale lembrar que as cervejas tchecas são consideradas umas das melhores da Europa. Até alemães, belgas e holandeses, experts no assunto, admitem sua excelente qualidade. A República Tcheca tem o maior consumo per capita do mundo!! Dizem que os tchecos bebem, em média, mais de 160 litros de cerveja por ano, o que corresponde a um pouco menos de meio litro por dia.

A variedade de cervejas tchecas é grande, e a bebida é servida de duas maneiras: em copos de meio litro, chamados de velké (cerveja grande), ou em copos de 330 ml, chamados de malé (cerveja pequena). Eu que moro por aqui, posso assinar embaixo: sim, tcheco bebe muito!

Nos últimos anos, com o crescimento da indústria do turismo, os bares e restaurantes se multiplicaram e o serviço melhorou muito, mas o atendimento ainda deixa bastante a desejar.

Degustação de vinho em Buenos Aires

About The Author

Sani Hadek já morou em 4 países e ama viajar desde criança. Em 2004 deixou tudo para trás e aventurou-se no mundo atrás de respostas para suas tantas perguntas. Desde então, roda o mundo com sua mochila suja e não desgruda da câmera fotográfica. Escreve sobre suas aventuras no Muita Viagem e sobre vida saudável em Raw4Happiness.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*