fbpx
Home / Antes da Viagem / Festivais de Inverno em cidades do interior de SP, MG e RJ
Visconde de Mauá é um dos melhores lugares para ir em julho no Rio
Na Serra da Mantiqueira, montanhas e verde criam o clima para as férias de julho | Jenny

Festivais de Inverno em cidades do interior de SP, MG e RJ

Pequenas cidades de SP, Sul de MG e do RJ ganham notoriedade durante as férias de julho. Com o recesso escolar, muitas famílias aproveitam, em viagens rápidas, as delícias do interior nas festas típicas e festivais de inverno da região.

Elencamos abaixo alguns dos melhores destinos para curtir um Festival de Inverno no Brasil, incluindo opções gastronômicas e musicais.

Os festivais contam sempre com muitas atividades e animação para esquentar o frio das montanhas. Por isso, apesar das baixas temperaturas, crie coragem e coloque o pé na estrada!

Confira as nossas dicas e aproveite para conhecer cidades turísticas que ficam ainda mais encantadoras durante os festivais de inverno.

Pousadas românticas para as férias de julho

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Entre os dias 29 de junho e 28 de julho de 2019

Festival de Inverno de Campos do Jordão | Divulgação

Um dos destinos turísticos mais procurados nesta época do ano reserva momentos especiais durante a temporada de inverno.

Há muitas coisas para se fazer em Campos do Jordão em julho, em especial durante os dias em que acontece o Festival de Inverno. A maior parte da programação do Festival de Inverno de Campos é gratuita, com alguns eventos especiais com ingressos pagos.

Campos do Jordão recebe a maior parte das apresentações, mas o festival também tem alguns concertos na Sala São Paulo, na capital paulista.

http://www.festivalcamposdojordao.org.br/

Festival de Inverno de Bragança Paulista – SP

Entre os dias 05 e 31 de julho de 2019

Uma boa dica para fazer uma viagem rápida no inverno é Bragança Paulista. A apenas 60 km de SP, a instância turística tem uma das melhores festas culturais do interior paulista.

O Festival de Inverno de Bragança Paulista tem programação variada com teatro, música e dança. A dica é curtir o tradicional Canja com Canja, um dos eventos mais aguardados do festival, no qual é possível apreciar deliciosos caldos e sopas ao som de músicos locais apresentando as suas “canjas musicais”.

Resorts baratos a menos de 100 km de São Paulo

Festival de Inverno de Serra Negra – SP

Entre os dias 07 de junho e 28 de julho de 2019

Mirante em Serra Negra – SP, com paisagem incrível do interior de SP e MG

Serra Negra é uma das estâncias turísticas mais acolhedoras do interior de SP, e a temporada de julho, por conta do clima das montanhas e das dezenas de opções turísticas, gastronômicas, pousadas e hotéis que a cidade oferece, é a melhor época para conhecer esta jóia da Serra da Mantiqueira.

Neste ano, a grande atração do festival de inverno é o show da banda Titãs no dia 12 de julho. Os eventos acontecem em diversos pontos da cidade — Praça João Zelante, Centro de Convenções, Convívio Serrano, Praça Talismã, Praça da Prefeitura e Alto da Serra. A maior parte dos espetáculos são gratuitos.

O que fazer em Serra Negra – SP

Festival de Inverno de Amparo – SP

Entre os dias 05 e 28 de julho de 2019

Distante 70 km de Campinas, outra cidade bonita perto de São Paulo, com festa em julho, é Amparo. O Festival de Inverno de Amparo conta com programação de shows, exposição de carros antigos e comidinhas típicas da fazenda.

O destaque desta edição é a utilização da antiga estação de trem — Mogiana, recentemente restaurada, onde funciona agora o Empório Rural, com espaço para degustação sopas, cachaças e cafés do produtor rural, direto da fazenda. A entrada é gratuita.

O que fazer em Amparo – SP

Festival de Inverno de Itu – SP

Entre os dias 05 e 21 de julho de 2019

Orelhão gigante no meio da praça central da cidade de Itu-SP

O Festival de Artes de Itu agita a pequena cidade do interior paulista com boas atrações artísticas e diversas atividades para todos os públicos. Há shows de violas, samba, choro, peças teatrais, dança e feira gastronômica. Todos os eventos são gratuitos.

Para mais informações acesse www.festivaldeartes2019.itu.sp.gov.br

O que fazer na cidade de Itu – SP

Festival de Inverno de Paranapiacaba – SP

Entre os dias 21 e 29 de julho de 2019

A vila inglesa na região metropolitana de São Paulo, mais precisamente em Santo André, na região do ABC, recebe o Festival de Inverno de Paranapiacaba com comidas típicas, música e ecoturismo bem pertinho da capital.

As festas regionais são uma forma de fazer turismo e se divertir sem gastar muito.

Cidades próximas de São Paulo com festas populares

Festival Sesc de Inverno da Região Serrana – RJ

Entre os dias 19 e 28 de julho de 2019

Palácio de Cristal, em Petrópolis – RJ | Muita Viagem

O evento é um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país.

Neste ano, o Festival Sesc de Inverno, que o Sesc RJ realiza tradicionalmente em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, terá a programação estendida também aos municípios de Duas Barras e Três Rios, além das vilas turísticas de Lumiar e São Pedro da Serra.

A programação está repleta de grandes nomes da música nacional, mas principalmente de artistas locais, que dão charme ao festival de inverno da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Para mais informações acesse www.festivalsescdeinverno.com.br

Melhores destinos para viajar no inverno

Festival Vale do Café – RJ

Entre os dias 19 de julho e 28 de julho de 2019

O festival do Vale do Café pode ser um pretexto para conhecer uma das fazendas históricas no interior do RJ, como a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras. Lá acontece muitas apresentações artísticas e comidas típicas.

Com programação de shows e concertos em igrejas, casarões, praças e nas fazendas históricas, o Festival Vale do Café é uma das maiores festas do interior do RJ. O festival costuma acontecer nas cidades de Barra do Piraí, Vassouras, Rio das Flores e Valença.

Para conferir as fazendas participantes acesse www.festivalvaledocafe.com.br.

Festas em cidades do Rio de Janeiro

Festival de Inverno de Monte Verde – MG

Entre os dias 29 de junho e 27 de julho de 2019

Monte Verde, que realiza festival de inverno em julho, é um dos melhores destinos do sul de MG

Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer

O tradicional Festival de Inverno de Monte Verde, em Minas Gerais, está entre as festas de inverno mais queridinhas da Serra da Mantiqueira.

O festival conta com apresentações e atrações nos principais pontos turísticos da cidade — na Av. Monte Verde e no Pátio da Galeria Suíça. E vale lembrar que todos eventos são gratuitos.

Festas em Minas Gerais

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – MG

Entre os dias 08 de julho e 24 de julho de 2019

O Mirante de São Sebastião oferece uma paisagem única no interior de MG

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Arte, ocupa ruas, praças, prédios históricos e áreas externas das duas cidades mineiras, colocando-a entre as maiores festas de MG.

Além dos tradicionais comes e bebes, o evento também promove palestras e debates sobre temas relevantes da cultura popular brasileira. Neste ano, a festa reverencia o Tropicalismo, movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira em meados da década de 1960.

Uma dica para quem planeja conhecer estas cidades, é fazer a viagem no começo do festival, pois dia 16 de julho é celebrado o aniversário de Mariana (Dia de Minas). Em ritmo de festa, Minas Gerais e a sua primeira capital celebram a data com programação variada.

O que fazer em Ouro Preto, MG

Festival de Inverno de Poços de Caldas – MG

Entre os dias 6 de julho e 21 de julho de 2019

Não deixe de conhecer em Poços de Caldas a Serra São Domingos

A vista do alto da Serra São Domingos, em Poços, é imperdível

Mais do que um festival de inverno, o Festival de Arte e Cultura em Poços de Caldas conta com atrações culturais por toda a cidade, contemplando as mais diversas linguagens, como música, teatro, dança, circo e artesanato. Para quem viaja com crianças pequenas nas férias, vale ficar de olho na programação infantil.

Para mais informações acesse www.pocosdecaldas.mg.gov.br

O que fazer em Poços de Caldas

Bônus:

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes – MG

Entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro de 2019

Tiradentes-MG é uma das cidades históricas mais visitadas do Brasil.

Um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil tem data diferenciada para poder atrair um público ainda maior.  No festival, grandes chefs da culinária mineira preparam receitas deliciosas em três espaços distintos — Praça da Rodoviária, Praça do Conhecimento e Praça Campo das Vertentes.

O público conta com ampla programação cultural, que inclui aulas de culinária na Pousada Escola do Senac, além de eventos especiais em restaurantes locais.

O que fazer em Tiradentes

Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens.É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*