Início / Antes da Viagem / Check List / Férias de verão perto de São Paulo: Lugares para viajar em dezembro e janeiro
Rede na varanda com vista para as montanhas, na pousada Vila dos Quilombolas
Rede na varanda com vista para as montanhas, na pousada Vila dos Quilombolas

Férias de verão perto de São Paulo: Lugares para viajar em dezembro e janeiro

Não é preciso pensar em praia e viagens longas para curtir as férias de verão com água gelada, belas paisagens e atividades em meio à natureza. Ou fazer coisas diferentes, como passeios de balão, rapel em cachoeiras e passeios de trem.

Para aproveitar as férias de dezembro e janeiro, muitas cidades perto de São Paulo, tanto no interior do estado quanto no interior de Minas Gerais, oferecem cachoeiras, rios para práticas de esporte (até stand up surf), hotéis com charme e atividades…

Além disso, o estado de São Paulo conta com parques aquáticos, hotéis-fazenda, passeios de trem e muitas coisas para fazer com crianças nas férias de final e começo de ano.

Neste artigo, veja sugestões de lugares para viajar nas férias de verão perto de São Paulo e aproveite os meses mais quentes do ano para refrescar o corpo e a alma!

– Melhores resorts SP

Socorro

130 km de São Paulo

A tirolesa rasga o céu na fronteira entre o interior de SP e o interior de MG

A tirolesa rasga o céu na fronteira entre o interior de SP e o interior de MG

Conhecida como Cidade Aventura, Socorro e a região, no Circuito das Águas Paulista, próximo ao sul de Minas Gerais, é um dos melhores lugares para visitar nas férias de verão para quem quer muita água.

Socorro tem atividades e atrações em rios como bóia-cross, rafting e stand up surf, além de arvorismo e trilhas em lugares abertos cercados de verde.

A região conta com ótimos parques para passar o dia e hotéis-fazenda, como o Parque dos Sonhos e o Campo dos Sonhos.

A maioria dos parques turísticos de Socorro possuem atrações de aventura especialmente pensadas para crianças nas férias.

Para quem viajar de carro para Socorro, vale a pena ainda conhecer, em janeiro e dezembro, lugares como Monte Sião, Águas de Lindóia e Lindóia e Serra Negra (ver abaixo).

– Booking: Pousadas em Socorro 

Serra Negra

145 km de São Paulo

As invenções da Disneylândia dos Robôs atraem crianças e adultos

As invenções da Disneylândia dos Robôs atraem crianças e adultos

A linda cidade cercada por montanhas é um ótimo lugar para visitar nas férias de verão. Serra Negra é um lugar cheio de atrações para toda a família viajar em dezembro e janeiro.

Para quem viaja com crianças, vale a pena colocar no roteiro uma visita à Disneylândia dos Robôs, um dos melhores museus do interior de São Paulo para conhecer com crianças. A Disneylândia dos Robôs é um espaço colorido, cheio de invenções que estimulam a imaginação e o gosto por engenharia e um dos principais pontos turísticos de Serra Negra.

Outro ponto de interesse em Serra Negra é o Cristo Redentor da cidade, que pode ser visitado a partir de um teleférico no centro da cidade.

Serra Negra conta ainda com boas lojas para comprar roupas e bons restaurantes, além de hotéis, pousadas e hotéis-fazenda na região.

A cidade no interior é famosa pelas águas medicinais: por toda Serra Negra, há fontes em parques bem cuidados onde é possível beber água mineral gratuitamente.

– Booking: Pousadas em Serra Negra

Campos do Jordão

170 km de São Paulo

Campos do Jordão

Campos do Jordão, um dos melhores destinos do estado

A cidade nas serras é um ótimo lugar para visitar também nos meses de verão, com muitas coisas para fazer em Campos do Jordão, apesar de ser super-conhecida como paraíso de inverno.

Em dezembro, Campos do Jordão recebe decoração especial por causa do Natal, no programa do Luzes de Natal em Campos do Jordão.

Em janeiro, dá para tentar fugir um pouco das altas temperaturas, pelo menos à noite, já que Campos do Jordão é encravada no alto da montanha, cercada por matas, o que ajuda a ter temperaturas mais amenas, mesmo no verão.

– Booking: Pousadas em Campos do Jordão

Monte Verde

170 km de São Paulo

Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer

Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer

Bucólica vila turística do município de Camanducaia, Monte Verde, no sul de Minas Gerais, tem muitos restaurantes, trilhas para mirantes cercadas de verde, belas araucárias, fábrica de chocolate, casas de queijos e vinhos…

Monte Verde, com muitas atrações e coisas para fazer, uma ótima opção de passeio de um dia ou para dormir uma noite perto de São Paulo em uma cidade do interior de Minas não tão típica: um dos destaques de Monte Verde são as casinhas no estilo chalé alpino, uma herança da colonização de imigrantes da Letônia, no leste europeu.

Gosto de ir para Monte Verde para abastecer a geladeira de queijos e vinhos. Monte Verde conta com muitas lojas com produção local de queijos, além de deliciosos doces caipiras.

Monte Verde tem muitas pousadas românticas e chalés para casais, mas também conta com atrações para crianças de férias, como passeios a cavalo e uma fábrica de chocolate artesanal.

– Booking: Pousadas em Monte Verde

Extrema

110 km de São Paulo

Ao fundo, a Serra do Lopo, com vários mirantes e trilhas

Ao fundo, a Serra do Lopo, com vários mirantes e trilhas

A região de Extrema, no sul de Minas, e Joanópolis, no interior paulista, possui muitas atrações, da comida de fazenda a histórias e lendas do mundo rural: Joanópolis é a capital do lobisomem e muita gente conta histórias sobre o bichão.

Entre as atrações das cidades da região de Extrema estão as águas do sistema de represas da Cantareira, onde é possível andar de caiaque e stand up surf, entre outros esportes de água, e a Serra do Lopo, com trilhas e caminhadas para observar a região montanhosa de cima.

– Booking: Pousadas em Extrema

São Bento do Sapucaí

185 km de São Paulo

Voo livre, trilhas e mirantes incríveis em torno da Pedra do Baú

Voo livre, trilhas e mirantes incríveis em torno da Pedra do Baú

Quem busca um lugar romântico nas montanhas sem o agito de Campos do Jordão, que fica lotada mesmo em dezembro e janeiro, tem como opção para viajar nas férias de verão São Bento do Sapucaí.

Com trilhas, mirantes e cachoeiras, além de oficinas de artesanatos, uma pequena capela colorida em mosaico e um charmoso museu cinematográfico, o Museu Cinema Paradiso, São Bento do Sapucaí é uma ótima opção para casais viajarem no final do ano ou no começo do ano para uma cidade romântica e com bons custos perto de São Paulo.

– Booking: Pousadas em São Bento do Sapucaí

Brotas

250 km de São Paulo

Arvorismo_Brotas_Créd.Tadeu Fessel

Brotas é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Com muitas cachoeiras e um rio que corta a cidade perfeito para rafting e bóia-cross, Brotas possui boa estrutura de hotéis e hotéis-fazenda para receber os turistas-aventureiros que querem se refrescar nas altas temperaturas dos meses de janeiro e dezembro no oeste paulista.

Uma das atividades mais tradicionais de Brotas é o rapel em cachoeiras, perfeito para adrenalina e água gelada de cachoeira ao mesmo tempo.

– Booking: Pousadas em Brotas

São Lourenço

São Lourenço tem opções de voo de balão foto: Luiz Cláudio Maciel/Divulgação

São Lourenço tem opções de voo de balão foto: Luiz Cláudio Maciel/Divulgação

315 km de São Paulo

São Lourenço fica no Circuito das Águas do Sul de Minas, perto de cidades como Caxambu, com boas cachoeiras de águas geladas.

São Lourenço é famosa pelos passeios de balão de ar quente e possui um bonito parque das águas onde famílias podem passear tranquilamente.

São Lourenço também conta com um trem turístico que explora as paisagens  de interior dessa região cafeeira do sul de Minas Gerais, entre outras coisas para fazer no Circuito das Águas da Mantiqueira, no sul de Minas.

– Booking: Pousadas em São Lourenço

Olímpia

440 km de São Paulo

Olímpia, no oeste paulista, é palco de um dos maiores parque aquáticos da América Latina, o Thermas dos Laranjais.

Com muitos brinquedos e piscinas, para crianças, adultos e até de ação, o parque aquático Thermas dos Laranjais atraiu turistas e uma grande rede hoteleira para Olímpia, que conta com bons resorts e hotéis.

– Booking: Resorts em Olímpia

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*