Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Trilhas e cavalgadas no Parque da Pedra Azul – Montanhas Capixabas
  • Pedra Azul

    cartão postal da região das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo

  • do lado direito é possível ver o "lagarto" da Pedra Azul

  • Vista da Pedra Azul, dentro da propriedade Fjordland

  • Cafeteria e lojinha de souvenir em Fjordland

Trilhas e cavalgadas no Parque da Pedra Azul – Montanhas Capixabas

A Pedra Azul é uma das mais belas paisagens que já vi na vida! Confesso que sou louco por montanhas. Por morar próximo da região da Serra da Cantareira (SP), sou um paulistano ávido por turismo em regiões de montanha.

turismo-montanhas-capixabas

O lagarto da Pedra Azul | Foto: MV

Fiquei encantado com a exuberância da Pedra Azul no meio de uma imensidão de Mata Atlântica que o Espírito Santo orgulha-se viver.

Além do agroturismo de Venda Nova do Imigrante, a Região das Montanhas Capixabas também oferece ecoturismo em Domingos Martins, bem pertinho desta montanha de quase 2 mil metros de altura, de puro granito!

Estive na Região das Montanhas Capixabas em Novembro, pouco depois da Festa da Polenta, tradicional evento gastronômico do turismo rural do Espírito Santo (ES). Paramos no Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, apenas para fotografar. Não fizemos nenhuma atividade, mas o parque oferece muitas opções para explorar o ecoturismo, desde cavalgadas até trilhas.

É muito comum encontrar grupos de aventureiros fazendo trilhas em busca de cachoeiras e piscinas naturais durante o verão. Sim, há trilhas que levam a piscinas! O site da Associação Turística de Pedra Azul e Região traz informações precisas para quem deseja explorar o ecoturismo no parque.

O ruim é que o verão capixaba é chuvoso, período quando o parque fica aberto para trilhas e aventuras. Evite, contudo, fazer trilhas em dias de chuva. O Parque da Pedra Azul fica aberto entre Dezembro e Fevereiro para as atividades nas montanhas capixabas.

Acredito que as atividades nas montanhas seriam mais legais no inverno, mesmo que o turismo capixaba queira explorar as praias e montanhas em um mesmo pacote de viagem barato. Mas poderiam explorar também os meses de inverno para o ecoturismo, mesmo porque a época de inverno significa estiagem para curtir o friozinho da montanha como deve ser!

Dicas práticas: o que fazer?

Trilhas no Parque Estadual da Pedra Azul

O parque possui duas trilhas:

  • Nível fácil: Trilha da Pedra Azul, com percurso de 1900 metros (ida e volta). Vista dos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande, com opção de caminhada de 600 metros pela Trilha do Cedro Sentado.
  • Nível médio/difícil: Trilha das Piscinas Naturais, com percurso de 2500 metros (ida e volta), onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha.

Leve na mala de viagem roupas leves e confortáveis, além é claro, de calçado fechado de cano baixo e boa aderência ao solo.

Leve água e barrinha de cereal! Apesar da região ter muitas opções de restaurantes, lanchonetes e cafés, não há nenhum estabelecimento dentro do parque.

Cavalgada em Fjordland – ES

caminhada-ecologica-pedra-azul-melissa-zorzanelli

Cavalgada Ecológica no Parque Fjordland – Pedra Azul | Foto: Melissa Zorzanelli

A propriedade possui duas trilhas para cavalgadas:

  • Cavalgada Trilha Longa, com duração aproximada de 1h40, percorrendo áreas de mata nativa até chegar ao Mirante do Lagarto ou às Piscinas Naturais da Fazenda.
  • Cavalgada Mini Trilha, com duração aproximada de 20 min. até a plantação do Café Orgânico Heimen.

O blog Descortinando Horizontes tem um relato bem legal sobre a cavalgada e passeio ecológico nos arredores da propriedade Fjordland. Passa lá e leia o relato da Melissa sobre o passeio da trilha longa ao preço de R$60 pagos com o cartão de crédito.

Como chegar?

O acesso ao Parque pode ser feito pela Rodovia BR262, Km89, passando pela Rota do Lagarto (ES010) seguindo mais 2 km até a entrada do Parque Nacional da Pedra Azul.

Outra forma de chegar na Pedra Azul é pela rodovia ES164, via Vargem Alta e Cachoeiro, de lá até São Paulinho de Aracê, onde é possível chegar até a Rota do Lagarto.

Onde ficar?

Leia um relato massa do blog Rotas Capixabas sobre hospedagem na Pedra Azul.

Pesquise hotéis e pousadas pelo Booking

Outras viagens 4×4 pelo Brasil

– Roteiro de jipe de São Paulo à Natal via @muitaviagem

– Roteiro Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba via @guia4rodas

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

1 Comentário

  1. Legal Danilo. Seu post ficou otimo! Cheio de informações bacanas e completas. parabens! beijao Melissa

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*