Início / Vasto Mundo / Espanha / Lugares perto de Madrid para visitar – Viagens de um dia próximas a capital da Espanha
Com boa gastronomia, o destino perto da capital da Espanha vale a visita
Aranjuez, cidade próxima de Madrid, tem belezas como o Pálacio Real - Fernando Garcia

Lugares perto de Madrid para visitar – Viagens de um dia próximas a capital da Espanha

Luiza Sahd

Se visitar Madrid está nos seus planos, não se deixe enganar pela agitação e a modernidade típica das grandes metrópoles europeias. A capital espanhola é um oásis urbano cravado em um entorno surpreendentemente velho – no melhor sentido da palavra.

 

Cercada por pequenos pueblos que parecem ter parado no tempo, as viagens de um dia pelos arredores madrilenos oferecem efervescência cultural, gastronômica, histórica e, claro, todo o carisma de um povo extremamente cativante e acolhedor.

– Madrid – Dicas de passeios pela capital da Espanha

Toledo

A cidade histórica de Toledo, perto de Madrid, é fácil de chegar de trem

Mosteiro San Juan de los Reyes – Foto: Luiza Sahd

Toledo é o tipo de cidade que parece um portal para outra Espanha.

Logo na chegada ao centro, há uma vista linda do Rio Tejo e das pontes que unem a “nova” Toledo ao que eles chamam de “ciudad murada”, que é a parte histórica da região, toda cercada por muros de pedras. Por ali mesmo, você pode começar uma aventura e fazer tirolesa, tendo sempre em mente que, no inverno, o frio e a umidade em Toledo são de lascar.

A cidade, de facílimo acesso viajando de trem (30 minutos, saindo da estação Atocha, em Madrid) é atípica também por guardar, além de catedrais e conventos católicos, muitas mesquitas e sinagogas. As influências de diferentes religiões por ali ao longo dos séculos deixou um legado tão rico que se reflete tanto na arquitetura como na sociedade e na gastronomia.

A melhor dica para os visitantes de Toledo é a seguinte: compre o Bono Turístico, uma pulseirinha que custa 9 euros e garante seu acesso a seis atrações pagas da região. Por ali, quase tudo é pago e o bono vai te poupar tempo e dinheiro.

Mesmo que se ande completamente sem rumo pela cidade murada, você vai tomar um susto atrás do outro com monumentos e vistas inesquecíveis.

Aconselho fortemente a compra de um mapa para, ao menos, saber sair de lá.

Além disso, não deixe de passar pela Sinagoga de Santa María la Blanca, pelo Alcázar (castelo), pelo Mosteiro San Juan de Los Reyes e descanse da infinidade de ladeiras tomando um bom vinho na Plaza Zocodover.

Aranjuez

Com boa gastronomia, o destino perto da capital da Espanha vale a visita

Aranjuez, cidade próxima de Madrid, tem belezas como o Palácio Real – Fernando Garcia

Viajando apenas 44 quilômetros ao sul de Madrid chega-se a Aranjuez.

A cidade, cortada pelos rios Tajo e Jarama, tem como atração principal o Palácio Real e um sem-fim de jardins que foram declarados Patrimônio Histórico da Humanidade.

Em poucas horas de passeio (cinco são mais do que suficientes), é possível percorrer os pontos mais interessantes da região, como o Museo de Falúas, que, além de pinturas, reúne uma coleção de barcos cobertos de ouro usados pelos reis para navegar o Tajo e o Mar de Ontígola.

Outros passeios lindos são as visitas a edifícios históricos como a Iglesia de San Antonio de Padua e o convento de San Pacual, além das Casas de Caballeros y Oficios, de Infantes e de Labrador.

A gastronomia local, além de deliciosa, tem preços muito mais convidativos e fartura do que você poderia encontrar na capital espanhola.

Alcalá de Henares

Em torno de Madrid, existem muitos passeios bate e volta em lugares históricos

Palácio de Laredo, em Alcalá de Henares, fácil de ir de Madrid de trem ou carro – Universidad de Alcalá

Outro Patrimônio Histórico da Humanidade, Alcalá de Henares tem fácil acesso saindo de Madrid por trem e, de carro, basta fazer o trajeto de 36 km pela Via A-2.

Antes de mais nada, a visita vale muito a pena para os amantes da literatura e das artes porque a cidade foi o berço de Miguel de Cervantes e há muito o que descobrir sobre o maior escritor de língua espanhola (e um dos maiores entre todos, de todos os tempos) por lá. A cidade tem toda uma aura artsy.

Em Alcalá de Henares, não deixe de relaxar na Plaza de los Santos Niños, vá caminhar pela Calle Maior, fique de queixo caído com as cores do Palácio de Laredo, entre na Catedral Magistral e na capela de San Idelfonso, que são divinas mesmo (em termos arquitetônicos, mesmo que você não seja lá muito religioso).

Um ponto interessantíssimo em Henares é o Museu de Escultura ao ar livre da cidade. Basicamente, trata-se de uma exposição pública e permanente de arte contemporânea, inaugurada em 1993 e organizada pelo escultor José Noja.

Dica óbvia, mas sempre necessária: visite a Casa Natal de Cervantes também!

Segovia

Uma das cidades próximas de Madrid para conhecer, Segovia é ideal para quem quer comer bem

Catedral de Santa María de Segovia -Foto: Turismo Segovia

Se você é mais uma vítima da paixão bandida por leitão à pururuca, Segovia é a sua cidade nos arredores de Madrid. Por lá, o prato tradicional é o cochinillo, um porquinho assado que arrebata multidões de turistas babões.

Com acesso rápido por trem (30 minutos) ou ônibus (1 hora) desde Madrid, além da gastronomia sedutora, muitas atrações podem acelerar seu coração, e não por causa do teor de colesterol.

Uma das mais famosas é o Alcázar de Segovia, que, dizem as línguas locais, serviu de inspiração para Walt Disney no desenho do castelo da Cinderela.

Segovia foi toda construída em torno dos arcos de um aqueoduto romano erguido há mais de 2 mil anos. Ao chegar, você dá de cara com ele e se pergunta como algo tão majestoso foi erguido a tanto tempo — e como segue ali, em perfeito estado de conservação.

Na cidade, dê uma volta passando pela Catedral de Santa María de Segovia, visite o antigo bairro judeu chamado La Judería (com destaque para a Antigua Sinagoga Mayor) e passe pela Casa de los Picos, um símbolo do Renascimento na arquitetura local.

Se sobrar fôlego, suba as escadas que dão na torre da Puerta de Santiago. Além de aproveitar uma vista incrível, a subida pode te ajudar a digerir o cochinillo.

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Comente! Queremos saber o que pensa.

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*