Home / Vasto Mundo / Chile / Ilha de Páscoa, uma viagem à terra dos Moai
Moai na ilha Páscoa, Chile

Ilha de Páscoa, uma viagem à terra dos Moai

Para quem conhece o Chile, as primeiras coisas que aparecem na mente são Santiago e a Cordilheira de los Andes; o norte e o deserto; o sul e os gelos eternos. Mas também existe um paraíso mais tropical, bem longe do continente sulamericano.

A Isla de Pascua (Ilha de Páscoa aqui no Brasil) fica a 3500 kilometros de Santiago do Chile e é usada também para ir ao Tahiti. Nao é fácil chegar.

A Latam é a única aerolinha comercial que chega a Rapa Nui (como os habitantes originais dessa ilha no Pacífico a batizaram). Mas uma viagem à Ilha de Páscoa oferece muito aos turistas e visitantes.

Os Moais são uma das atrações do turismo na Ilha de Páscoa

Os Moais são uma das atrações do turismo na Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa é pequena. Tem apenas 163 kilometros quadrados e muitas pessoas que ja foram sempre dizem a mesma coisa: você pode conhecer a ilha completa em um dia.

Mas para conhecer direito e não estar correndo por todos os lugares, o ideal é estar 4 ou 5 dias. Assim também você conhece um pouquinho da cultura pascuense.

Os habitantes desta ilha tem origem polinésica e a mistura com imigrantes europeus que chegaram a ilha desde o momento do descobrimento, em 1722, provoca alguns rasgos diferentes ao acostumado.

Onde ficar na Ilha de Páscoa

Hanga Roa é a capital e principal “pueblo” da ilha. Lá ficam os hotéis, restaurantes, supermercados e lojas para comprar alguma lembranças.

O porto de Hanga Roa, o principal pueblo da Ilha de Páscoa

O porto de Hanga Roa, o principal pueblo da Ilha de Páscoa

Muitos pascuenses transformaram suas casas em hotéis ou hospedagens residenciais, por isso a oferta é grande. Dá para procurar hospedagem em Páscoa depois de chegar a ilha.

Quando estivemos lá, em maio,  a diária para dois com café da manha fica em torno a  US$ 60, aproximadamente. Quem reserva antes normalmente é buscado no aeroporto.

O aeroporto da Ilha de Páscoa fica a uns 7 minutos caminhando do centro de Hanga Roa. Algo diferente que entrega a ilha.

Alugando um jipe na ilha

A melhor forma para conhecer a ilha é alugando um jipe. Na rua principal você acha duas lojas para alugar veículos: Oceanic e Insular. As duas tem basicamente o mesmo tipo veículos:  jipes todo terreno (off-road), motos tipo Vespa, motos de quatro rodas.

O melhor é um jipe por três dias. Com um bom desconto, fica em uns US$ 60 por dia. Na Isla de Pascua nada é barato. Mas vale a pena.

Os Moais da Ilha de Páscoa

Durante a viagem, você sempre verá os Moais, as grandes e misteriosas estátuas espalhadas pela ilha

Durante a viagem, você sempre verá os Moais, as grandes e misteriosas estátuas espalhadas pela ilha

Para complementar o dia 1 da viagem, caminhe pela rua principal e até a “costanera” que é a rua que está ao lado mar. Você vai ter o primeiro encontro com um Moai, aqueles gigantes de pedra que voce viu muitas vezes em revistas e na televisão.

Rapa Nui é o único lugar do mundo onde você os encontrará. Os Moais estão espalhados pela ilha inteira e você não vai cansar de vê-los.

Depois de ver e fotografar este Moai, que está ao lado do único campo de futebol da ilha (em 2009 o Colo Colo visitou a ilha e goleou a seleção local por 4×0 no ultimo jogo oficial), você chega a “caleta” de pescadores.

Lá ficam as embarcações locais. Tente ir bem cedo a caleta para ver pesca diária com peixes muito exóticos como o Mero da Ilha de Pascua.

Ali também é o local onde ficam as companhias de mergulho e alguns dos melhores restaurantes da Ilha de Páscoa.

Continuando pela “costanera” em direção ao norte, você encontrará uma piscina artificial rodeada de palmeiras e um dos mais conhecidos Moais da ilha, chamado Ahu Tahai.

Este é o único Moai com olhos originais. Nesta parte da ilha, você pode contemplar o amanhecer.

Mapa da Ilha de Páscoa com a localização dos Moais

mapa ilha pascoa moais

About The Author

Matias de Terán é engenheiro, mora no Chile e é um mochileiro de coração. Conhece 42 países e já pisou os 5 continentes, quase tudo nos últimos 6 anos de vida. Inquieto, escreve sobre suas aventuras e gosta de abrir os olhos das pessoas sobre o mundo que as rodeia

2 Comentários

  1. Jaqueline Hoeltgebaum

    Olá, você sabe se consigo um tour por lá ou é melhor conseguir com alguma agência aqui no Brasil antes de viajar?

    • O Matias fez tudo por lá, mas não sabemos dar a melhor sugestão, depende do seu perfil. Em geral, eu prefiro fazer os tours com as agências nos locais.

Comentar

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios *

*