Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Maracaípe-PE, um mosaico de paisagens que forma uma das praias mais bonitas do Brasil
Famosa pelas ondas, Maracaípe também tem cenários perfeitos para relaxar
Famosa pelas ondas, Maracaípe também tem cenários perfeitos para relaxar

Maracaípe-PE, um mosaico de paisagens que forma uma das praias mais bonitas do Brasil

Gustavo Villas Boas

Se você fechar os olhos e imaginar uma praia de areia branquinha cercada por coqueiros, com águas quentes e piscinas naturais, formará o palco perfeito para relaxar em um paraíso.

Agora caminhe um pouco nessa jornada mental para encontrar ondas que atraem os melhores surfistas do Brasil -e do mundo-, ou, indo para o outro lado, uma área de mangue bem preservada, onde os delicados cavalos-marinhos vivem e se reproduzem.

O melhor: o recorte de paisagens diferentes do litoral não existe só na imaginação e é fácil de conferir com os próprios olhos, no litoral do Nordeste.

Trata-se de Maracaípe, praia a apenas 60 km de Recife, capital do Pernambuco, colada no badalado balneário de Porto de Galinhas, mas mais bucólica e menos lotada que o vizinho famoso.

Colada a Porto de Galinhas e a 60 km de Recife, Maracaípe é mais rústica e tranquila que a vizinha

A  2 km de Porto de Galinhas, Maracaípe é mais rústica e tranquila que a vizinha

Maracaípe faz parte do município de Ipojuca, assim como Porto de Galinhas, de onde fica a 2 km de distância. Além de ônibus de linha frequentes, que cruzam a distância em menos de 15 minutos, uma ciclofaixa separa os balneários.

Conheci a praia rapidamente depois do Carnaval e tive que voltar para mais uns dias: é, sem dúvida, uma das praias mais bonitas do Brasil, que mistura cores para formar um panorama único no litoral nordestino.

SURF EM MARACAÍPE-PE

Maracaípe ganhou fama por causa das ondas desafiadoras, mas o trecho de areia no litoral sul de Pernambuco oferece atrações muito além do esporte radical, com paisagens naturais belíssimas sem o burburinho de lugares mais cheios de turistas do nordeste.

Maraca, como é chamada pelos moradores, faz parte do Circuito Brasileiro de Surf, porém os iniciantes também tem seu espaço no mar, em áreas com ondas mais tranquilas, próprias para quer o primeiro contato com a prancha.

Por tudo isso, além das lojas especializadas, Maracaípe conta com boas opções de escolas de surf para quem quer aprender a pegar ondas. É uma das melhores praias do Brasil para aprender a surfar.

PONTAL DO MARACAÍPE

O Pontal do Maracaípe tem piscinas naturais e águas quentes e límpidas

O Pontal do Maracaípe tem piscinas naturais e águas quentes e límpidas

Se a ideia é relaxar a beira-mar, o lugar ideal é o Pontal de Maracaípe, um imenso areal formado pelo encontro do mangue com o mar.

É nesse cantinho (ou cantão, dada as dimensões do pontal) de praia que as águas calmas, límpidas e quentes formam piscinas naturais perfeitas para um banho de mar relaxante e para crianças brincarem com tranquilidade.

Ao visitar Maracaípe, vale a pena conferir a tábua das marés para saber os melhores horários para banho de mar nas piscinas de águas quentes.

UM BAR NO MANGUE

No mangue, além das atrações naturais, como os cavalos-marinhos, um bar convida a um suco de pés molhados

Além de atrações naturais, um bar convida a um suco de pés molhados

Para quem procura paisagens diferentes, vale a pena conhecer o mangue de Maracaípe, que tem até um bar onde é possível tomar um suco com os pés na água quando a maré enche, o Bar do Galo. Reconheço: nunca vi um bar em um ambiente como esse -adoro mangues.

O Bar do Galo também é ponto de partida para passeios de jangada pelo mangue, em que é possível conhecer mais -e até ver!- os cavalos-marinhos que ali vivem e se reproduzem, entre outros animais, como caranguejos e pássaros.

No mangue -ou no Pontal de Maracaípe- também dá para passear de caiaque ou fazer stand-up, entre outras atividades legais.

Onde ficar em Maracaípe e Porto de Galinhas

Mais tranquila que Porto de Galinhas, Maracaípe tem poucas -mas boas- opções de lugares para ficar.

A melhor pousada de Maracaípe é do tipo pé na areia, de frente para o mar, a Pousada dos Coqueiros.

Charmosa, com decoração rústica e acolhedora, a pousada conta com piscina, um pequeno spa para massagens e café da manhã farto, com frutas, bolo caseiro e delícias locais.

Os quartos possuem varanda com rede, onde é possível relaxar ouvindo apenas o som das ondas e o sussurro das palhas dos coqueiros agitadas pelo vento. Alguns dos quartos têm vista para o mar.

– Veja fotos e faça reserva na Pousada dos Coqueiros

BASE PARA VIAGENS

Vale a pena alugar um carro para ficar em Maracaípe.

A praia é bem tranquila e não existem muitas opções de restaurantes e lojinhas para compras, mas é fácil dar um pulo em Porto de Galinhas, que oferece ótimos restaurantes e centrinhos comerciais, além de baladinhas à noite.

Além disso, Maracaípe é um bom ponto de partida para conhecer outras praias do litoral sul de Pernambuco como Serrambi, Tamandaré, Cupe, Muro Alto ou a linda praia dos Carneiros, a 50 km de Maraca.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*