Início / Souvenir / Listas de viagens / O litoral de Alagoas é repleto de praias paradisíacas
  • Costa dos Corais

    Conheça os 10 municípios que compõem a "Costa dos Corais" em Alagoas

O litoral de Alagoas é repleto de praias paradisíacas

Muitos são os atrativos de Alagoas: cidades históricas, gastronomia, artesanato, reserva de mata atlântica, lagoas e 230 km de litoral, com praias emolduradas por coqueirais, falésias coloridas e dunas.

As praias exibem um mar de infinitas tonalidades entre o azul e o verde, todo pontilhado por piscinas naturais formadas por barreiras de corais.

Considero o litoral de Alagoas como a região da costa do brasileira que concentra as melhores praias do país. O mar é um misto de azul e verde que excita qualquer viajante a cair na água ou simplesmente sentar na areia para apreciar as belezas naturais do nordeste.

Em nossa lista de melhores praias do Brasil, o litoral de Alagoas marcou presença com duas parais paradisíacas – Pajuçara e Gunga que devem ser visitadas por quem está de viagem pelo Nordeste. Confira agora os destaques de alguns municípios do Estado.

Maragogi

As piscinas naturais, conhecidas como galés do Maragogi, são verdadeiros aquários formados pelas barreiras de corais. Nas praias de São Bento e Peroba o cenário é simplesmente espetacular. Particularmente gosto muito da Praia Xaréu e a Praia de Burgalhau. A distância até Maceió é de 131 km.

Na beirada da praia de Maragogi, coqueiros; no mar azul, barquinhos

Na beira da praia Maragogi, coqueiros; no mar azul, barquinhos | Muita Viagem

O que fazer em Maragogi, onde o azul é a cor mais quente

São Miguel dos Milagres

Nas praias do Toque e Porto da Rua vivencia-se o estilo de vida da comunidade pesqueira e o contato com a natureza. A área é considerada um dos circuitos de hospedagem mais charmosos do Brasil. São Miguel dos Milagres é destino ideal para viagem com crianças, com alguns dos melhores hotéis e resorts da região. A distância até Maceió é de 93 km.

Porto de Pedras

Entre o mar e uma encosta de pedras ficam as praias de Tatuamunha e do Patacho. Quase intocadas, são de uma beleza incomparável. E logo ali, no rio Tatuamunha, é que circulam os peixes-boi. Para quem gosta do contato com a natureza, Porto de Pedras é realmente um destino imperdível. A distância até Maceió é de 128 km.

Japaratinga

As praias de Japaratinga e Barreiras do Boqueirão encantam pela singularidade de seus recantos. São hotéis e pousadas de charme com serviços diferenciados. A distância até Maceió é de 121 km.

Costa dos Corais: entre Pernambuco e Alagoas

Barra de Santo Antônio

As atrações naturais são o rio Santo Antônio, a praia de Carro Quebrado realçada por falésias coloridas e a ilha de Crôa, que mantém um aspecto selvagem e pra lá de exótico. A distância até Maceió é de 45 km.

Maceió

Praia de Pajuçara, em Maceió

Praia de Pajuçara, em Maceió | Muita Viagem

A capital do Estado é uma cidade belíssima, com 40 km de praias de mar azul intenso e com piscinas naturais, além de um rico patrimônio histórico, rede hoteleira de qualidade e vários outros diferenciais que ultrapassam as expectativas de turistas e viajantes.

Maceió originou-se de um engenho do século XVIII e ainda preserva, nos bairros de Jaraguá e Centro, um conjunto arquitetônico que retrata o berço e desenvolvimento da cidade.

A cidade ganha destaque pela proximidade das piscinas naturais a apenas 2 km da orla e 22 km da Lagoa Mundaú, que banha o Pontal da Barra, um bucólico bairro de pescadores e rendeiras do filé, artesanato alagoano. Por entre canais e ilhas a lagoa segue e se conecta com o oceano.

Dicas de turismo e roteiros em Maceió

Paripueira

Nas praias de Sonho Verde e Costa Brava o mar é calmo devido aos recifes e corais. É no mar de Paripueira que há a maior concentração de piscinas naturais do Brasil. A distância até Maceió é de 36 km.

Marechal Deodoro

É uma cidade histórica às margens de um complexo de lagunas. No povoado de Massagueira está um dos maiores polos gastronômicos do Nordeste. A praia do Francês é boa para surfar, mas também agrada às famílias que viajam com crianças com área de mar com águas calmas e quentinhas. A distância até Maceió é de 30 km.

Barra de São Miguel

A Praia do Gunga, em Alagoas

A Praia do Gunga, na Barra de São Miguel em Alagoas | Muita Viagem

O local é banhado por lagoa, rios e o mar. A praia do Niquim é protegida por recifes. Já a praia Barra Mar tem o movimento das ondas. A canoagem pelo rio Niquim e o passeio de barco até a praia do Gunga, uma das melhores praias de Alagoas, proporcionam aos turistas e viajantes visuais deslumbrantes. A distância até Maceió é de 30 km.

Coruripe

O Pontal de Coruripe é conhecido pela beleza de sua praia e pelo artesanato feito com a palha de ouricuri ou de taboa.

Tudo é comercializado pela Associação dos Artesãos de Feliz Deserto, município vizinho onde a natureza também revela seu esplendor, a exemplo da praia do Maçunim. A distância até Maceió é de 90 km.

Estes são apenas alguns lugares que destacamos do litoral alagoano, denominado como “Costa dos Corais”.

Japaratinga é uma praia tranquila e rústica ao lado de Maragogi

Japaratinga é uma praia tranquila e rústica ao lado de Maragogi | Muita Viagem

Alagoas ainda tem muitas outras atrações em cada município dessa região, cada qual revelando uma singularidade com múltiplas nuances de paisagens e cenários de deixar qualquer um boquiaberto.

São falésias, lagos, lagoas, rios, praias e piscinas naturais que certamente irão lhe encantar e surpreender durante a sua viagem de férias.

Para mais informações sobre o litoral de Alagoas acesse o site da Secretaria de Estado do Turismo.

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

2 Comentários

  1. Quero viajar no Natal e ano novo

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*