Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Lençóis Maranheses: aventuras entre dunas e água

Lençóis Maranheses: aventuras entre dunas e água

Por Gustavo Villas Boas – Nordeste 40

Os Lençóis Maranhenses são o ponto de partida para quem faz a Rota das Emoções do Maranhão ao Ceará. O roteiro de viagens pelo Nordeste passa pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, pelo Delta do Parnaíba, na divisa entre Maranhão e Piauí, e pelo Parque Nacional de Jericoacoara.

As dunas dos Pequenos Lençóis Maranhenses em Vassouras

O que fazer em Lençóis Maranhenses? Percorri o roteiro com apoio da Rastro Nordestino, agência especializada na Rota das Emoções. Valeu a pena pela variedade de cenários, com dunas, rios, praias, mangues, e pela riqueza cultural desses estados nordestinos.

– Como chegar nos Lençóis Maranhenses

– Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

– Onde comer em Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis

– O que fazer nos Lençóis Maranhenses de Barreirinhas

– Qual a melhor época para ir para os Lençóis Maranhenses

– Acompanhe o Muita Viagem no Facebook

– Leia os relatos sobre o mochilão de 40 dias pelo Nordeste

Dicas de turismo nos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está entre aqueles destinos que povoam meus sonhos: as dunas, as lagoas, o sol rachando, o cenário dominado pela natureza, o Maranhão.

Quando programei o mochilão de 40 dias pelo Nordeste, tinha os Lençóis Maranhenses como o principal destino. Valeu a pena.

Apesar de novembro, quando eu fui, não ser considerada a melhor época para conhecer os Lençóis, não me arrependo nada. Voltaria de janeiro a dezembro para aquele lugar.

Como chegar nos Lençóis Maranhenses – Barreirinhas

Para chegar aos Lençóis, desci no aeroporto de São Luís, cidade cujo centro histórico é patrimônio mundial da humandade pela Unesco e na qual eu me diverti por quatro dias antes de partir para Barreirinhas, cidade de 50 mil habitantes no interior do Maranhão que é porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e as dunas dos Grandes Lençóis.

Exibir mapa ampliado
Da rodoviária de São Luís tem ônibus para chegar em Barreirinhas, mas, apesar de ser contra a regra dos mochileiros, vale a pena ir de transfer privador, que dá para agendar no hotel ou hostel.

Como eu não agendei, fui de ônibus, que para bastante. Saí de São Luís às 6h e cheguei em Barreirinhas às 10h30. O ônibus custou R$ 30. O transfer sai por R$ 40 e é direto.
Não tive problema para achar onde ficar em Barreirinhas, a cidade, banhada pelo rio Preguiças, gira em torno do turismo.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses – Barreirinhas

Fiquei na pousada Vitória do Lopes, que tinha o melhor preço para um lugar com internet (R$ 50). É uma pousada bem simples, com quarto é pequeno e meio… sujinho. O café da manhã é nota 6. A pousada fica bem perto do rio Preguiças e perto da praça da prefeitura de Barreirinhas. Eu não recomendo a pousada, mas minha avaliação é bem comprometida: só fiquei nela por causa da internet, que não funcionou.

Barreirinhas é a principal cidade para quem quer visitar os Lençóis e recebe turistas do mundo inteiro, com muitas opções de hotéis e até resorts, mas não tem hostel. As pousadas mais baratas nos Lençóis Maranhenses que encontrei foram por a partir de R$ 30.

Existem várias opções de hotel em Barreirinhas para quem quer sofisticação, como o Porto Preguiças Resort, que fica na beira do rio Preguiças, entre outras pousadas do tipo.

– Encontre hotéis e pousadas Baratas em Barreirinhas

-Faça reserva no Porto Preguiças Resort on-line

Onde comer em Barreirinhas

Existem muitas opções de restaurantes na beira do rio Preguiças, mas nenhum me animou muito para comer. Achei os pratos repetitivos, sem personalidade e caros, muito caros.

Eu comia sempre no Restaurante do Gaúcho, em uma esquina da praça da prefeitura. O prato feito saía por R$ 12 e era o lugar mais barato para comer em Barreirinhas que encontrei. Não era comidinha caseira (o arroz era parbolizado, por exemplo), mas para quem estava começando o mochilão no Nordeste estava ótimo.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas

A atração mais famosa de Barreirinhas são as dunas dos Grandes Lençóis Maranhenses. É fácil agendar passeios pelos Lençóis a partir da cidade para quem ainda não fechou com uma agência.

Os 4x4 pegam os turistas em Barreirinhas

Os 4×4 pegam os turistas em Barreirinhas

Os passeios pelos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas partem em dois horários, de manhã e à tarde. Os viajantes vão de carros 4×4 por uma sinuosa estrada de areia por 12 km mais ou menos até a entrada do parque e o passeio dura o período inteiro.

Tem que dar uma ralada a pé e andar pelas dunas é cansativo, mas vi famílias com criancas pequenas e pessoas com idade mais avançada caminhando. Recomendo fazer o passeio à tarde, para pegar o pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses.

Também vale a pena descer o rio Preguiças até Caburé, na foz do rio. Esse passeio de barco passa por Vassouras, onde as dunas dos Pequenos Lençóis se deitam sobre o rio Preguiças, incrível, e pelo Farol do Mandacaru, que tem uma das vistas mais alucinantes que já experimentei.

As dunas se encontram com o rio em Vassouras

A vista do Farol de Mandacaru

Caburé é uma praia onde venta muito, na foz do rio, uma paisagem diferente e sempre mudando por causa dos ventos. Tem alguns poucos restaurantes (caros) e pousadinhas. Leve dinheiro em nota, apesar de os lugares aceitarem cartão, a rede pode ficar fora do ar.

De Caburé, o passeio de barco pode voltar para Barreirinhas ou seguir para Atins, um pequeno povoado à beira-mar que vale a pena conhecer e passar uma ou duas noites.

– Encontre pousadas em Atins, nos Lençóis Maranhenses

– Descobrindo Atins, uma praia isolada e pouco conhecida

Uma experiência nos Lençóis que não faz parte do cardápio para turistas e que vale a pena é pegar o pau-de-arara de Barreirinhas para Paulino Neves, outra cidade do roteiro nos Lençóis Maranhenses. São 38 km de muitas paisagens diferentes e pequenas vilas no Maranhão. Leia nosso relato sobre esse roteiro pelo interior do Maranhão.

Além disso, existem caminhadas que cruzam os Lençóis Maranhenses e duram dias. Quero fazer a jornada em uma próxima vez.

Qual a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses

Para mim, vale a pena ir o ano inteiro. Eu fui em novembro, quando as famosas lagoas que se formam entre as dunas já estão secas –restavam poucas.

A Lagoa do Peixe ainda tinha água nos Lençóis Maranhenses em novembro

Entre janeiro e maio é o chamado inverno, quando chove e as lagoas se formam. A partir de junho, as centenas (ou milhares) de lagoas estão cheias. Julho o parque fica lotado de turistas brasileiros. Setembro e agosto é a temporada dos estrangeiros, principalmente europeus. Se o inverno foi chuvoso, ainda restam boas lagoas em outubro. Em novembro e dezembro são poucas lagoas, mas dá para molhar o pé.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Um comentário

1. OTIMAS DICAS,PARABENS COLEGA,sucesso em tuas viagens…

Comente! Queremos saber o que pensa.