Início / Melhores destinos / Embu das Artes – O que fazer na colorida vila colonial de ruas de paralelepípedo pertinho de SP
Embu das Artes, um dos lugares para viajar em SP

Embu das Artes – O que fazer na colorida vila colonial de ruas de paralelepípedo pertinho de SP

Confira tudo o que fazer em Embu das Artes (SP), uma estância turística do Estado de São Paulo, e muito pertinho mesmo, pois está localizada a menos de 30 km do centro da capital.

Para começar, a pequena cidade recebe grande número de turistas, que circulam entre as cores vivas e belas formas dos artesanatos, expostos na feirinha que acontece aos finais de semana nas ruas e vielas do centro histórico. Assim, a Feira de Embu das Artes, com endereço no largo 21 de Abril, é o grande atrativo da cidade. O evento acontece aos sábados e domingos, sendo este último dia, o mais movimentado.

Planeje agora: Réveillon 2024: lugares para viajar no ano novo

O que fazer em Embu das Artes

Uma simples caminhada pelas ruelas de paralelepípedo do centro histórico de Embu das Artes já compensa a viagem. Sem dúvida, é uma dica para viajar por perto de São Paulo (SP), sendo legal para casais, jovens e famílias com crianças pequenas.

A estância de Embu das Artes (SP) oferece bons restaurantes, coisinhas legais, música ao vivo e os preços dos artesanatos e comidinhas são convidativos. Você certamente voltará de lá com uma sacolinha, quem sabe até uma grande obra de arte ou móvel rústico.

Leia também: Bichinho (MG) e os artesanatos em Prados – Minas Gerais

Atelier, Embu das Artes-SP | Foto: Muita Viagem

Atelier Paula Sanchez, uma loja para visitar em Embu das Artes-SP

Além das artes, o verde ganha espaço com o Parque do Lago Francisco Rizzo, com destaque para o grande festival de flores, em setembro. E sempre aos domingos, no final de semana, há exposição de plantas. Aliás, neste dia há ainda mais expositores e viajantes na vila.

Ou seja, a cidade colonial de Embu das Artes desenvolve-se a partir das construções de jesuítas entre os séculos XVII e XIX, com a participação dos índios na confecção de artesanatos. A história revela o desenvolvimento da vila a partir de sua cultura e arte.

Feira de Artesanatos de Embu das Artes

Moveis e artigos de decoração, no atelier A Casa

Moveis e artigos de decoração em atelier | Fotos: Muita Viagem

No final da década de 1960 houve forte movimento de artistas e artesãos na cidade, tornando-a conhecida internacionalmente com o 1.º Salão de Artes Plásticas de Embu, em 1964. Cinco anos depois teria início a Feira de Artesanatos de Embu das Artes, que acontece até hoje.

Leia também: Serra Negra (SP): destino para comprar malhas de inverno

Atelier Embu das Artes | Fotos: Muita Viagem

Algo sensacional para fazer em Embu das Artes é visitar o ateliê Célio Costa, que expõem quadros e pinturas.

Visitar a Feira de Artes, é sem dúvida, o passeio mais legal para fazer em Embu das Artes. Aliás, a feirinha é tão conhecida que é muito comum ver estrangeiros passeando pela cidade. E como dissemos, é um dos melhores passeios dentro de SP para o final de semana.

Com centenas de expositores, entre empórios, atelies, barraquinhas e quiosques com todos os tipos de produtos artesanais, a feira de artesanatos toma todas as ruas e vielas no entorno do Conjunto Jesuítico, composto pela igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Arte Sacra, no centrinho da cidade.

O Conjunto Jesuítico de Embu das Artes é um dos marcos da cidade e também na história das construções jesuíticas no Brasil. A construção, em estilo barroco, contrasta a simples fachada com o fascinante interior com imagens de santos e personagens bíblicos.

Nesse sentido, atente-se para a peça “Senhor Morto”, uma obra prima do museu, no centro de Embu das Artes (SP). Esculpida em tamanho real e em uma única tora de madeira, feita pelo padre Belchior de Pontes, o idealizador e responsável pela construção da igreja.

Brinquedos educativos, esculpidos em madeira

Entre as ruas você encontra brinquedos educativos, esculpidos em madeira, tecidos um a um, fabricados a mão, bem como diversidades de produtos caseiros, artigos de decoração e artesanatos vibrantes.

O que fazer em Embu das Artes no fim de semana

o que fazer em Embu das Artes

Igreja Nossa Senhora do Rosário, é algo que fazer em Embu das Artes (SP)

Para iniciar o que fazer em Embu das Artes, caminhe pela rua que dá início ao centro histórico. Ainda na beira da avenida principal –Elias Yasbek, na esquina do Parque Rizzo, há uma grande loja com objetos antigos — a Casa do Artesão e o Inca Artesanatos. Ali há também a exposição de móveis de madeira, na ponte da rua Siqueira Campos.

Móveis rústicos Embu das Artes, SP

Móveis em exposição em Embu das Artes | Fotos: Muita Viagem

Seguindo por esta rua, aprecie as lojinhas com diversas opções de decoração para quem gosta de vasos, flores, quadros, suportes e objetos de ferro e madeira.

A ideia é não seguir um roteiro com tudo o que fazer em Embu das Artes, mas simplesmente caminhar pelas ruas, observando a arte em cada canto, atraído pelo que os seus olhos, ouvidos e sensações lhe indicam seguir, ver, contemplar, arte e natureza.

o que fazer em embu das artes

A viela das Lavandeiras concentra uma descoberta atrás de outra, entre cafés, artes e cantinhos floridos

Aliás, para quem se interessa por esculturas de terracota, irá encantar-se com o Memorial Sakai. O museu reúne peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos principais artesãos da cidade. E, se sobrar tempo ou preferir, vale a pena conhecer outras atrações históricas, como o Museu do Índio ou a Capela São Lázaro. Enquanto caminha observando os artesanatos, repare também os restaurante por perto.

memorial sakai

Móveis e objetos de decoração à venda em lojinhas espalhadas pelas ruas do centro histórico.

Em conclusão, sinta-se à vontade para bater um papo descontraído com algum local ou expositor. Certamente dará boas risadas. Não deixe de comprar mel. A nossa dica é o de flor silvestre. É extremamente saboroso.

“Cidade das Abelhas” – Embu das Artes

Cidade das Abelhas

Cidade das Abelhas

Ademais, um passeio interessante para as crianças é a “Cidade das Abelhas”. Localizado na divisa com o município de Cotia (SP), o parque ecológico e cultural possui atividades educativas para os pequenos.

Não deixa para ir muito tarde, fecha às 17h. O ingresso custa R$35 (2022), grátis para menores de 3 anos. Do centro de Embu das Artes são 6 km de distância até a entrada do parque “Cidade das Abelhas”. Siga as placas amarelas.

Como dica de viagem para cidades com festas no interior de SP, a folia de reis é muito celebrada na cidade. De 24 de dezembro a 6 de janeiro, músicos e cantadores, vestindo roupas coloridas, percorrem as ruas da vila.

Já outro roteiro religioso é a festa de Santa Cruz, em maio. É a festa popular mais antiga e tradicional de Embu das Artes, data de 1624.

 

Onde comer

Dentre as várias opções de restaurantes, escolhemos comer no A Casa. O atendimento é ótimo e o ambiente agradável. Há música ao vivo e a sugestão do cardápio. Aliás, a gastronomia na cidade é bem diversa. Os restaurantes trazem no cardápio desde especialidades regionais como o leitão à pururuca, a cortes de carne e receitas com peixes.

restaurantes perto de São Paulo

Caipirinha com picolé, A Casa – Embu

Já para quem prefere uma refeição rápida, há várias barracas e cafés com opções que vão de pastéis gourmet, tapiocas, acarajé, salgados e doces, bem ali nas ruas do centrinho turístico.

Onde ficar

Fizemos a viagem bate-volta de SP, por isso não ficamos na cidade, porém há diversas acomodações, entre hotéis com apartamentos grandes até locais mais aconchegantes como pousadinhas românticas. Afinal, passar a noite na cidade tem encanto especial, o contato com a natureza e a arte, refletida como no luar, deixará o passeio ainda mais romântico.

Clique aqui para pesquisar hotéis

Onde fica Embu das Artes (SP)

Além de barata, a pequena cidade pertinho de São Paulo é também uma dica de viagem curta. De onde estávamos, já próximo à Raposo Tavares, na zona oeste de São Paulo, foram apenas 20 minutos de viagem.

Após passar pelo rodoanel, chegamos. Demos uma pequena volta até encontrar uma vaga. Foi rápido, conseguimos estacionar bem próximo ao parque, sem ter que pagar pelo menos R$10 pelo estacionamento.

Quem vai de ônibus, já nem se preocupa. A rodoviária é bem pertinho do centro histórico, são apenas 600 metros. Os ônibus da EMTU para Embu das Artes saem da estação Clínicas, metrô Campo Limpo e Capão Redondo, em São Paulo. Vai lá e boa viagem!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.