Início / Antes da Viagem / Como escolher um lugar legal para viajar com a família?

Como escolher um lugar legal para viajar com a família?

Para que as férias em família seja divertida é essencial que os responsáveis pela viagem escolham um destino interessante, que agrade à todos — crianças pequenas, adolescentes e adultos, e planeje da melhor forma possível o roteiro.

Para facilitar a vida de quem está programando viajar com a família, elencamos a seguir algumas dicas e sugestões de lugares para viagem com os filhos no Brasil.

Lugares para viajar com a família e crianças pequenas

 

Antes de escolher o destino, quem viaja com criança deve atentar-se ao fato de que muitas pousadas não aceitam crianças.

Alguns hotéis não contam com quartos conjugados, cama infantil, berço, cozinha ou refeitório, entre outras necessidades da mãe e do pai que viaja com os filhos.

Viajar para fora já exige providências de passaporte, vacinas e seguro de viagem. Além disso, se adultos já ficam irritados com uma cama desconfortável, um tempero mais forte, imagine como a mudança na rotina dos menores não pode alterar o seu estado de humor.

Por isso, quem viaja com crianças de 03 anos ou bebês de 02 anos, é melhor evitar viagens internacionais e escolher um lugar no Brasil.

O ideal é escolher destinos próximos para viagens rápidas de carro. Ainda assim, se for uma viagem acima de 2 horas, é importante que se faça paradas a cada hora para comer, beber algo e ir ao banheiro. Nas viagens de avião, leve livrinhos, brinquedos, tablet, lanches e bolachas.

No voo, uma dica para evitar dores no ouvido é ingerir líquido ou engolir saliva durante as decolagens e, especialmente, no “preparar para o pouso”.

Lembre-se ainda de levar o carrinho de bebê, que não conta como bagagem despachada, além do bebê conforto (as companhias aéreas nem sempre possuem o serviço). Já a cadeirinha vale para quem fizer a viagem de carro ou alugar no aeroporto. Neste último caso, solicite com antecedência na locadora.

Além disso, faça e refaça checklist antes da viagem a fim de conferir tudo o que precisa, como pomadas, repelente e protetor solar.

Lugares para viajar com a família

praia familia

Destinos com praia costumam agradar crianças e jovens.

Ao escolher o destino para viagem em família dê preferência para cidades com praias, parque aquático, trilhas com cachoeira, aquário e parques de diversão. Estes destinos costumam agradar a todos.

Para curtir melhor a viagem, a dica é envolver as crianças e os jovens no planejamento da viagem e em todas as atividades do roteiro. Mostre fotos, fale sobre o destino. Conte histórias e peça a opinião deles.

Parque Aquático

O Hot Park tem tirolesa, piscinas de águas quentes, caiaque e até mergulho.

Qual criança ou adolescente não gosta de pular na piscina? Com parques de águas quentes, um dos destinos mais divertidos para passar as férias com a família é Caldas Novas, no Centro Oeste do Brasil.

Com ampla oferta de hotéis com piscina aquecida e diversos parques aquáticos na cidade, sempre vale a pena viajar para Caldas Novas, a 170 km de Goiânia.

A maioria dos hotéis contam com instalações apropriadas para crianças e bebês. Alguns contam com monitores, piscina infantil e parquinho com brinquedos.

Dicas para escolher um hotel em Caldas Novas

Olímpia, no interior do estado de SP, é uma viagem mais barata. A cidade fica a 5 horas de carro de São Paulo ou voo de uma hora até o Aeroporto de São José do Rio Preto. Encontramos passagens aéreas por a partir de R$ 364 para o mês de outubro, saindo do aeroporto de Congonhas.

A cidade possui boas opções de resorts e hotéis com piscinas e complexos aquáticos com opções de lazer.

Lugares para viajar com a família em SP

Para quem viaja com pouco dinheiro, Campinas, uma cidade pertinho de São Paulo, além de ter parque aquático próximo — o Wet’n’Wild, ainda conta resort 5 estrelas — Royal Palm Plaza, e atrações turísticas para passeios sem gastar muito.

Hotel Fazenda para férias em família

O legal de fazer a viagem com a família para um hotel fazenda é que boa parte dos hotéis fazenda possuem monitoria e atividades divertidas para as crianças e jovens, deixando os pais com tempo livre para curtir momentos a dois também.

Os jovens podem curtir a piscina, cavalgadas, pescaria e até passeios de barco, tirolesa e outras atividades de ecoturismo.

Dica de hotel fazenda barato em SP, MG e RJ

Praias para viajar com a família

Genipabu é uma das praias mais bonitas para conhecer perto de Natal

Ir para a praia é sempre divertido em família. Para os destinos no litoral é fundamental confirmar o clima no mês da viagem.

O “Praiômetro”, do Viaje na Viagem, é uma ótima ferramenta para escolher o melhor lugar com praia para viajar em cada mês do ano de acordo com a quantidade de chuva no destino.

O litoral norte de SP possui ao menos uma dezena de praias bem família, com mar calmo, areia fofa, quiosques e parquinho. A Praia do Félix, em Ubatuba, e a Praia de Garapocaia, na Ilhabela, são duas sugestões.

Outra boa pedida são as praias do Nordeste. Destinos como Maragogi, Porto Seguro, Fortaleza e Natal são lugares que agradam crianças, jovens e adultos.

Melhores praias para viajar ao longo do ano

Escolheu?

Por fim, já no destino, respeite os limites dos menores. Evite grandes deslocamentos, longas esperas, filas e aglomerações.

Faça pausas e até interrompa o passeio caso alguém do grupo demonstre desinteresse ou cansaço.

Envolva sempre a criança e os jovens nos roteiros e atividades para que todos participem na escolha das atrações.

Boa viagem!

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Tire a sua dúvida, comente. Participe!

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*