Início / Dicas / Festas típicas e populares de rua em São Paulo
Praça da Liberdade
Praça da Liberdade - São Paulo (SP)

Festas típicas e populares de rua em São Paulo

Antes de mais nada, a Achiropita e as festas italianas de rua são tradição na cidade. Sendo assim, elencamos 10 festas de rua em São Paulo para o ano inteiro. Desde as grandes festas italianas que transformam alguns bairros da cidade em verdadeiros pólos gastronômicos, festas que agitam a noite paulistana até grandes eventos do calendário festivo da capital.

A cidade de São Paulo sempre teve tradição em festas de rua, especialmente as grandiosas festas italianas onde o pecado da comilança é a melhor parte.

Entre elas, a Festa de Nossa Senhora de Achiropita (festa da querupita, como se pronuncia), Festa de São Vito Mártir e Festa de São Genaro.

Leia também: Festival de inverno no interior de SP

Festa de Nossa Senhora de Achiropita

A tradicional festa do Bixiga é um bom motivo para passear nas ruas de SP.

festa achiropita 2022 - festas italianas - festas de rua SP

massas e salgados aos montes | foto: eduardo

A “festa da Querupita”, como é muitas vezes escrito o nome da Santa e da “festa”, acontece durante os finais de semana de agosto, por vezes até setembro, nas ruas de bairros do reduto italiano em SP.

Dezenas de barracas que vendem diversos pratos italianos são instaladas nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto, ruas do Bixiga no entorno da paróquia de Achiropita.

Achiropita é a maior festa italiana de rua em SP

A tradicional Festa Nossa Senhora de Achiropita acontece todos os anos no mês de agosto e agita as ruas do Bixiga, no centro de São Paulo. O Dia de N. Sra. de Achiropita é celebrado em 15 de agosto, mas todos os fins de semana do mês tem festa na paróquia, localizada na Rua 13 de Maio, 478.

Festa italiana de rua em SP

Apesar de São Paulo ter também outras festas italianas, como a festa de São Vito (em junho no Brás) e a festa de São Gennaro (em setembro e outubro na Mooca), a festa da Achiropita (em agosto no Bixiga) é a maior delas. É muita gente!

Uma festa italiana como esta, assim, no meio das ruas de São Paulo, é algo muito legal e nos faz voltar no tempo, lembrando das aulas de histórias da época da imigração italiana em São Paulo. Sem contar que muitos de nós, brasileiros, temos ascendentes italianos. A importância dos imigrantes italianos foi fundamental para o desenvolvimento da cidade de São Paulo.

A herança deixada é vista na cultura, tradições, costumes e culinária dos paulistanos. Não à tôa, a festa é celebrada nas ruas do bairro mais italiano de São Paulo (SP). Dezenas de barracas vendem pratos italianos, especialmente macarrão, polenta e fogaça, nos arredores das Ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto, perto da Igreja de Achiropita.

Por fim, o mais bacana de tudo é que além de divertir os milhares de turistas, a festa ainda é o principal recurso que mantém as obras e projetos sociais da paróquia.

Mapa com roteiro de ruas no Bixiga

Dicas para ir na festa de Achiropita

Se você realmente quer sentir como é a festa, deve comprar o ingresso e entrar na paróquia. Lá dentro é possível assistir shows com música e dança em trajes típicos, jantar tranquilamente e ter segurança.

A grande maioria das pessoas ficam do lado de fora, nas ruas ao redor da igreja, mas é muita muvuca, você mal consegue andar e há filas imensas em todas as barraquinhas de comida. Portanto, se você pretende ficar só do lado de fora para comer comida típica, a dica é chegar bem cedo, por volta das 17h, e ir embora antes das 19h.

Evite chegar muito tarde e tome cuidado com seus pertences. Como dissemos, a dica é comprar o ingresso antes para entrar na paróquia, especialmente se você tiver filhos ou for com crianças.

O evento e festa italiana atrai milhares de turistas paulistanos para as bairros da cidade. Além de comer bem e barato ainda ajudam as obras da paróquia. O movimento é maior aos sábados, a partir das 20h. Domingo o movimento cai um pouco, mas também atrai muitos visitantes.

A festa da Architopita ocorre nos finais de semana de agosto. Aos sábados ocorre das 18h às 00:00; já aos domingos das 17:30 às 22:30.

Festa de São Vito Mártir

O evento agita o bairro italiano do Brás, importante centro de compras de São Paulo, entre a Avenida Rangel Pestana, Rua Oriente, Rua Maria Marcolino, Rua do Gazometro, Rua Bresser, Rua Vinte e Um de Abril e Avenida Celso Garcia.

A Festa de São Vito Mártir acontece na Paróquia São Vito, na Rua Polignano Acontece todos os sábados entre junho e julho de 2022. É uma festa bem legal para sair à noite em São Paulo e comer bem, dançar e se divertir com a família.

Festa de São Genaro

Uma outra festa de rua bem legal na cidade de São Paulo. A Festa San Genaro acontece entre setembro e outubro no bairro da Moóca e é muito parecida com a festa da Achiropita. Comidas típicas italianas e muita bebida garantem a diversão dos visitantes.

A festa acontece na Paróquia de San Gennaro ou São Januário, abrasileirando o santo. A igreja fica lá na Rua da Móoca, 950 no bairro de mesmo nome. A Rua Lins também recebe barracas com comes e bebes durante as festas.

Confira mais informações no site oficial.

Festa de Nossa Senhora de Casaluce

Para completar o conjunto de festas italianas de ruas em São Paulo, mais uma festa religiosa no Brás. As ruas do Brás, tão movimentadas durante os dias da semana com pessoas em busca de roupas baratas e lojas para comprar roupas no Brás dão espaço para que aconteça todos os sábados e domingos a festa na Rua Caetano Pinto, no Brás – Centro de SP.

Para saber mais informações acesse o site oficial.

Festas Juninas e quermesses em São Paulo

Além de muitas festas juninas de escolas e clubes, a grande maioria das igrejas e paróquias de São Paulo realizam quermesses e festas juninas celebrando as datas de São João, Santo Antônio e São Pedro.

Igualmente, a Festa Junina da Portuguesa, no bairro do Tietê, em São Paulo, atrai muita gente. É uma das principais festas juninas de São Paulo. Na mesma região de São Paulo, o Clube Espéria também é legal. E também as tradicionais quermesses de escolas católicas como o Colégio Salesiano Santa Terezinha e o Colégio Sant´Anna.

Do mesmo modo, a Paróquia São Paulo da Cruz também realiza uma quermesse bastante tradicional na cidade. A igreja fica localizada na Rua Cardeal Arcoverde, 950, em Pinheiros.

Festival das Estrelas – Tanabata Matsuri

festas no bairro da liberdade sp

Festival das Estrelas, na Liberdade – São Paulo | Foto: Makoto Suzuki

O festival de tradições japonesas acontece no bairro da Liberdade, em São Paulo.

As comemorações acontecem sempre em um final de semana de julho nas ruas da Liberdade. As charmosas ruas já inspiradas na arquitetura do Japão ganham o colorido de papéis irogamis e poesia oriental pendurados em bambus que são queimados em ritual.

O bairro da Liberdade também ganha muita animação com música e dança nas comemorações do ano novo chinês, que obedecem ao calendário lunar, que acontecem sempre entre janeiro e fevereiro. Quem tem flexibilidade de datas para viajar, deve checar os preços e a disponibilidade dos melhores hotéis em São Paulo antes dos próximos feriados.

Parada do orgulho LGBTQI+ em São Paulo

A festa já faz parte do calendário de eventos paulistanos. Geralmente acontece no mês de junho. Cada ano a Parada do Orgulho LGBT defende direito dos gêneros gays. Para saber mais informações acesse o site oficial do evento.

Além da parada do orgulho LGBTQI+, temos festas alternativas em São Paulo. Aliás, na região do Baixo Augusta, Praça Ramos e República encontram-se boa parte da noite underground em São Paulo.

A filosofia de muitas festas, como a Voodoo é ocupar espaços no centro velho de São Paulo e agrupar diferentes tribos madrugada à dentro no centro de SP. As festas são itinerantes, explorando ambientes pitorescos da cidade, como edifícios antigos e abandonados, casas, sítios e clubes noturnos. Cada festa é realmente uma surpresa! Para saber mais acesse o site oficial do evento.

Virada Cultural – Programação no Centro de São Paulo

A Virada Cultural é uma das festas de rua mais famosas de Sampa. O evento é organizado pela Prefeitura e realiza apresentações artísticas e shows de teatro e música em pontos turísticos, bairros no centro e também na periferia de São Paulo. Para saber mais acesse o site oficial da Virada Cultural.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.