Início / Souvenir / Listas de viagens / Festas e eventos no interior do Rio de Janeiro – o cenário carioca como palco do folclore e cultura brasileira
O dedo de Déus, em Teresópolis/RJ | Foto: Marinelson

Festas e eventos no interior do Rio de Janeiro – o cenário carioca como palco do folclore e cultura brasileira

Ao longo do ano, para além do carnaval e réveillon — duas das maiores festas do Rio de Janeiro, o turista que visita a cidade também pode encontrar diversão e alegria em festivais no interior do RJ.

O calendário de eventos no RJ é generoso. As atrações variam de festival dedicado à cachaça, feira literária cult, praias, concurso de chopp de metro, frutos do mar e outras festas regionais.

Listamos abaixo os melhores destinos com festas no interior do RJ, na serra e no litoral. A ideia foi elencar cidades turísticas próximas do Rio de Janeiro com festivais típicos. Há vilas históricas, lugares diferentes, clássicos e inusitados para turistas de todo o mundo prestigiarem a cultura brasileira.

Dicas de passeios no Rio de Janeiro

Clique no nome da cidade, na cor laranja, para pesquisar pousadas e hotéis.

Festa do Colono Alemão 2017

Palácio Quitandinha, em Petrópolis, RJ | Pixabay

A tradicional festa regional de Bauernfest – Festa do Colono Alemão, acontece de 23 de junho a 2 de julho de 2017. Durante dez dias, a cidade turística de Petrópolis recebe atrações folclóricas de imigrantes alemães e celebra a ocasião com cerveja, música, dança e comida típica.

E não é preciso aguardar o festival para conferir a cultura germânica na cidade, pois todo domingo há apresentações culturais no Pátio do Museu Imperial, em Petrópolis.

Festa Junina no RJ

Uma dica para quem gosta de festa junina é conhecer uma das fazendas históricas no interior do RJ, como a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras. Lá acontece a tradicional quermesse e festa de São João. Em 2017, o dia do santo, 24 de junho, cai num sábado.

Festa do Tomate de Paty Alferes

A mega exposição agrícola da cidade interiorana de Paty do Alferes reúne centenas de pessoas na Festa do Tomate. O evento acontece de 14 a 18 de junho de 2017 no distrito de Avelar, e conta com programação de shows, exibição de produtos agrícolas, parque de diversões, praça de alimentação, barracas com cachaça e outras atrações.

Feira Literária de Paraty – FLIP 2017

festa paraty rj

A cidade histórica de Paraty recebe diversos eventos ao longo do ano

Durante 5 dias de julho, a cidade histórica de Paraty recebe nomes importantes da literatura portuguesa e internacional. A Tenda dos Autores é o local onde há uma troca cultural intensa, o que enriquece ainda mais o cenário lírico da pequena vila litorânea. A data ainda será definida para este ano. Para saber detalhes da programação e outras informações acesse www.flip.org.br.

Festival Gastronômico de Búzios

O Festival Gastronômico de Búzios, que acontecerá de 7 a 9 de julho e de 15 a 16 de julho de 2017. É uma das festas regionais mais aguardadas do calendário turístico da cidade. Dezenas de restaurantes participam, atraindo moradores e turistas para diferentes lugares do balneário. Para mais informações acesse www.festbuzios.com.br.

Festival Vale do Café

Com programação de shows e concertos em igrejas, casarões, praças e nas fazendas históricas, o Festival Vale do Café é uma das maiores festas do interior do RJ. O festival costuma acontecer no inverno, em julho em fazendas do interior do RJ, como em Barra do Piraí, Vassouras, Rio das Flores e Valença. Para conferir as fazendas participantes acesse www.festivalvaledocafe.com.br.

Festival de Inverno no RJ

inverno rj

Itaipava e Petrópolis, na região serrana do RJ | Pixabay

Para quem gosta de lugares frios para curtir o inverno, entre julho e agosto, acontece o Festival Sesc de Inverno, com ampla programação cultural às cidades serranas do RJ com unidades do Sesc, como é o caso de Petrópolis, Itaipava, Teresópolis e Nova Friburgo. Para conferir a programação e mais informações acesse www.sescrio.org.br.

Festival da Cachaça em Paraty

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores acontece no mês de agosto na cidade de Paraty/RJ. Durante uma semana, é possível provar da boa e velha cachaça produzida no município, a autêntica “Cachaça de Paraty” dos alambiques da região. Em 2017, o festival da pinga acontecerá de 17 a 20 de agosto.

— O que fazer em Paraty, RJ?

Festival de Cultura Japonesa

O Bunkai-sai – Festival de Cultura Japonesa acontece no início de agosto, e conta sempre com apresentações de artes marciais, danças e quiosques de alimentação em torno do Palácio de Cristal, em Petrópolis/RJ.

Festival da Tilápia, em Barra do Piraí

Um dos mais novos festivais regionais do RJ é o Tilápia Gourmet, que neste ano entra em sua terceira edição. No final de agosto, o distrito de Ipiabas, no município de Barra do Piraí, promete mais um evento gastronômico na região. Durante o festival, restaurantes, bares, hotéis e pousadas promovem concursos, workshops, oficinas e palestras

Serra Serata 2017  – Festa Italiana em Petrópolis, RJ

festas petropolis rj

Palácio de Cristal, em Petrópolis | Rodrigo Soldon

Em setembro, a região turística da Serra Verde Imperial abre alas para a cultura italiana. A Serra Serata conta com vasta programação musical e folclórica, com dança, teatro, bandas marciais, artesanato, exposições, atividades para as crianças pequenas, filmes italianos, além é claro do melhor da gastronomia italiana. A festa acontece no Palácio de Cristal, em Petrópolis/RJ.

Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal

A cultura popular tem destaque no mês de setembro durante o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, que acontece na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, localizada na região turística de Águas do Noroeste, no interior do RJ. O evento vêm resgatando o choro e fortalecendo o turismo regional.

Festa de São Judas Tadeu – Churrasco na laje

Uma das festas regionais mais populares do RJ acontece em outubro, quando é celebrado, no dia 27, o Dia de São Judas Tadeu, com festa e comemorações na Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí, Niterói. A celebração inclui novena e dezenas de missas seguidas por festa no salão principal e o tradicional “Churrasco na laje”, no terraço da igreja.

Piraí Fest

O festival gastrônomico de Piraí/RJ, no Vale do Café, agita a região com culinária, arte e cultura.  O evento costuma acontecer em outubro, mês de aniversário da cidade. Na programação, música e oficinas de gastronomia.

Festival Petrópolis Gourmet

O festival gastronômico de Petrópolis figura entre as melhores festas do gênero no Brasil, sendo um dos maiores eventos do interior do RJ, mesmo com datas na baixa temporada, em novembro.

Outras cidades onde a comilança rola solta no mês de novembro são Rio das Ostras, com festival de frutos do mar, e Nova Friburgo, com festival de truta.

Feira da Providencia – Turismo e agroindústria

rio de janeiro

O Cristo Redentor é uma das atrações mais visitadas na Cidade Maravilhosa

O mega evento acontece no centro do Rio de Janeiro, sempre no mês de novembro, e reúne diversas atrações culturais, folclore, culinária e artesanato. Para saber mais acesse www.feiradaprovidencia.org.br.

Melhores destinos de Réveillon no RJ

Sem dúvida, os lugares mais procurados para o feriado de réveillon no Rio de Janeiro, além da capital, são as cidades com praias, como Arraial do Cabo, Búzios, Cabo FrioAngra dos Reis e Mangaratiba. 

Já quem busca descanso e sossego, a região da Serra Verde Imperial é a dica, como as cidades de Nova Friburgo e Petrópolis.

Onde passar o Réveillon 2018?

Carnaval de rua no interior do RJ

Os melhores destinos de Carnaval no RJ são as cidades de Niterói, Maricá e Cabo Frio, ao menos para quem gosta de curtir a folia nos blocos de rua. Em Niterói, além do carnaval de rua, o turista consegue assistir ao desfile das escolas de samba do município.

Maricá se destaca pela carnaval de rua descentralizado, em todos os cantos há festa. No litoral, é em Arraial do Cabo onde estão as melhores praias para turistas e foliões.

A cidade serrana de Nova Friburgo é dica para curtir bloquinhos de rua e escolas de samba, mas também relaxar em meio à natureza, em uma das regiões mais bonitas do RJ.

No Vale do Café, hotéis fazenda e casarões antigos promovem desfiles, com músicas de carnaval. Destacamos as cidades de Miguel Pereira Vassouras, que sempre contam com muita diversão e dezenas de blocos de rua.

Dicas de hotéis fazenda em SP, MG e RJ

Café, Cachaça e Chorinho

Uma das maiores festas do RJ, o “Café, Cachaça e Chorinho”, no Vale do Café apresenta a diversidade das culturas do ciclo do café, um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil colonial. O festival acontece entre abril e maio, com roteiros históricos e saraus nas fazendas de Barra do Piraí, Piraí, Valença, Vassouras e Rio das Flores.

Caminhadas na Cidade Maravilhosa

Por fim, uma dica para quem está no Rio de Janeiro e gosta de passeios culturais. A Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto de Geografia da Uerj organizam o projeto “Roteiros Geográficos do Rio“. Com entrada grátis e diversas datas ao longo do ano, os roteiros seguem por diferentes pontos turísticos da cidade.

O professor João Baptista Ferreira de Mello coordena as caminhadas. Para informações e datas dos próximos passeios acesse www.roteirosdorio.com.

Onde ficar no Rio de Janeiro? dica de hotel bom e barato

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Um comentário

  1. Obrigada pela postagem. Estou a procura de passeios pelo interior do RJ e achei!!!

Comente! Queremos saber o que pensa.

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*