Início / Melhores destinos / La Cumbrecita, vila mágica perto de Córdoba, Argentina
La Cumbrecita - Argentina

La Cumbrecita, vila mágica perto de Córdoba, Argentina

La Cumbrecita, uma vila pedestre na Argentina.

— És muy hermosa, dizia ela. A primeira vez que fui à Córdoba, uma senhora argentina que conheci no avião durante uma viagem à Córdoba, comentou que eu deveria conhecer a vila de La Cumbrecita, que era linda e tal.

Fiquei com o destino na cabeça por muito tempo, até o dia em que voltei à Córdoba (ou Córdova) e decidi alugar um carro para fazer o roteiro, que ainda passou pelas vilas de los Molinos e General Belgrano, esta última com grande influencia alemã, palco da maior Oktoberfest da Argentina.

Encontre pousadas na cidade pelo Booking.com

Como chegar em La Cumbrecita

Divertido de falar, o nome – La Cumbrecita despertou o meu interesse. E a cidade é exatamente assim, engraçadinha, bem receptiva ao turista e com várias atividades e coisas para ver e fazer. O curioso é a proibição do tráfego de carro na pequena cidadezinha, patrimônio da Unesco e a primeira vila pedestre da Argentina.

la cumbrecita argentina

O acesso à La Cumbrecita é feito somente a pé

Primeiro é preciso pegar um voo até Córdoba. Do Aeroporto de Guarulhos, você tem a opção de comprar passagens aéreas Latam ou Gol em voos diretos, ou voos com conexão em Ezeiza ou Aeroparque, em Buenos Aires, nos voos da Aerolineas Argentinas.

Em meados de outubro, quando acontece a Oktoberfest na Vila Gen. Belgrano, a passagem pode ficar mais cara. No entanto, é possível encontrar trechos em promoção. Aliás, mesmo que você encontre passagens aéreas mais baratas para Buenos Aires, viajar para Córdoba certamente será uma alternativa de viagem econômica e tão ou até mais romântica do que para a capital portenha.

Sendo assim, recomendo ficar pelo menos uma noite em La Cumbrecita, especialmente se for uma viagem a dois. O lugar é muito bonitinho e à noite deve ser bem romântico ficar hospedado em algum chalezinho.

Se quiser fazer uma viagem mais longa, siga de La Cumbrecita até Mendonza (600 km), a região dos vinhos argentinos.

Depois de sair do aeroporto, você pode seguir as dicas que já demos no blog sobre Córdoba – o que fazer em Córdoba e as sugestões de restaurantes para comer bem e barato. Ou, já alugue um carro no aeroporto e siga estrada sentido La Cumbrecita.

Roteiro Córdoba – La Cumbrecita

Havia a possibilidade de fazer o passeio em ônibus de excursão com a agência Nativo (foi indicada por um colega de trabalho e no hotel).

Acordei para o café da manhã e pedi na recepção para ligar na agência de viagem. Após o desayuno fui informado de que naquele dia não haveria passeio (era segunda-feira). Para fazer o passeio tive que alugar um carro no hotel.

cordoba argentina

Mirante na estrada RP 5, ao lado de uma lojinha de souvenirs. | Foto: MV

cordoba - la cumbrecita

Na estrada, trechos com quiosques de frutas, couro e lã. | Foto: MV

Foi uma viagem curta. É bem fácil fazer o bate-volta. Saí de Córdoba por volta das 10:00 e voltei às 20:00. O roteiro incluiu também as vilas de Alta Gracia, Molinos e General Belgrano até chegar em La Cumbrecita.

De Córdoba, o trajeto tem cerca de 120 km. Como na viagem da ida parei em alguns pontos para tirar fotos, demorei um pouco mais, levando pouco mais de duas horas para chegar até La Cumbrecita.

paisagens na argentina

Lago Los Molinos, entre Córdoba e La Cumbrecita

A dica em toda viagem de carro por estradas que não conhece, visualize antes o trajeto pelo Google Maps e, alugue GPS para não correr riscos. Certamente, alugar carro com GPS é sempre a melhor coisa a fazer – não economize em itens que poderão gerar economia de tempo, maior segurança e tranquilidade durante a viagem. O GPS é item essencial em viagem de carro!

Dica local: Na Argentina é obrigatório dirigir o carro com farol baixo aceso na estrada.

Leia também: O que fazer em Rosário, Argentina

Alta Garcia – Córdoba

alta garcia argentina

A estrada é simples, mas iluminada e bem sinalizada

Para começar, o primeiro destino no roteiro, após sair de Córdova, é Alta Gracia. É uma cidade turística, muita visita por quem procura o turismo religioso e visitar a residência jesuítica da região.

Alta Gracia é uma região montanhosa, com quedas bruscas de temperatura e até neve em Julho, assim como ocorre nas outras cidades deste roteiro pelas montanhas argentinas. Além disso, é muito visitada por abrigar o Museu Che Guevara (casa onde morou) e o Casino e Hotel Sierras.

Sendo assim, o Museu Che Guevara fica localizado onde era uma antiga casa onde viveu durante a sua infância. O museu é bem avaliado e tem muitas curiosidades sobre a vida do revolucionário argentino. – veja fotos do museu no UOL.

Vila Los Molinos – Córdoba

la cumbrecita argentina

As paisagens na estrada dão uma ótima sensação de paz

vila los molinos cordoba argetnina

Los Molinos

O lago Los Molinos é um dique com quatro rios afluentes e há vários pontos legais para tirar foto na estrada. Por isso, se você tiver tempo, faça uma parada. Além disso, é possível alugar um caiaque para remar no lago e depois almoçar uma parrillada em restaurante local.

Vila General Belgrano

vila general belgrano oktoberfest argetnina

Praça da Oktoberfest, em Vila General Belgrano

A Festa da Cerveja é um dos principais atrativos da região. Por isso, o número de turistas que visita a Vila General Belgrano aumenta consideravelmente durante o mês de outubro por conta da Oktoberfest. Seguindo a tradição alemã, a Oktoberfest na Argentina é animada com dança, música e trajes típicos. A cidade tem uma praça fixa, onde todos os anos acontece a festa.

la cumbrecita argentina

Fábrica de cerveja e restaurante alemão

Gosto de comida alemã e acabei almoçando na cidade. Escolhi o Brunnen Bier, restaurante onde também funciona uma fábrica local da famosa cerveja alemã. Pedi um goulash e cerveja clara. Estava tudo muito bom. Os pratos custam entre 100 e 150 pesos. A cerveja sai por cerca de 38 pesos o copo de chopp.

La Cumbrecita, bate-volta de Córdoba

pontos turísticos em la cumbrecita

Entrada de pessoas em La Cumbrecita

A pequena vila de La Cumbrecita está localizada na região das Sierras Grandes, um local de belas paisagens com rios e montanhas. E, apesar de ser um destino muito procurado no inverno por conta do clima gostoso de frio e neve, é bacana conhecer em qualquer época do ano.

O ponto alto é o clima mágico do lugar, com esculturas de duendes e cogumelos por todos os lados. Há trilhas que te levam a cachoeira, mirantes, fontes de água mineral e contato total com a natureza.

Leia também: Passeio de trem em Salta, Argentina

Trilhas e pontos turísticos

cidades argentina

Após a ponte não passa carro. La Cumbrecita, “pueblo peatonal”

Fizemos a viagem em junho, por isso estava bastante frio, apesar do sol durante o dia.

A partir das 17:00 a temperatura começa a cair e fiquei só imaginando como deve ser a noite por lá. Mas se você não tiver roupa de frio, não se preocupe há lojas com malhas bem quentinhas e preços convidativos. (não é barato, nem muito caro).

Quando você chega na cidade, um agente de turismo pergunta de onde você é e que deve estacionar o carro. O preço do estacionamento é 50 pesos. Caro, mas não tem jeito. Assim, estacione o carro e siga a pé para conhecer a vila mágica de La Cumbrecita.

Lagos e cachoeiras em La Cumbrecita

destinos na argetina

La Cumbrecita, dica de destino romântico diferente na Argentina

destino romântico

Um lugar bonito e tranquilo para relaxar na viagem

Cheguei em La Cumbrecita e fui caminhar. Nesse sentido, há várias trilhas, como não tinha muito tempo segui para o lugar mais bonito – a cachoeira Cascada Grande. É uma trilha de dificuldade média, com subida íngreme, chão com raízes de árvores e pedras. A cachoeira é linda, veja:

cachoeira la cumbrecita argentina

“Cascata Grande”, cachoeira em La Cumbrecita

Faltou tempo de curtir melhor o vilarejo, que tem muita coisa legal para fazer, como por exemplo, a pequena cachoeira La Olla, El Castillo, Capela, além de trilhas para La Gruta, Paso e Vado, e muito mais.

castillo cordoba argetnina

Na trilha para Cascada Grande é possível avistar El Castillo

la cumbrecita argentina

Capela, em La Cumbrecita

Por fim, passei para conhecer alguns artesanatos e trouxe para casa velas, incensos e doces caseiros. A volta teve o imprevisto de uma estrada de terra entre La Cumbrecita e Villa C. de América. A dica é ir até Villa Gen. Belgrano para poder voltar para Córdoba.

Abasteci o carro na volta com nafta comum. Não lembro ao certo, mas acho que gastei uns 180 pesos. O aluguel do carro saiu por aproximadamente 500 pesos (carro 5 portas + GPS). Ah, lembre-se de deixar dinheiro para o pedágio. Você irá gastar uns 20, 30 pesos no total.

Foi uma viagem bacana na Argentina, recomendo. Quem quiser conhecer, aproveite o mês de outubro que está chegando. Deve ser bem maneiro.

Gute Reise / Ten un buen viaje!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.