Início / Vasto Mundo / Chile / Dicas para esquiar no Valle Nevado
  • Valle Nevado

    Um guia com as melhores dicas para esquiar no Chile

  • Snowboard ou Esqui? Você escolhe!

  • Valle Nevado é o melhor lugar para esquiar no Hemisfério Sul.

  • Cima Andes, com quase 3.500 metros de altitude.

  • O passeio pelos teleféricos é uma aventura!

  • Pegue uma carona conosco e venha curtir este relato...

Dicas para esquiar no Valle Nevado

Uma das boas dicas sobre o que fazer em Santiago é ir até o Valle Nevado! Mesmo que você não queira esquiar, apenas ir até a região dos Andes ver a neve é uma experiência mágica.

Não sou muito fã de neve, especialmente depois de enfrentar temperaturas abaixo de -30ºC quando morei em Montréal, no Canadá. Mas não deixei de incluir no roteiro em Santiago, o Valle Nevado. Aproveitei um dia da minha viagem no Chile para esquiar na neve!

Roteiro de um dia em Santiago: O que fazer?

Onde comer bem em Santiago, Chile?

Como ir até Valle Nevado?

valle-nevado-como-chegar

Para evitar enjoo na estrada que tem 60 curvas, tome um Dramin 1 hora antes do roteiro.

Há algumas formas de chegar até às estações de esqui, uma delas, a mais barata, é por meio de excursões, facilmente reservadas em agências de viagens no centro de Santiago.

O bom desta opção é o pagar um preço barato por pessoa. O ruim é que você fica com o horário de volta estabelecido pela agência. Em geral, eles te pegam no hotel por volta das 8:00 AM e saem do Valle Nevado às 05:00 PM. (Se você não tiver com tempo livre, vale a pena, pois o tempo passa voando).

Outra forma, que não recomendo, é alugar um carro e ir por conta. Acho esta opção um pouco arriscada para quem está indo pela primeira vez. Isto porque a estrada até Valle Nevado é íngreme, sinuosa e, dependendo do dia, pode estar coberta de gelo, o que torna o trajeto extremamente perigoso, especialmente na volta, quando certamente você estará exausto!

Uma terceira opção é ir com transporte particular. Como eu tinha horário para voltar ao hotel, foi a que escolhi.

O ruim é que o preço é mais carinho para quem vai sozinho ou em número reduzido de pessoas, como no nosso caso (estávamos em dois). O bom é que você que decide o horário de ir, de voltar e ainda não se preocupa em dirigir o carro, apenas apreciar a paisagem na ida e na volta pode até cochilar. Neste transporte particular o valor da van era de US$160 (ida + volta). Cabem até 6 pessoas no carro.

– Dicas de turismo no Chile

Onde alugar os equipamentos para esquiar?

aluguel-ski-valle-nevado

Uma dica para economizar na viagem é saber onde alugar os equipamentos de ski.

A opção mais barata para economizar com equipamentos para esquiar no roteiro para o Valle Nevado é alugar bota, esqui, luvas, viseira e roupas em alguma loja especializada em aluguel para esqui que não a localizada na própria estação de esqui.

Recomendamos a loja Ski Ahorro. A loja fica localizada na Avenida Los Condes, 9143. Além do aluguel, a loja ainda vende equipamentos novos e usados, bem como realiza também o transporte até as estações de Ski.

Para ter uma ideia, abaixo comparamos o preço do aluguel (dia) que encontramos na loja Ski Ahorro e na própria estação de esqui em Valle Nevado, Chile (preços em pesos chilenos):

Aluguel de equipamentos para esquiar na loja antes de subir o Valle Nevado:

Snow ou Ski = 19.000
Calça ou jaqueta = 7.000
Luvas = 5.000
Viseira = 5.000
Botas = 7.000

Total: 50.000

Aluguel de equipamentos para esquiar na loja já na estação de esqui de Valle Nevado:

Ski ou Snow = 29.000
Kit Jaqueta + calça + luvas = 25.500
Calça ou jaqueta = 13.500
Luvas = 5.500
Viseira = 7.500
Botas = 8.500
Locker = 2.000 (você irá precisar para guardar suas coisas)

Total: 72.500
valle-nevado-muita-viagem

Dan, o rei das montanhas!!! #sqn

Como podem ver, a diferença é grande, mas mesmo que esquiar seja um esporte caro, vale a pena economizar com o aluguel. Além do mais, alugar antes de subir as montanhas é uma garantia de que encontrará equipamentos do seu tamanho. Soube de gente que chega lá em cima sem equipamento e acaba não encontrando o seu número de botas, por exemplo.

Uma dica para quem nunca esquiou é que não vale a pena economizar no aluguel de nenhum equipamento! Você necessariamente precisará de luvas, viseira (não vá achando que seu Ray Ban vai proteger seus olhos, pode até estragar com a neve ou quebrar no primeiro tombo!) e calça impermeável (se for apenas de calça jeans, voltará encharcado!). O único item que pode deixar de lado é a jaqueta caso tenha uma própria de couro ou compatível.

O preço do Ski Day é de 43.000 para adultos. Estudantes menores de 25 anos pagam 31.500.

Os preços acima são referentes ao período de alta temporada, que vai de 27 de Junho a 17 de Agosto, de 13 a 21 de Setembro e aos finais de semana e feriados. Na baixa temporada fica cerca de 15% mais barato.

Aproveite as promoções da temporada! Segunda-feira as mulheres têm 50% de desconto; E de sexta-feira, você + 2 amigos pagam apenas o valor de 2 ingressos do “Ski Day”.

Onde ficar em Valle Nevado?

hotel-valle-nevado

Rede hoteleira em Valle Nevado.

Fiquei hospedado no Hotel Marina Best Western, em Los Condes. O hotel não fica localizado no Valle Nevado, mas é bem pertinho, cerca de 1 hora de carro (30km) até as estações de esqui. Na verdade, recomendo a hospedagem em um dos 3 hotéis do complexo (listados abaixo) apenas para quem pretende passar mais de um dia esquiando no Chile.

– Pesquise 40 opções de hotéis próximos à Valle Nevado pelo Booking.

  • Hotel Valle Nevado (5 estrelas)

É o hotel top no Valle Nevado. Uma hotelaria sofisticada e um dos restaurantes mais refinados do pedaço. Todos os quartos possuem vista para a Cordilheira dos Andes. Acredito que valha a pena apenas para casais em lua de mel ou em viagem romântica.

  • Hotel Puerta Del Sol (4 estrelas)

É um hotel mais adequado para quem viaja em família e com crianças, pois conta com alguns quartos conjugados, piscina aquecida e kids zone. Veja relato sobre a hospedagem no hotel no blog Café na Viagem. O hotel tem noites de bingo familiar às segundas-feiras e concurso de bonecos de neve às sextas-feiras, ambas atividades às 18:30 no bar do hotel.

  • Hotel Três Puntas (3 estrelas)

É o hotel barato em Valle Nevado. Um dos melhores custo x benefício para quem vai esquiar por mais de um dia e quer um pouco mais de agitação. É fácil se enturmar por lá com tantos jovens circulando pelas áreas comuns.

Apartamentos para alugar em Valle Nevado

Além dos hotéis, uma opção barata de hospedagem no Valle Nevado são os apartamentos para alugar ali ao lado dos hotéis. Contudo, é preciso reservar com antecedência da sua viagem ao Chile, pois o número de quartos é bem limitado:

– Valle Nevado Apartments (acomoda até 6 pessoas)

– Valle Nevado Vip Apartament Ski Out-In (acomoda até 4 pessoas)

O que levar na mala na viagem ao Valle Nevado?

Em relação às roupas, o ideal é vestir uma “segunda pele”, ou seja, aquelas roupas térmicas que não deixam o calor do seu corpo escapulir facilmente. Leve também um bom casaco de couro ou blusa corta-vento para vestir por cima, além é claro, de um cachecol para proteger o pescoço e ficar no clima de Santiago.

A mesma dica para as calças. Uma “segunda-pele”, e por cima, uma calça impermeável, podendo caprichar ainda com uma corta-vendo por cima caso esteja muito frio e nevando. Lembre-se também das luvas, gorro e duas meias, uma delas impermeável.

danilo-valle-nevado

Apesar da neve, o Sol é forte e queima. Proteja olhos, pele e lábios.

Outra proteção fundamental é o uso de viseiras para quem irá esquiar e óculos de sol para quem vai só passear (os raios solares são bem fortes, ainda mais que estará mais perto “dele” – lembre-se as pistas chegam a mais de 3.000 metros de altura).

Para cuidar da pele e se proteger do Sol, a dica é passar um protetor solar fator 50 e protetor labial. O frio dos Andes resseca e pode até queimar dependendo da exposição.

Manter-se hidratado também é importante! Tenha sempre a mão uma loção hidratante e beba água sempre que possível.

Algumas dicas de conduta nas pistas:

– Mantenha sempre o controle. Você deve ser capaz de parar ou desviar das pessoas;

– As pessoas à frente têm preferência. É sua responsabilidade desviar-se delas;

– Cuidado para não obstruir as pistas;

– Sempre utilize os freios para ajudar a prevenir quedas;

– Leia todas as sinalizações e advertências. Esquie apenas em pistas da sua categoria;

Por que ir até o Valle Nevado?

valle-nevado-bajo-zero

O Valle Nevado é o maior e melhor lugar para esquiar em montanhas do Hemisfério Sul.

Nunca havíamos ido lá, mas soubemos do marketing do Valle Nevado que em 2014 diversas melhorias foram feitas para tornar a experiência de esqui ainda melhor para turistas e praticantes de esportes na neve. Entre elas, compra de novos equipamentos, alargamento das pistas, novas áreas para quem precisa aprender a esquiar, ampliação do estacionamento, novo restaurante e wi-fi gratuito no Bajo Zero.

dan-esqui-chile

O que eu fazia em pista expert? Conto em outro post…

Pistas para esquiar em Valle Nevado

Há pistas para praticantes de vários níveis. 9% delas para principiantes, 31% para intermediários, 40% avançados e 20% para experts.

– Clique aqui para ver o mapa das pistas

Escola de Esqui & Snowboard

Para quem deseja aprender ou até mesmo aperfeiçoar suas técnicas, o Valle Nevado conta com uma equipe de mais de 125 profissionais capacitados e instrutores certificados bilingües (espanhol/inglês).

Há opção de aulas para esquiadores e snowborders de freeslyle e freeriders, além de aulas para iniciantes no esporte. E também aulas especiais para pessoas com mobilidade reduzida.

Para mais informações envie e-mail para escuela@vallenevado.com.

Viagem com crianças no Valle Nevado

O Burton Riglet Park é um espaço feito especialmente para crianças de 4 a 9 anos se divertirem na neve. O parque simula as pistas reais de esqui nas quais os pimpolhos poderão aprender snowboard sob a orientação dos instrutores capacitados do Valle Nevado.

Para quem fará a viagem com crianças, vale a pena ler os relatos dos blogs Viajando Com Pimpolhos e o Café na Viagem, além das dicas sobre atividades para crianças no Valle Nevado no site oficial do complexo.

Onde comer e beber em Valle Nevado?

onde-comer-valle-nevado

O restaurante Bajo Zero é uma opção legal para curtir o visual das pistas.

Para economizar na viagem, nossa dica é levar seu próprio lanche, barras de cereais e uma garrafa de água. Agora, se pretende fazer uma refeição à mesa, apreciando a linda paisagem, há diversas opções de restaurantes no local.

Confira abaixo os restaurantes em Valle Nevado:

  • La Fourchette

É um restaurante de culinária francesa e variada carta de vinhos localizado no Hotel Valle Nevado. Já foi citado no Viaje na Viagem como um dos preferidos do blog do Riq Freire. Você poderá conferir também o relato sobre o La Fourchette no blog Destemperados.

  • Mirador Del Plomo

Cozinha tradicional com buffet mediterrâneo de antepastos e saladas. Além disso, o restaurante, localizado no Hotel Puerta Del Sol, serve também opções de massas e carnes. Segundo o blog Destemperados é o “restaurante família” do Valle Nevado.

  • Don Giovanni

O restaurante italiano oferece boas opções de massas e pizzas em Valle Nevado. Leia o relato do blog Destemperados sobre o local.

  • Sur

Em um ambiente bastante sofisticado, o restaurante tem pratos da gastronomia internacional e cozinha gourmet chilena. Para o blog Café na Viagem, um dos melhores do local para quem quer experimentar a culinária típica do Chile. O restaurante fica localizado no Hotel Tres Puntas.

  • Bajo Zero

Acredito que seja uma das opções mais baratas onde comer em Valle Nevado. É um fast food que vale pela vista privilegiada  nos amplos terraços do restaurante, rodeado por pistas de esqui e muita neve. A dica para os viajantes que não esquiam é usar o wi-fi gratuito do local, melhor que isso só a vista!

  • La Leñera (antigo Slalom)

O bar bistrô tem ambiente rústico e ideal para saborear um sanduíche gourmet entre uma descida e outra. O Viaje na Viagem tem um post legal que comenta sobre alguns lugares para comer e beber em Valle Nevado que vale a leitura!

  • Restaurante Plaza De La Góndola

Como todos os lugares onde comer no Valle Nevado, o restaurante possui uma vista muito bonita dos Andes. Digo que é o local com a melhor visão das montanhas cobertas de neve.

Onde beber no Valle Nevado?

Além das opções de restaurantes citados acima, o complexo gastronômico do Valle Nevado ainda tem opções bem legais de bares e pubs para quem ainda tiver fôlego depois de um dia esquiando na neve, ou simplesmente para beber um drink e relaxar.

  • Pub Três Puntas

Localizado no Hotel Três Puntas, é uma dica para terminar o dia com “uns bons drinques” e soltar a voz no karaokê do bar aos domingos a partir das 22:00. Destaque também para a degustação de vinhos (sem custo adicional) às quintas-feiras às 18:00 e noite de casino às quartas-feiras a partir das 22:00.

  • Bar Lounge

A lareira dentro do bar é um alento após o dia na neve. Lugar bacana para relaxar em meio a sofás, pufes e cadeiras confortáveis. O bar pode ser acessado pelo Hotel Valle Nevado. À noite é possível comer sushi ou fondue.

  • Bar Valle Nevado

Localizado no hotel mais luxuoso do Valle Nevado, o bar dispõem de excelentes receitas de coquetéis e os melhores vinhos importados e da região.

  • Bar Puerta Del Sol

Em ambiente bastante informal, o bar é boa dica para começar um happy hour após o esqui e divertir-se até a meia-noite. Fica localizado no Hotel Puerta del Sol.

Para realizar a viagem tivemos o apoio da assessoria B4T e do Valle Nevado.

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

32 Comentários

  1. Estou viajando p samtiago proximo dia 3/08/2014. Com minha mae 62 e minha filha 15. Eu tenho 44. Quero comprar o translado do hotel para vale nevado para o domingo 07 e para val paraiso e vina del mar no sabado, vc. Orienta q faço pela internet a qui do brasil ou quando chegar la pessoalmente, e quanto me custaria e qual emp, de turismo procurar. Obg.

    • Olá Manoel! Acho melhor fazer quando estiver por lá. Em geral, os hotéis ajudam nestas reservas. Ao menos o hotel que fiquei ajudou bastante.
      Para ter uma ideia de preço, segue os preços praticados pela empresa Turistik, que domina o turismo em Santiago: Para ir à Valle Nevado em excursão opte pelo passeio “Andes Panorâmico”, que te pega às 9:00 AM no hotel e sai do Valle Nevado às 4:15 PM no valor de 26.000 pesos chilenos (lembrando que este valor não inclui o preço do ingresso para esquiar, nem equipamentos). A empresa Turistik também faz o passeio à Valparaíso e Viña del Mar por 34.000 pesos. Caso pretenda esquiar, alugue os equipamentos na SkiAhorro, que também oferece o transfer e tour pelos Andes por 24.000 pesos.

      Espero ter ajudado!

  2. Olá! Estou querendo ficar no valle Nevado do dia 22 a 25 de setembro, será que poderia me informar se tem neve nesse período? Estou com medo de chegar lá e não encontrar neve…

  3. Olá,

    Estou com passagens compradas para Santiago em setembro/15 para comemorar meu 1º ano de casamento. Como meu marido não conhece neve, pretendo passar 1 noite nas montanhas para aproveitarmos o local. Mas tenho algumas dúvidas se realmente vale a pena dormir 1 noite por lá ou apenas fazer bate e volta. Esta região só possui basicamente os hóteis ou é uma pequena cidade? Vi que existem alguns apartamentos para alugar, fica perto das estações de esqui? Caso não queiramos esquiar, é possível fazer algum tipo de passeio na neve? Como é o transporte nessa região, a pé? Desculpe o número de perguntas, mas estou um pouco em dúvida se realmente vale a pena dormir por lá. Obrigada.

    • Oi Carol! É importante lembrar que nesta época não está nevando, apenas as montanhas estão cobertas de neve. Como parece que a ideia não é esquiar, minha dica é ficar hospedado em Las Condes – Veja dica de 2 hotéis muito bons por lá: http://muitaviagem.com.br/onde-ficar-em-santiago-dicas-hotel-chile/.

      Aí vocês têm mais liberdade para fazer outros passeios em Santiago (Funicular, Vinícolas, Bairro Bellavista, parques, etc) e podem reservar de repente um final de semana para ficar nos hotéis lá no Valle Nevado (é um pequeno complexo de 4 ou 5 hotéis), você fica a pé por lá a não ser que suba a montanha com carro alugado (o que não recomendo se o objetivo é relaxar). Dá uma olhada neste hotel deste link aqui.

      São hotéis maravilhosos e o legal de ficar lá, especialmente para você que pretende comemorar 1 ano de casada, é curtir o silêncio da noite e as paisagens da montanha durante o dia. É muito romântico! O hotel tem sauna, spa, restaurantes, etc. Agora, o preço é caro e realmente se a ideia for apenas ver a neve, vale simplesmente fazer o bate-volta.

      Lá você anda a pé mesmo, dá almoçar em um bom restaurante, tomar um vinho, andar de teleférico e namorar com o clima incrível dos Andes.
      Espero que tenha ajudado um pouco a esclarecer as suas dúvidas! ;)

  4. Olá.
    Gostei muito de seu post e blog. Muitas dicas interessantes. Uma informação que não encontrei é sobre a van que vai de Santiago até o Valle Nevado (por 160 dólares). Qual o nome da van? Tem algum contato? Se você puder informar eu agradeço muito.
    Fabrício

  5. Olá gostaria de saber se há chalés com lareira para alugar em Valle nevada ? e se não houver se tem aluguel barato pq vou só com minha esposa vamos ficar 3 Dias queremos esquiar , e conhece um poco da cidade

  6. Olá tenho acompanhando seus post e confesso que gosto muito pelas riquezas de detalhes, importante para quem gosta de planejar e se virar sem depender de agências. Gostaria de saber se vale apena fazer uma estação por dia ou pegar o tour do tipo Farellones + Valle nevado. Estou indo com duas crianças de 8 e 10 anos e meu medo é quere fazer tudo e ao mesmo tempo não fazer nada.

    • Olá Helcio,

      Acredito que o melhor é fazer apenas uma das duas estações por dia. Quando fui, passei o dia em Valle Nevado e acredito que só as aulas de ski, teleférico, skibunda e uns tombos farão você se divertir por horas com as crianças. Leve lanche, frutas e água para os pequenos e escolha o restaurante Bajo Zero como base para economizar em uma refeição e já postar as belas fotos dos Andes com o wi-fi gratuito do local! Boa viagem.

  7. Boa Tarde Hélcio ,

    estou programando uma viagem ao Chile na primeira quinzena de setembro com uma amiga e vamos aproveitar para esquiar, já que adoramos o esporte. Agora estou sem saber o que é o mais indicado para nós, levando em consideração custo x beneficio. Ficar em Santiago e subir todos os dias com as excursões ou hospedar na montanha? Pensamos em uns 3 ou 4 dias…. quais estações indica para nós ? Obrigada

  8. Boa tarde,

    Qual estação você indica para uma viagem com uma criança de 12 anos para que possamos aproveitar a neve, não necessariamente esquiando. Valle Nevado ou El Colorado, Farellones? Grata

  9. Olá Dan.
    estou olhando outros postes e verifiquei que esse teu é muito bom mesmo rico em detalhes muito bacana e já estou planejando o que fazer lá de acordo com seus comentários. estou saindo do brasil dia 21 de agosto retorno no dia 25. quero fazer passeios para o valle nevado vina del mar e vinícola concha y toro. como vou chegar na sexta feira à noite terei o sábado domingo e segunda feira gostaria de saber qual o melhor dia e qual o melhor passeio a fazer se o valle nevado no sábado fica melhor no domingo ou na segunda. como vou chegar na sexta feira a noite, tenho o sábado domingo e segunda feira. gostaria de uma dica sua qual o melhor dia para passear no vale nevado esquiar, se no final de semana ou na segunda feira devido aos preços se tem alguma diferença de final de semana ou segunda feira na temporada?
    Abraços

    • Oi Rodrigo!

      Acredito que na segunda-feira seja melhor, pois aos finais de semana a estação costuma ficar lotada. Durante a semana talvez poderá aproveitar melhor a estação com menos esquiadores nas montanhas. Os preços são mais baratos sim durante a semana, porém na Alta Temporada (de 27 de junho a 27 de setembro) esta regra não se aplica. A vantagem será mesmo a quantidade de pessoas esquiando!

      Obrigado pelos elogios. E boa viagem!!

  10. Boa tarde,
    Eu e meu namorado vamos ao Valle Nevado, porém tenho pavor de curvas, sempre fico muito mal, tem algum dica que pode me dar pra eu não chegar tão ruim la em cima, pois queria conseguir aproveitar o dia.
    Obrigada

    • Olá Joyce! A sugestão é você tomar um café da manhã bem leve e (talvez) tomar um remédio para enjoo um pouco antes de seguir para as montanhas. Tente cochilar durante a viagem, perderá a vista das paisagens, mas pode ser melhor para chegar inteira lá no Valle Nevado. Caso não queira tomar remédio, poderá levar um copo com algumas pedras de gelo ir chupando o gelo caso sinta enjoo. :)

  11. Dan, estou indo passar ferias com meu marido no Chile e eu simplesmente amei o seu blog!!
    De todos os que eu já vi achei o seu mais completo.
    Parabéns!!!

  12. Bom dia !!

    Eu e minha esposa estamos indo passar as ferias no chile e gostaria que nos desse algumas dicas. Vamos ficar em Santiago e pretendemos conhecer as estações de Esqui , porém como é a 1º vez que vamos gostaria de algumas dicas . Também aproveitando gostaria de saber qual a moeda melhor para levar Dolar ou Peso Chileno?

    • Estou com a mesma duvida chego amanha em santiago , creio pelo que pude perceber que ir com real seria um pouco melhor , vou sacar no atm qdo chegar para despesas locais

  13. Olá Dan, parabenizo pelo site e pela riqueza de detalhes. As pessoas buscam dicas do que fazer de sobretudo o preço. Vou na última semana de agosto/16. Minha dúvida é se realmente preciso fazer a aula para iniciantes? É tão difícil assim que necessita de aula ou é uma segurança a mais? Outra dúvida é se consigo algumas promoções nos alugueis por ser um período entre as altas temporadas.. Att.

    • Oi Lucas, a aula é dispensável sim. Contudo, se você nunca teve uma experiência esquiando na neve é bom ao menos ver alguns vídeos no Youtube explicando como frear, fazer movimentos, etc. Mesmo que uma aulinha, ali na hora, possa te dar mais confiança.

      Sobre o aluguel de equipamentos, o preço mais em conta mesmo é na loja indicada – Ski Ahorro. Eles têm preços diferenciados na baixa temporada. Divirta-se! Esquiar no Valle Nevado é incrível!

  14. Dan, parabens pelo site cara, dicas fantásticas.
    Estou escolhendo um pacote de 7 dias para o Réveillon, longe ainda né, mas quero deixar tudo prontinho. Rsss. Estou em duvidas entre Buenos Aires e Santiago. No réveillon ainda tem neve no Valle?

    Obrigado.

  15. OLA
    BOA NOITE Dan

    Entao… eu e minha namorada estamos a caminho do chile no final de agosto e gostariamos de saber qual a melhor opçao de transporte do aeroporto ate a estaçao de ski.
    a ultima pesquisa me avaliaram em 161.500 pesos. achei caro a cotaçao.
    voce me indicaria uma alternativa melhor ?
    desde ja fico agradecido
    M Norberto

  16. Muito bom, parabéns pelo conteudo!

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*