Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / O que fazer em Holambra, a capital das flores e da cultura holandesa em SP
O Moinho Povos Unidos é um dos pontos turísticos de Holambra - Foto: Miguel Schincariol

O que fazer em Holambra, a capital das flores e da cultura holandesa em SP

Holambra, a Capital Nacional das Flores, é um dos destinos turísticos mais românticos perto de São Paulo.  A cidade fica a apenas 120 km da capital paulista, a 35 km de Campinas e a 15 km de Jaguariúna –dá para almoçar tranquilamente em uma cidade ficando em um hotel em outra.

Holambra também é um bom lugar para uma viagem de final de semana com a família –ou até para um bate e volta para almoçar perto de São Paulo, Campinas e Jaguariúna, entre outros lugares.

– Pousadas e hotéis em Holambra 

Isso porque a cidade cresceu em torno da imigração holandesa, que deixou muitas marcas na cultura, na arquitetura e no espírito do lugar com cara de vila no interior da Europa.

 

Entre outros pontos turísticos para conhecer, Holambra tem praças bem cuidadas com lagos, ótimas confeitarias e restaurantes de inspiração holandesa, campos de flores para visitação e até um moinho típico dos países baixos.

Holambra é a maior produtora de flores do Brasil, com muitos lugares para comprar – Divulgação

A cidade no interior de São Paulo é famosa pela Expoflora, evento de mais de um mês que antecede a primavera, entre agosto e setembro, mas é encantadora (e muito mais tranquila) em todas as épocas do ano.

A Expoflora destaca-se por atrações como Shopping de Flores (mas durante todo o ano há bons lugares para comprar flores em Holanda), pelas apresentações de danças típicas holandesas e pela culinária.
A Expoflora não é um evento muito barato, mas a programação da feira de flores em Holambra costuma agradar famílias.

– Cidades turísticas perto de Campinas

O que fazer em Holambra

A romântica Holambra é permeada de referências à Holanda – Divulgação

Entre as coisas para fazer em Holambra durante todo o ano, está conhecer o Moinho Povos Unidos, planejado por um holandês à moda dos moinhos dos países baixos.

Além de contar um pouco da história da cidade, o Moinho de Holambra tem um mirante que oferece uma bela vista desse cantinho diferente no interior paulista.

Outra coisa para fazer é conhecer o restaurante e confeitaria Martin Holandesa, na charmosa Rua Dória Vasconcelos, que conta com outros bons restaurantes e lojas de lembrancinhas –inclusive os típicos tamancos.

A confeitaria foi fundada em 1955 e segue com receitas típicas do país. Os doces, inclusive, possuem um o certificado Echte Bakker, um dos principais da culinária holandesa.

Outra confeitaria legal para conhecer em Holambra é a Zoet en Zout, que fica a beira do Lago Vitória Régia, um lugar romântico e agradável.

No mesmo Lago Vitória Régia, os casais contam com o Deck do Amor, onde pares colocam cadeados para selar o relacionamento.

Também vale a pena fazer um tour com uma das agências de turismo de Holambra. A pedida é conhecer os campos de flores, belos cenários que agradam casais e famílias.

Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Tire a sua dúvida, comente. Participe!

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*