fbpx
Home / Antes da Viagem / Planejamento / O que fazer no interior de SP? Ideias de viagens próximas de São Paulo
Rede na varanda com vista para as montanhas, na pousada Vila dos Quilombolas

O que fazer no interior de SP? Ideias de viagens próximas de São Paulo

Abaixo, selecionamos alguns destinos no interior paulista e destacamos pontos turísticos, lugares de interesse e para visitar nessas cidades do interior de SP próximas da capital. Depois de escolher o lugar ideal para a viajar, seja uma viagem a dois, seja um passeio de família, o Booking é um bom lugar para encontrar pousadas, hotéis e resorts perto de São Paulo.

– Pousadas em SP – Interior e litoral

Pedra Grande de Atibaia

Atibaia é uma cidade turística a menos de 100 km de São Paulo

A Pedra Grande é a principal atração turística de Atibaia

Atibaia, a 60 km de SP –menos de uma hora em viagem de carro de São Paulo e de Campinas– é uma ótima opção para visitar o interior em uma viagem de uma noite ou até bate e volta.

Com excelente clima e ar puro, Atibaia tem atrações em meio à natureza, bons restaurantes e pousadas baratas ou lugares de luxo, como o Bourbon Atibaia, um dos melhores resorts de SP, com piscinas, quadras e coisas para toda a família fazer.

– Onde ficar em Atibaia – Pousadas e hotéis

A grande atração turística de Atibaia é a Pedra Grande. O mirante fica a 1420 metros de altitude na Serra de Itapetininga e é razoavelmente fácil de acessar de carro.

O centro histórico de Atibaia vale um passeio a pé. Além disso, a vida noturna e os bares desse recanto perto de SP é agitada. A Cantina Provincia di Lucca, com comida de influência italiana, a casa de carne San Costilla Carnes Especiais e o português Oh Pá! estão entre os melhores restaurantes de Atibaia.

– O que fazer em Atibaia

Linguiças em Bragança Paulista

Linguiçaria do Rosário, no estádio do Bragantino | Divulgação

Bragança Paulista é uma estância turística a apenas 90 km de São Paulo, nas franjas da Serra da Mantiqueira.

A produção de linguiças artesanais chama a atenção na cidade do interior de SP. Indo a Bragança, não deixe de experimentar algumas das variedades das delícias recheadas –de porco ou não.

Para descontrair e bebericar, vale a pena conhecer a cervejaria Bragantina. Além de fábrica da cerveja, o local funciona como bar, com música ao vivo.

Além dessas delícias, Bragança tem opções de passeios culturais, restaurantes e roteiros em meio à natureza no interior de SP.

Para relaxar em um destino perto de SP, a pedida é a Pousada Luz e Paz.

– O que fazer em Bragança Paulista

O Tietê em Salto e os exageros de Itu

Rio Tietê, em Salto-SP

Cidades próximas de SP, a apenas 100 km de São Paulo, Itu e Salto são bons lugares para passear com a família em um final de semana ou feriadão no interior de SP.

Itu-SP é a cidade dos exageros. Na Praça Padre Miguel, a praça da Matriz, um orelhão gigante chama a atenção.

Para um exagero de sabor, coma os famosos  filet à parmegiana de Itu, como o servido no Bar do Alemão.

Próximo à bela igreja, antiquários e lojinhas tem boas opções de compras para a casa.

Salto-SP , localizada às margens do Rio Tietê, em curso com água limpa, a cidade, pertinho de São Paulo, surpreende o paulistano e apaga a imagem do rio sujo na Marginal Tietê.

Vale conhecer em Salto a Ponte dos Enamorados e a Cachoeira do Salto Grande, a maior queda do Rio Tietê em todo o seu curso pelo estado de SP.

– O que fazer em Itu e Salto

O Roteiro do Vinho em São Roque

Salmão ao molho de alcaparras, na Quinta do Olivardo.

A cidade, a 60 km da capital paulista, é famosa pela produção de vinho. Em torno das vinícolas e do Roteiro do Vinho de São Roque, no interior de SP, há bons restaurantes e vinícola.

Lojas de fábrica das vinícolas Góes, Quinta do Olivardo, Palmeiras e Bella Aurora oferecem uma imersão no universo da preciosa bebida.

No começo do ano acontece a “pisa da uva” em São Roque, a colheita dos cachos de uva nos parreirais e o amassamento com os pés.

É um dos melhores destinos perto de SP para uma viagem curta. Vinícolas tem pacotes para conhecer o processo que incluem almoço.

– O que fazer em São Roque

Campinas e o Pico das Cabras

O Pico das Cabras tem boas estrutura para passeios turísticos, trilhas e rapel em Campinas

Campinas não é conhecida como uma cidade turística perto de São Paulo, mas a cidade a 100 km da capital tem muita coisa para fazer, principalmente no final de semana.

Um bom passeio para famílias em Campinas é no circuito Sousas – Joaquim Egídio, distritos com cara de interior de Minas Gerais.

Além dos bons restaurantes locais, principalmente os de comida de fazenda, e das trilhas, vale a pena conhecer o Observatório do Pico das Cabras e o parque privado em frente. Para chegar nesses picos no interior de SP, é preciso pegar uma subidona de estrada de terra, onde, durante o dia, não raro se cruza com ciclistas e motociclistas que aproveitam as trilhas de Sousas e Joaquim.

Para compras, Campinas tem muitos shoppings, referências nessa região do interior paulista. Há muitos destinos turísticos pertinho de Campinas. A oferta de hotéis, como o luxuoso resort The Royal Palm Plaza, é grande.

– O que fazer em Campinas

Serra Negra e a Disneylândia dos Robôs

As invenções da Disneylândia dos Robôs atraem crianças e adultos

Serra Negra, a 142 km da capital, no Circuito das Águas de SP, é uma excelente opção de viagem de final de semana perto de São Paulo, com várias coisas para fazer sem gastar muito.

No roteiro turístico do Circuito das Águas, há bons resorts e hotéis-fazenda, como o Gran Resort Serra Negra e o Parque dos Sonhos –este, em Socorro.

O ponto mais alto da região na Serra da Mantiqueira, em Serra Negra, tem uma paisagem incrível do interior de SP e MG

Entre as principais atrações turísticas para conhecer em Serra Negra estão o Mirante do Cristo, no alto do Teleférico de Serra Negra, a Disneylândia dos Robôs, um colorido museu de invenções divertidas e curiosas. As crianças adoram o passeio nesse simpático museu.

Serra Negra é um bom destino para comprar roupas, especialmente roupas de couro e moda inverno.

– O que fazer em Serra Negra

A Gruta dos Anjos em Socorro

A Gruta do Anjo, em Socorro, um dos lugares mais bonitos do interior de SP

Socorro, a 130 km de São Paulo, em direção ao sul de Minas Gerais, é uma das cidades do interior de SP mais legais para uma viagem rápida de final de semana.

Mistura ecoturismo e turismo de aventuras, em parques, como o Monjolinho, e hotéis-fazenda com pacotes de day use, como o Campo dos Sonhos e o Parque dos Sonhos.

Uma das atrações de Socorro é a Gruta dos Anjos, um lugar aberto pela mineração, mas que guarda uma paisagem romântica em águas verdes e transparentes. É um bom passeio romântico de casal no interior paulista pelos efeitos de luz e pela chance de passear de pedalinho no lago.

– O que fazer em Socorro

Ecoturismo em Brotas

Arvorismo em Brotas – Foto: Tadeu Fessel/Divulgação

Brotas está localizada no centro do estado de São Paulo, a 240km da capital paulista.

O destino é um lugares mais legais do interior de SP para fazer rafting, boia-cross, rapel e outras aventuras em torno de cachoeiras e corredeiras.

Na região de Brotas, há bons hotéis-fazenda. O Hotel-fazenda Areia que Canta é um dos melhores hotéis de Brotas. Tem piscinas, até piscina natural, lago para atividades e a nascente Areia que Canta, uma grande atração do lugar.

– O que fazer em Brotas

Passeio de trem em Campos do Jordão

Passeio de trem entre Santo Anônio e Campos

Campos do Jordão, no alto da Serra da Mantiqueira, tem 1.628 metros de altitude média –é a cidade mais alta do Brasil.

Cercado por matas e montanhas, é um ótimo destino de inverno. Mas não é só nas férias de julho, quando recebe o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que as temperaturas são baixas. Junho, mês dos namorados, é uma ótima época para curtir o friozinho de Campos do Jordão. Mas o ano inteiro Campos recebe turistas, inclusive casais em lua de mel.

Localizada a cerca de 170 KM de São Paulo, é um destino romântico para casais, com belos parques e museus, mas tem trilhas, cervejarias e restaurantes cobiçados como o Restaurante Pontremoli, de comida italiana, e os grelhados argentinos do Restaurante Libertango.

– Resorts  perto de São Paulo

O destino nas montanhas da Serra da Mantiqueira também vale para crianças e famílias. Uma das coisas mais legais para fazer em Campos é passear no Trem do Mirante, que sai da Estação Emílio Ribas. A rota mais interessante é a que leva a romântica Santo Antonio do Pinhal. No passeio de trem pelo interior, os turistas passam pelo Vale do Lageado de onde podem apreciar a vista panorâmica do ponto ferroviário mais alto do Brasil.

No Natal, Campos do Jordão ganha iluminação especial e decoração natalina, que se estende até depois do Réveillon: a beleza da região e as temperaturas amenas à noite também fazem de Campos um bom destino para as férias de verão.

Campos é um dos destinos preferidos dos casais para viagem a dois no interior de São Paulo. No Ano Novo, veja pousadas em Campos com antecedência. Hospedagens como a Villa Casato Residenza Boutique, a L.A.H. Hostellerie e a Pousada Casa Gialla são ideias para casais que buscam noites românticas.

– O que fazer em Campos do Jordão

Paraquedismo em Boituva

Boituva, em SP, a capital do paraquedismo | Muita Viagem

O trajeto até Boituva, a 100 km de São Paulo, é uma viagem rápida como um salto de paraquedas, a atração que colore os céus locais. Mas a cidade perto de SP também é uma aventura para quem gosta de outros esportes radicais.

Boituva é a capital do esporte aéreo. É lá que se encontra o Centro Nacional de Paraquedismo, referência nacional e internacional em paraquedismo, e um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de esportes radicais e voo livre.

Para quem quer pular de paraquedas pela primeira vez, Boituva é o lugar certo no interior de SP, com diversas escolas de paraquedismo reconhecidas.

– O que fazer em Boituva

– Melhores pousadas na Serra da Mantiqueira – Interior de SP

A presença italiana em Monte Alegre do Sul

As cachaças produzidas em Monte Alegre do Sul estão entre as melhores do país

Monte Alegre do Sul, pequena cidade a apenas 130 km de São Paulo, tem grande influência da imigração italiana no estado de São Paulo. O cantinho recebe com a bandeira da Itália e os dizeres bien venuti em letreiro junto ao portal da cidade.

Pertinho de Serra Negra e Amparo, tem restaurantes italianos prestigiados, como o Sciani Gastronomia Italiana, o Cantina e Ristorante Famiglia Schiavo e o La Terrazza.

Parte do Circuito de Águas Paulistas, a estância hidromineral é apinhada de bicas e fontes de água mineral, além de oportunidades para tomar banho de cachoeira nas quedas do rio Camanducaia, que serpenteia as montanhas e bosques da região.

Há lugares bacanas para se hospedar no lugarejo, como a Villa das Aguas Eco Village, a Villa Cottage Pousada e a

– O que fazer em Monte Alegre do Sul

Campos de lavanda em Cunha

Mirante para observar os campos de lavanda e o espetáculo do pôr do sol em Cunha-SP

O ar rural de Cunha, a 230 km de SP, pode ser apreciado nas trilhas, cachoeiras e passeios ecológicos.

A cidade de Cunha é um paraíso no encontro das serras do Mar, da Bocaina e da Mantiqueira, e faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro.

O refúgio para descansar a mente no clima bucólico das montanhas é muito procurado por casais, que têm a oportunidade de conhecer a beleza dos campos de lavanda de Cunha. Um desses lugares, não por acaso, é batizado de Contemplário, um espaço para entrar em conexão com a natureza em Cunha –é uma ótima ideia de lugar para tirar fotos em viagem de casal ou de lua de mel.

A cerâmica de Cunha é outra atração, em pontos como a Gaia Arte Cerâmica.

Para relaxar, lugares como a Pousada Vale dos Sonhos, os chalés da Pousada e Restaurante Campestre e os Chalés Grande Vista são boas opções de lugar para relaxar no interior de SP.

– O que fazer em Cunha

As fazendas de Amparo

Em Amparo, vale a pena conhecer fazendas históricas e passear no centro da capital histórica do Circuito das Águas

A Fazenda Benedetti tem bons itens rurais para comprar em Amparo

Capital histórica do Circuito das Águas, Amparo é um dos destinos mais agitados durante a noite nessa região do interior paulista.

Mas Amparo tem outras atrações. O destino guarda um preservado conjunto arquitetônico do Ciclo do Café paulista. Casarões dão teto a escolas, museus e até restaurantes.

Há boas fazendas para visitar em Amparo e comprar delícias rurais, tomar café ou apenas relaxar em um final de tarde. A Fazenda Benedetti e a Fazenda Atalaia estão entre as mais conhecidas.

– O que fazer em Amparo

Romance doce em Holambra

Holambra, a Cidade das Flores, tem grande influência holandesa – Foto: Divulgação

Holambra, a Capital Nacional das Flores, é um dos destinos turísticos mais românticos perto de São Paulo. A cidade fica a apenas 120 km da capital paulista, mas a impressão e de uma viagem mais longa: a influência holandesa é sentida em diversos momentos em Holambra, das flores à arquitetura.

A culinária holandesa, e os famosos doces, claro, são ótima pedida para conhecer em Holambra. A confeitaria Zoet en Zout, além das gostosuras, fica em frente ao lago Vitória Régia

No mesmo Lago Vitória Régia, os casais contam com o Deck do Amor, onde pares colocam cadeados para selar o relacionamento. Holambra é um destino barato para viagens a dois e para luas de mel econômicas perto de SP.

Os campos de onde sai grande parte da produção de flores do Brasil são outras atrações –e cenários românticos– para conhecer nesse pedacinho do interior de SP que remete à Holanda.

– O que fazer em Holambra

Embu das Artes, um passeio pertinho de SP

Atelier Embu das Artes | Muita Viagem

Embu das Artes é uma estância turística de São Paulo está a menos de 30 km do centro da capital.

As cores vivas e belas formas dos artesanatos, expostos na feirinha que acontece aos finais de semana nas ruas e vielas do centro histórico, são a grande atração em Embu das Artes.

– O que fazer em Embu das Artes

S. Antonio do Pinhal, charme nas montanhas

Voo livre do Pico do Agudo, em Santo Antônio do Pinhal (SP) | Muita Viagem

Santo Antônio do Pinhal está entre as mais próximas cidade turísticas na Serra da Mantiqueira, a 170 km de SP –e a apenas 20 km de Campos do Jordão.

A estância climática tornou-se destino ideal para viagens curtas nas férias de julho, com temperaturas perto do zero nas manhãs frias entre junho e agosto.

Muitos casais escolhem o destino nas viagens de inverno, se esquivando da ostentação de Campos, e encontra o charme serrano e ótimas pousadas e chalés.

Além dos ateliês, as ruazinhas de Santo Antônio do Pinhal tem outro destaque especial: turistas passeando com orquídeas nas mãos, pois a cidade é grande produtora da bela flor. Ora por conta do festival de inverno e festa da orquídea, em julho, ou na primavera, entre setembro e novembro, a cena é comum.

– O que fazer em Santo Antonio do Pinhal

S. Bento do Sapucaí, vila bucólica para o inverno

Igreja Matriz, em São Bento do Sapucaí | Muita Viagem

Uma vila a 185 km de SP, tem belas paisagens com os contornos das montanhas da Mantiqueira no Vale do Paraíba.

O Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú é a principal atração ligada à natureza nesse bucólico destino na região de Campos do Jordão, uma delícia de lugar para viajar no inverno perto de SP.

Para apreciar o frio das montanhas do interior, São Bento tem boas pousadas e chalés românticos. Um dos melhores lugares é a Pousada Vila dos Quilombolas. O frio pode ser aquecido com o fondue de restaurantes como o Sabor da Serra.

– O que fazer em São Bento do Sapucaí

– Booking: Resorts e hotéis-fazenda no interior de SP e próximos de São Paulo

Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*