Início / Dicas / Férias de fim de ano e verão perto de São Paulo
cidades do interior de sp
Rede na varanda com vista para as montanhas, na pousada Vila dos Quilombolas

Férias de fim de ano e verão perto de São Paulo

Neste texto você irá descobrir que não é preciso pensar em viagens longas para curtir as férias de verão com água gelada e atividades em meio à natureza.

Ou seja, é possível fazer coisas diferentes, como passeios de balão, rapel em cachoeiras e passeios de trem pertinho de São Paulo. Isso tudo sem gastar em dólar, e evitando viagem de avião e aeroportos. Aliás, viagens curtas de carro em família é a tendência deste verão. Assim, faça uma viagem econômica e diferente pelo interior neste dezembro e janeiro, auge do verão.

Destinos para as férias de verão

Para aproveitar o fim de ano e as férias de verão, muitas cidades perto de São Paulo e no interior de Minas Gerais, oferecem cachoeiras e rios para práticas de esporte (até stand up paddle). Além disso, a região é repleta de hotéis com atividades recreação para as crianças e jovens.

Socorro

130 km de São Paulo

A tirolesa rasga o céu na fronteira entre o interior de SP e o interior de MG

A tirolesa rasga o céu na fronteira entre o interior de SP e o interior de MG

Para começar, conhecida como Cidade Aventura, Socorro é um dos melhores lugares para visitar nas férias de verão. Assim, Socorro tem atividades e atrações em rios como bóia-cross, rafting e stand up paddle, além de arvorismo e trilhas em lugares abertos cercados de verde.

A região conta com ótimos parques para passar o dia e hotéis-fazenda, como o Parque dos Sonhos e o Campo dos Sonhos. Aliás, a maioria dos parques turísticos de Socorro possuem atrações de aventura especialmente pensadas para crianças nas férias de verão, já no fim de ano.

Para quem viajar de carro para Socorro, vale a pena ainda conhecer, em janeiro e dezembro, lugares como Monte Sião, Águas de Lindóia e Lindóia e Serra Negra.

Serra Negra

145 km de São Paulo

Em seguida, a linda cidade cercada por montanhas é um ótimo lugar para visitar no final de ano. Serra Negra é um lugar cheio de atrações para toda a família viajar nas férias de verão, entre dezembro e janeiro.

Já para quem viaja com crianças, vale a pena colocar no roteiro uma visita à Disneylândia dos Robôs, um dos melhores museus de São Paulo para conhecer com crianças. A Disneylândia dos Robôs é um espaço colorido, cheio de invenções que estimulam a imaginação e o gosto por engenharia.

Outro ponto de interesse em Serra Negra é o Cristo Redentor da cidade, que pode ser visitado a partir de um teleférico no centro da cidade.

Por fim, a cidade de Serra Negra conta ainda com boas lojas para comprar roupas e bons restaurantes. Além disso, hotéis, pousadas e hotéis-fazenda. Em resumo, a cidade no interior é famosa pelas águas medicinais. Assim, por toda região há fontes em parques bem cuidados onde é possível beber água mineral gratuitamente.

Campos do Jordão

170 km de São Paulo

Campos do Jordão

Campos do Jordão, um dos melhores destinos do estado

A cidade nas serras é um ótimo lugar para visitar também nos meses de verão, com muitas coisas para fazer em Campos do Jordão, apesar de ser super-conhecida como paraíso de inverno.

Em dezembro de 2022, Campos do Jordão recebe decoração especial por causa do Natal, no programa do Luzes de Natal em Campos do Jordão. Em janeiro dá para tentar fugir um pouco das altas temperaturas, pelo menos à noite, já que cidade é encravada no alto da montanha, cercada por matas, o que ajuda a ter temperaturas mais amenas, mesmo no verão.

Monte Verde

170 km de São Paulo

Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer

Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer

Bucólica vila turística do município de Camanducaia, Monte Verde, no sul de Minas Gerais, tem muitos restaurantes, trilhas para mirantes cercadas de verde, belas araucárias, fábrica de chocolate, casas de queijos e vinhos…

Monte Verde, com muitas atrações e coisas para fazer, uma ótima opção de passeio de um dia ou para dormir uma noite perto de São Paulo em uma cidade do interior de Minas não tão típica: um dos destaques de Monte Verde são as casinhas no estilo chalé alpino, uma herança da colonização de imigrantes da Letônia, no leste europeu.

Gosto de ir para Monte Verde para abastecer a geladeira de queijos e vinhos. Monte Verde conta com muitas lojas com produção local de queijos, além de deliciosos doces caipiras. Aliás, Monte Verde tem muitas pousadas românticas e chalés para casais, mas também conta com atrações para crianças de férias escolares, como passeios a cavalo e uma fábrica de chocolate artesanal.

Extrema

110 km de São Paulo

Ao fundo, a Serra do Lopo, com vários mirantes e trilhas

Ao fundo, a Serra do Lopo, com vários mirantes e trilhas

A região de Extrema, no sul de Minas, e Joanópolis, no interior paulista, possui muitas atrações, da comida de fazenda a histórias e lendas do mundo rural: Joanópolis é a capital do lobisomem e muita gente conta histórias sobre o bichão.

Neste sentido, entre as atrações das cidades da região de Extrema estão as águas do sistema de represas da Cantareira, onde é possível andar de caiaque e stand up paddle, entre outros esportes de água, e a Serra do Lopo, com trilhas e caminhadas para observar a região montanhosa de cima.

São Bento do Sapucaí

185 km de São Paulo

Voo livre, trilhas e mirantes incríveis em torno da Pedra do Baú

Voo livre, trilhas e mirantes incríveis em torno da Pedra do Baú

Já quem busca um lugar romântico nas montanhas sem o agito de Campos do Jordão, que fica lotada mesmo em dezembro e janeiro, tem como opção para viajar no fim de ano e férias de verão a cidade serrana de São Bento do Sapucaí.

Desse modo, com trilhas, mirantes e cachoeiras, São Bento do Sapucaí é uma ótima opção para férias de verão perto de São Paulo. Além disso, a cidade ainda oferece artesanatos, escultura em mosaico e um charmoso museu cinematográfico, o Museu Cinema Paradiso.

Brotas

250 km de São Paulo

Brotas é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Desse modo, com muitas cachoeiras e um rio que corta a cidade perfeito para rafting e bóia-cross. Além disso, há bons hotéis fazenda e pousadas em Brotas para receber os turistas-aventureiros que querem se refrescar nas altas temperaturas dos meses de janeiro e dezembro no oeste paulista.

Assim, uma das atividades mais tradicionais de Brotas é o rapel em cachoeiras, perfeito para adrenalina e água gelada de cachoeira ao mesmo tempo.

São Lourenço

São Lourenço tem opções de voo de balão foto: Luiz Cláudio Maciel/Divulgação

São Lourenço tem opções de voo de balão foto: Luiz Cláudio Maciel/Divulgação

315 km de São Paulo

São Lourenço fica no Circuito das Águas do Sul de Minas, perto de cidades como Caxambu, com boas cachoeiras de águas geladas. Assim, a cidade de São Lourenço é famosa pelos passeios de balão de ar quente e possui um bonito parque das águas onde famílias podem passear tranquilamente.

A cidade das águas terapêuticas também conta com um trem turístico que explora as paisagens  de interior dessa região cafeeira do sul de Minas Gerais, entre outras coisas para fazer no Circuito das Águas da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais.

Olímpia

440 km de São Paulo

No oeste paulista, a cidade de Olímpia é palco de um dos maiores parque aquáticos da América Latina, o Thermas dos Laranjais. Com muitos brinquedos e piscinas, para crianças, adultos, o parque aquático atrai turistas com sua ampla rede hoteleira de hotéis e resorts all inclusive em Olímpia.

Nos últimos anos, a cidade paulista tem recebido novos resorts com tobogãs, piscinas e outras atrações que, com certeza, vão refrescar as férias de verão.

São Thomé das Letras

360 km de São Paulo

Cachoeiras em São Tomé das Letras ficam cheias no invero, nas férias de verão e principalmente no Réveillon

Dentre as cachoeiras de São Tomé das Letras, em MG, a do Vale das Borboletas é uma das mais famosas

Para completar a lista, a cidade mística do sul de Minas Gerais, cheia de atrações e coisas gostosas para fazer no final de ano. Entre as atrações de São Thomé das Letras estão diversas cachoeiras de águas geladas, algumas de fácil acesso e outras mais escondidas  e que cobram entrada.

São Tomé fica agitada em dezembro e janeiro –o Réveillon é a época mais disputada na cidade– e, além das cachoeiras, mirantes e grutas, a noite oferece restaurantes e bares que, não raro, servem os turistas até o sol nascer. Em resumo, a cidade de São Thomé das Letras, com fama de mística, é bem eclética: recebe caçadores de cachoeiras, grupos de motociclistas e até turismo religioso e conta com boa estrutura de pousadas e campings.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.