Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Imbassaí, o caminho das águas no litoral norte da Bahia
Vale a pena colocar Imbassaí no roteiro de viagem pelo litoral norte baiano
Vale a pena colocar Imbassaí no roteiro de viagem pelo litoral norte baiano

Imbassaí, o caminho das águas no litoral norte da Bahia

A praia de Imbassaí, onde o rio de mesmo nome se encontra com o mar, é mais uma das praias imperdíveis da Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia.

A paisagem formada pelo encontro do rio, do mar, do mangue e da Mata Atlântica, além dos coqueiros que marcam esse pedaço do litoral da Bahia, é um dos destinos turísticos mais bonitos perto de Salvador e muito fácil de visitar para quem está na praia do Forte ou na Costa do Sauípe, entre outros lugares da Linha Verde – Estrada do Cocô, que liga a Bahia ao Sergipe.

À direita, o rio; à esquerda, o mar: assim é a mistura de paisagens em Imbassaí, na Bahia

À direita, o rio; à esquerda, o mar: assim é a mistura de paisagens em Imbassaí, na Bahia

A vila de Imbassaí, parte da cidade de Mata de São João (assim como a praia do Forte), é mais rústica e simples que a praia do Forte, porém também conta com pousadas, hostel e até resorts de luxo, claro: o litoral norte da Bahia concentra alguns dos melhores resorts do nordeste.

Imbassaí fica a apenas 10 km de carro da praia do Forte e a 65 km do aeroporto de Salvador.

Apesar de pertinho da capital baiana, quem chega em Imbassaí é recebido em uma pequena vila, com restaurantes e lojinhas de artesanato, muitos com toques da herança dos índios tupi, que batizaram o lugar.

CAMINHO DAS ÁGUAS

Logo depois da vilinha, vem a natureza exuberante de Imbassaí, e pode-se entender melhor porque os tupis chamaram o lugar de Imbassaí, ou caminho das águas.

Para chegar à praia caminhando, é preciso cruzar o bonito rio por uma pequena ponte.

Outra opção para chegar na praia de Imbassaí é, na ponte, pegar uma jangada barata para ir até o mar deslizando pelo corredor de água e Mata Atlântica.

O mar de Imbassaí é forte, porém não faltam lugares tranquilos para se refrescar. Quando visitamos a praia, ficamos em um cantinho próximo à entrada do mangue, onde era possível tomar banho bem tranquilamente.

O rio e o mar também formam diversas pequenas piscinas e entradinhas, onde é bem tranquilo para entrar na água.

PRAIAS DO LITORAL NORTE DA BAHIA

As águas fazem caminhos nas areias de Imbassaí, no norte da Bahia, perto da praia do Forte

As águas fazem caminhos nas areias de Imbassaí, no norte da Bahia, perto da praia do Forte

– Praias do litoral norte da Bahia

Entre outras praias próximas de Imbassaí que vale a pena conhecer no litoral norte da Bahia estão a praia do Forte, a 10 km, no sentido sul, em direção a Salvador pela Linha Verde – Estrada do Coco, a selvagem praia de Santo Antônio, 5 km ao norte, além da Costa do Sauípe, 10 km ao norte de Imbassaí.

Quem gosta de contato com a natureza e procura uma praia bem selvagem tem ainda como opção Massarandupió, a 20 km para o norte de Imbassaí. Massarandupió é a principal praia de nudismo da Bahia, uma praia bem rústica e selvagem, bem ao estilo dos amantes do naturismo.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*