Início / Antes da Viagem / 10 Lugares para viajar em Outubro (ou evitar)
Vila General Belgrano tem a maior Oktoberfest da Argentina. | Foto: MV
Vila General Belgrano tem a maior Oktoberfest da Argentina. | Foto: MV

10 Lugares para viajar em Outubro (ou evitar)

Vai viajar em Outubro? Então, confira algumas opções de lugares indicados para ir nesta época do ano no Brasil e no mundo.

Para quem deseja economizar e viajar pelo Brasil, há duas importantes festas do turismo religioso que acontecem em Outubro.

Uma delas é, inclusive, motivo de feriado nacional – Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de Outubro). Mesmo fim de semana que acontece outra importante festa religiosa, o Círio de Nazaré, em Belém do Pará.

Clique no nome dos hotéis para ver fotos e fazer a reserva

Turismo no interior de SP

aparecida-norte-sp-2014

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O turismo na cidade de Aparecida concentra-se todo entorno do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Matriz Basílica e a Sala de Promessas.

Como chegar? É uma viagem possível de ser feita de carro ou de ônibus. A estrada que liga as duas cidades é a Rodovia Presidente Dutra.

Se você for de carro, vai gastar cerca de R$ 50 ida+volta. Se preferir ir de ônibus, vá até a Rodoviária do Tietê e compre passagem por mais ou menos R$ 50 também. A viagem leva entre 2 e 3 horas.

Onde ficar? Alguns hotéis bem avaliados no Booking: Rainha do Brasil, o Porto dos Milagres, o Hotel Fazenda Sete Lagos e o Santo Graal.

Uma festa na Amazônia

Círio de Nazaré. | Foto: Celso Abreu

Círio de Nazaré. | Foto: Celso Abreu

A cidade de Belém ganha uma atmosfera especial no segundo domingo do mês de Outubro. Em 2016, a festa Círio de Nazaré será no dia 9 de Outubro.

Um pouco de história

A tradição conta que um caboclo encontrou, em 1700, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas margens do igarapé Murutucu. O homem levou a santa para casa e colocou-a em um pequeno altar.

Na manhã seguinte, o altar estava vazio e o caboclo voltou a encontrar a imagem no igarapé. Após a cena se repetir por inúmeras vezes, o homem decidiu erguer uma capela no local santo. 

O evento atraiu a curiosidade de muitos peregrinos e no local foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré marca uma série de procissões que acontecem no mês de aniversário da padroeira da cidade. Na sexta-feira, a imagem percorre as ruas de Belém. No sábado, é levada de volta à Catedral. É uma festa bonita.

O grande evento conta com o apoio de 13 carros todos enfeitados e coloridos, que fazem a transladação.

A festa conta com o Arraial de Nazaré, uma área de lazer com parquinho e brinquedos para as crianças, lanchonetes e quiosques.

Um outro destaque da festa são os artesanatos de miriti, feitos com o caule da palmeira do miriti. Os artesãos fabricam brinquedos inspirados na fauna e elementos da floresta.

Leia as dicas que já demos com roteiro em pontos turísticospasseios de barco e os mercados de rua de Belém.

Booking: veja opções de hotéis em Belém

Uma viagem dos sonhos

Uma viagem dos sonhos.

Baía do Sancho, em Noronha. Eleita a praia mais bonita do mundo. | Foto: MV

Quem nunca sonhou com uma viagem para Fernando de Noronha, hein?

O arquipélago brasileiro tem algumas das praias mais bonitas do mundo e trilhas pra lá de especiais para ver golfinhos, tubarões e tartarugas.

Outubro e Novembro são os meses que menos chovem no arquipélago, deixando a visibilidade da água perfeita para o mergulho livre e snorkel.

Além disso, nesta época os preços ainda estão bem mais baratos do que mais para o final do ano, com a chegada do verão. Portanto, Outubro é um dos melhores meses para uma viagem à Noronha.

Já escrevemos muita coisa sobre este lindo destino brasileiro.

Para quem está cogitando ir para o arquipélago, vale a pena ler o post – quanto custa viajar para Fernando de Noronha?, onde falamos sobre o orçamento da viagem que fizemos em Fevereiro de 2014, bem como as dicas de 69 pousadas e hotéis onde ficar em Noronha.

Destinos românticos para viajar a dois

Lugar romântico para viajar no Brasil

Gramado foi eleito melhor destino do Brasil em 2015 pelos leitores do TripAdvisor

A Serra Gaúcha é econômica para conhecer nesta época do ano. Já passou a alta temporada e os preços de hotéis e restaurantes baixam. O clima de montanha mantém o charme de Gramado e Canela em qualquer época do ano.

Como toda cidade turística que se preza, Gramado tem sempre uma atividade legal para o turista. Em Outubro acontece a Festa Nacional da Música de Gramado com shows de artistas nacionais da atualidade.

É fácil ir até a Serra Gaúcha. Primeiro é preciso comprar uma passagem aérea para Porto Alegre. De lá, alugue um carro e faça esta linda rota romântica, apreciando a paisagem com o(a) namorado(a).

Onde ficar?Há muitas opções de hotéis românticos tanto em Gramado quanto em Canela. Algumas sugestões: Modevie Gramado, Hotel Alpestre, Glamour da Serra e o Wish Serrano Resort, em Gramado; bem como o Vila Suzana Parque, Hotel Continental, Residencial Jardim dos Pinheiros e o Hotel Fazenda Pampas.

A Festa da Cerveja

oktoberfest-blumenau-2013-fotos

A animação ganha as ruas de Blumenau em Outubro.

Um destino que não pode faltar em qualquer lista de lugares para viajar em Outubro é a cidade de Blumenau, no Sul do Brasil. A cidade mais alemã do país celebra o mês com a tradicional Oktoberfest 2016.

Outras dicas de destinos legais com Oktoberfest é a tradicional festa da cerveja de Munique, Alemanha e a Vila General Belgrano, perto de Córdoba, Argentina.

Birdwatching no Pantanal

Frases bonitas de flores

Ipê amarelo no Pantanal – “Quando tudo for pedra. Atire a primeira flor”.

A melhor época para conhecer o Pantanal é de Maio a Outubro, período de seca. Nesta época, você não terá problemas em fazer o trajeto de carro do Aeroporto de Campo Grande até o Pantanal e verá mutas aves.

Dica: Evite os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. O verão é a estação mais chuvosa e muitos terrenos inundam.

Destinos na Europa

A vilinha de Odeceixe e a linda praia do lugar

A vilinha de Odeceixe, em Portugal, e a linda praia do lugar.

Outubro já é Outono na Europa e, apesar da temperatura começar a cair na maioria do continente, os países do Mediterrâneo ainda apresentam dias quentes e ensolarados, fazendo de Outubro um ótimo mês para viajar para conhecer Portugal, Espanha, Grécia e Itália.

Evite viajar em Outubro para…

furacao

Furação se formando no Mar do Caribe. | Foto: Satélites

Desista das praias paradisíacas da Tailândia. Sim, você deve evitar viagens para a Ásia nesta época, pois ainda estamos no final das monções asiáticas. E se você não tem a mínima ideia do que estou falando, vale a pena ler o post do pessoal do blog 360 Meridianos sobre este evento da natureza.

Outro destino que deve esquecer é o Caribe. Outubro ainda é um mês de mar agitado e as ilhas do Caribe costumam ser atingidas por tempestades e até furações nesta época, que vai de Agosto até Outubro.

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

10 Comentários

  1. muito legal suas dicas.

  2. Olá,
    Rafa qual lugar você sugeriria para uma mulher ir sozinha em outubro por 15 dias?

    E se possível, me dê dicas legais deste lugar. Por favor.

    Como onde ficar, onde ir…

  3. Boa Noite Dan,

    Estamos organizando uma viagem com 4 casais de amigos para outubro,
    quais lugares voce indicaria?

  4. Boa noite, quero viajar com minha esposa para o nordeste, mês em questão seria outubro.
    Estou em dúvida se vou para Recife e estico para Porto de Galinhas, ou, Macéio e estico para Maragogi, onde é mais proveitoso?
    Obrigado

  5. Olá, tenho 15 dias de férias agora em outubro e estava pensando em viajar para Buenos Aires e Santiago com minha mãe. Você recomendaria algum outro passeio na America do Sul e/ou Brasil mesmo. Obrigada, adorei o site

  6. Otimas dicas! Indico a Praia do rosa, SC. Muito procurada por casais para uma lua de mel inesquecivel!

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*