Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Arvorismo garante aventura na viagem à Pedra Azul
  • Ecoturismo no ES

    Esportes radicais nas montanhas capixabas!

Arvorismo garante aventura na viagem à Pedra Azul

Com um dos melhores climas do mundo e vasta cobertura de Mata Atlântica, as montanhas do Espírito Santo inspiram o contato com a natureza por meio do ecoturismo.

Tive a oportunidade de conhecer o Parque Selva Sassiri, no sítio Arcobaleno, região de Alto Caxixe (ES), que oferece ao visitante espaços para a prática de arvorismo e tirolesa. As duas atividades dão mais emoção na viagem às montanhas capixabas, especialmente para quem gosta de esportes radicais.

A Pedra Azul é o grande atrativo natural da região e pode ser vista do parque. Além de duas descidas de tirolesa, o local ainda oferece o maior circuito de arvorismo da América Latina com 3 percursos com diferentes estágios de dificuldade e altura.

Foto em destaque: Selva Sassiri

Arvorismo no Parque Selva Sassiri

arvorismo-muita-viagem

Aventure-se no maior circuito de arvorismo da América Latina! | Foto: Herlon Ribeiro

arvorismo-es

Equilíbrio, força e resistência são necessários para encarar os 194 obstáculos. | Foto: Herlon Ribeiro

É preciso equilibrar-se sob fios tênues, pontes suspensas e escadas trêmulas em um circuito composto de 69 árvores e 194 obstáculos entrelaçados por cabos de aço no percurso de maior dificuldade a 18m de altura.

Antes de iniciar o percurso é preciso assinar um termo de responsabilidade pelo risco da atividade e vestir os equipamentos para a prática do esporte. Em seguida, recebemos orientações e simulamos a travessia em módulo de treinamento bem pertinho do chão. Após as instruções, seguimos para o circuito.

O começo é difícil, principalmente pela vertigem causada pela altura, mas no decorrer do trajeto você acaba pegando o jeito. Confesso que já no finalzinho fiquei um pouco entediado e queria que acabasse logo, mas claro que não sou o melhor exemplo de praticante de atividade física, muito menos de esporte radical como o arvorismo. A barriga de chopp entrega!

O preço é R$20 + seguro obrigatório tanto para a tirolesa quanto para o arvorismo. Há descontos para excursões acima de 20 pessoas e pacotes promocionais para quem desejar múltiplos saltos e/ou travessias. Consulte o site do parque para mais informações.

Regras de Segurança

3 requisitos básicos para a prática do arvorismo:

  • Ter altura mínima de 1,30m;
  • Ter idade mínima de 8 anos acompanhado por um adulto; e
  • Não pesar mais de 110 kg.

Vá preparado! Para praticar o esporte vista roupas leves e tênis confortável. Abuse do protetor solar mesmo em dias nublados, e faça uso de repelente contra insetos se achar necessário.

Dicas práticas

  • Como chegar?

O Parque Selva Sassiri fica a cerca de 110km de Vitória. Para chegar, vá pela BR 262. Ao chegar no município de Venda Nova do Imigrante, siga placas “Arvorismo” até chegar na fazenda. Para quem estiver sem carro, há opção de ônibus entre as rodoviárias de Vitória e Venda Nova do Imigrante, e desta até o Sítio Arcobaleno.

  • Onde ficar?

Além das pousadas no entorno da Pedra Azul e o Hotel Fazenda Parque do China, onde ficamos, é possível também alugar casa para temporada dentro do próprio sítio onde fica o parque.

Pesquise opções de hotéis e pousadas pelo Booking

  • Onde comer?

O complexo possui um restaurante que fica a poucos metros do circuito de arvorismo e oferece almoço self service e refeições à la carte no jantar. Outra opção pode ser a lanchonete e café Altoé – Café da Roça, que serve um ótimo brunch a 20km dalí.

*A viagem foi realizada com o apoio da Secretaria de Turismo do Espírito Santo em parceria com o Sebrae/ES.

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*