Início / Antes da Viagem / Viagem de avião com bebês e dicas para grávidas
Viajar grávida
Dicas para viagens de avião com crianças pequenas e bebês

Viagem de avião com bebês e dicas para grávidas

Você está grávida e já está pensando em como fazer quando o bebê nascer e sua família sair de férias em viagem de avião?

Confira então algumas dicas que preparamos para a mamãe que vai viajar com bebê de colo, crianças pequenas e também cuidados para viajar enquanto estiver grávida.

A primeira coisa que uma mãe deve ficar atenta ao comprar uma passagem aérea ou pacote de viagem é saber o horário do voo e se há escalas ou conexões entre aviões.

O melhor horário viagens aéreas com crianças de colo são os horários noturnos, com a dica de deixar a criança o maior tempo possível acordada antes do horário de decolagem do avião.

Aí o macete é logo que decolar dar de mamar para a criança ou bebê que certamente ela irá dormir.

Algumas companhias aéreas fornecem um berço acoplável no parapeito da primeira fileira, onde as mamães podem deixar crianças pequenas de até 11kg para dormir de forma mais confortável.

Informe-se se a empresa aérea faz alguma cobrança pelo uso do berço a bordo.

Lembre-se também de solicitar no check-in, assentos na primeira fileira do avião, aliás um dos melhores lugares do avião, são mais confortáveis para as mulheres com crianças de colo.

Após atentar-se aos detalhes antes do embarque junto à companhia aérea, que também providencia carrinho de bebê da empresa para uso no aeroporto para a mãe levar a criança até o avião, desembarcar no destino ou mesmo ficar aguardando o embarque do voo no saguão do aeroporto.

Caso queira levar uma cadeirinha de bebê (até dois anos) no assento da cabine, certifique-se de que a cadeira caiba no assento do avião e seja certificada para uso aeronáutico. No entanto, como a criança não será transportada no colo, é necessário comprar a passagem para o bebê.

Com estas informações na cabeça, você certamente terá uma viagem de avião com criança muito agradável, tranquila, e principalmente, segura com sua criança, seja bebê de colo, criança de um ano, dois anos ou mais.

Leia dicas para comprar pacotes de viagens de avião.

Alimentação do bebê no avião

A dica é estar preparada, com mamadeira, bolsa térmica e outros itens da dieta do seu bebê ou criança menor de idade. Saiba informar-se na linha aérea, se o avião possui recursos para esquentar o leite do bebê, como água quente ou forno elétrico.

Dica: dê de mamar durante a subida do avião ou na descida para o pouso.

Prefira voos noturnos e dê de mamar após a decolagem, durante a subida. Neste momento o avião está ficando pressurizado, portanto, pode dar alguma dor de ouvido no bebê, o ato de mamar forçará as vias aéreas aliviar a pressão.

O mesmo acontece durante a descida para o pouso, na verdade, com muito mais intensidade, portanto, tenha um pouco de leite para o final da viagem caso a criança não esteja dormindo.

Trocar as fraldas do bebê no avião

Mamãe, não cometa o erro de trocar o bebê no assento do avião! Além de ser muito feio e também desagradável para os passageiros que estão viajando com você e também aos outros passageiros que viajarão neste assento.

Ainda, para convencer as mamães ainda trocam fraldas da criança na poltrona do avião, saiba que os assentos do avião são cheios de bactérias e que no toalete, há fraldário e você pode forrar com papel toalha, além de dispor de água caso seja necessário.

Como distrair a criança durante uma viagem longa?

Para a mulher que irá fazer uma viagem longa de avião,com mais de 4 horas de duração, é preciso estar preparada, com mais de uma mamadeira, coberta, fraldas, trocas de roupa, brinquedos da criança, etc.

O objetivo da mamãe que viaja com a família e com uma criança no colo é fazer com que o bebê durma o maior número de horas possíveis, e quando estiver acordado, deve ser mantido de forma a manter o bem estar, e, consequente, o bom humor da criança, usando para isto brinquedos, cantigas e intercalar a alimentação com um soninho. Este é o segredo!

Viajar com uma criança pequena chorando o tempo todo é muito desagradável para você, a criança e todos à sua volta. Não viaje despreparada!

Compre mamadeira, chupeta, manta para cobrir criança, travesseiro, brinquedos, até eletrônicos como DVD Portátil, Música, etc. Tudo é válido para fazer uma boa viagem!

Viagem de avião para gestantes

Leve sempre uma mantinha ou uma almoçada ou travesseiro para ficar mais confortável. Uma garrafinha de água também é aconselhável, pois o ar do avião é bastante seco.

Para gestação de risco ou a partir do sexto mês de gestação é importante consultar o seu médico. Além disso, é preciso considerar a duração no destino e a data do voo da volta!

Documentos para embarque das crianças

Para crianças e adolescentes que viajam sem a companhia de pais ou responsáveis, é necessário a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) e conferir as exigências da Vara da Infância e da Juventude da localidade de embarque.

Nenhuma criança poderá viajar para fora da cidade onde mora desacompanhada dos pais ou responsáveis sem expressa autorização judicial.

Consulte a empresa aérea com antecedência e verifique o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, além das exigências da Vara da Infância e da Juventude da localidade de embarque. As regras para os voos internacionais são diferentes.

Viagens internacionais de crianças desacompanhadas

Para que menores brasileiros viagem ao exterior desacompanhados dos responsáveis ou na companhia de apenas um destes, será necessária a apresentação de autorização judicial. Esta é dispensável desde que tenha sido emitida autorização pelos responsáveis, seguindo-se o modelo disponível no site da PF.

Será necessária a apresentação à Polícia Federal da autorização de viagem, ainda que no momento do check-in, perante as companhias aéreas, estejam presentes os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente.

Em casos de autorizações emitidas no exterior, deverão ser observadas as orientações das respectivas repartições consulares brasileiras, seguindo-se o modelo disponível no Portal Consultar.

Foto: hifi_ninja

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

1 Comentário

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*