Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Nas águas de Maragogi, o azul é a cor mais quente, tranquila e cristalina
Maragogi vista do  Mirante do Cruzeiro ou Alto da Boa Vista
Maragogi vista do Mirante do Cruzeiro ou Alto da Boa Vista

Nas águas de Maragogi, o azul é a cor mais quente, tranquila e cristalina

Gustavo Villas Boas

Quem pensa em Maragogi, em Alagoas, lembra logo dos tons de azul de suas águas quentes, cristalinas e calmas, das piscinas naturais perfeitas para mergulho com snorkel cercado por peixinhos coloridos e do exuberante ecossistema marinho, com a segunda maior barreira de recifes de corais do mundo.

Esse trecho do litoral de Alagoas​, a 130 km de Recife e Maceió,​ tem, sim, todos os elementos que compõem uma praia paradisíaca, incluindo os coqueiros, o sol quente o ano inteiro e barcos e jangadas cruzando o mar, mas Maragogi oferece muito mais para fazer.

A região conta com fazendas históricas, do tempo da economia açucareira -algumas podem ser visitadas- ​ e, a​ 20 km, dá para conhecer o peixe-boi em um bonito projeto de preservação e manejo da espécie ameaçada​, na Associação do Peixe-Boi de Tatuamunha.

​ ​E não podemos esquecer das delícias para comer:​​ esse pedaço do litoral norte de Alagoas tem também ​uma tradicional produção de biscoitinhos de goma (dá para visitar fábricas caseira) e uma boa loja de alimentos naturais, frutas, doces, biscoitinhos e compotas vinculada a uma cooperativa de pequenos agricultores.

maragogi que fazer alagoas foto

Localizada no litoral norte de Alagoas, a 130 km de Recife e Maceió, existem muitos tours bate e volta de um dia para a cidadezinha a partir dessas capitais e de lugares turísticos como Porto de Galinhas, em Pernambuco, mas o ideal é ficar mais tempo na região e de preferência alugar um carro para fazer um roteiro por Maragogi e outros destinos.

Não vale a pena fazer o bate e volta de Maceió e Recife para Maragogi, pois o melhor horário para mergulhar é determinado pela maré e muda bastante, então a chance de se frustrar após uma longa viagem de carro é grande (confie quem quer no que dirá a agência de turismo).

Onde ficar em Maragogi

Uma boa opção de pousada em Maragogi é a Pousada Ecohar Yoga Ashram, que oferece uma estadia acolhedora, de frente para a praia. É uma pousada ideal para relaxar e renovar as energias, com prática de ioga e refeições vegetarianas. Almocei na pousada, que oferece o tipo de comida que eu gosto: refeições vegetarianas caseiras, feitas com cuidado e delicadeza.

Maragogi também é sede de um dos mais conhecidos resorts do Nordeste, o Salinas do Maragogi. O resort em Alagoas foi consagrado com o prêmio de melhor resort para famílias do Brasil e de toda a América Latina, ficando em segundo lugar na avaliação dos usuários do Trip Advisor como o segundo melhor resort para famílias do mundo.

O Salinas de Maragogi é um resort 5 estrelas all inclusive que vale a pena considerar para quem viaja com a família e crianças.

No Booking, é possível ver a avaliação desses e de outros lugares para ficar em Maragogi, além de ver preços, o que as pousadas e hotéis oferecem e avaliações dos usuários.

O que fazer – Mergulho em Maragogi

Maragogi é conhecida pelas galés, ilhas de areia que surgem no meio do mar durante a maré baixa, entre a barreira de recifes de corais e o continente, e formam lindas piscinas de águas azuis, cristalinas e quentes.

Durante o mergulho com snorkel ou apenas o óculos nas piscinas, é praticamente certo enxergar peixinhos coloridos e corais vivos, entre outras atrações, quando a maré está baixa. Não deixe de consultar a tábua de marés e conversar com os moradores para saber o melhor horário para mergulhar em Maragogi.

Quem não sabe nadar também pode aproveitar o mergulho em Maragogi: dá para andar pelas piscinas, com a água, em muitos momentos, batendo na cintura.

Muitas empresas também fazem mergulho com cilindro em Maragogi. O Danilo já foi e conta melhor como foi seu batismo em mergulho com cilindro nas águas quentes de Maragogi.

Quem quiser ver o impressionante mar azul de Maragogi, vale a pena visitar o Mirante de São Bento, de onde se tem uma vista colorida e única da área.

Outras praias perto de Maragogi

Japaratinga é pertinho de Maragogi: 8 km.

Ao lado de Maragogi, as piscinas naturais de Japaratinga são mais vazias

Ao lado de Maragogi, as piscinas naturais de Japaratinga são mais vazias

Quando viajei para esse trecho do litoral norte de Alagoas, fiquei em Japaratinga. É bem menos visitado que Maragogi, com menos opções de restaurantes, pousadas e bares, mas fiquei em uma pousada pé na areia, em que abria a varanda e via o mar da cama, bem barata, a Pousada Venezia Tropicale.

Vale a pena ficar nessa pousada barata e boa perto de Maragogi, é uma opção econômica, charmosa e dentro da praia para ficar. Faça reserva pelo Booking.

É um ótimo lugar para ficar para quem aluga um carro. A praia é mais vazia, os mergulhos nas piscinas naturais também (em Maragogi, dá para dizer que as piscinas lotam) e dá para conhecer tudo que Maragogi e a região oferece sem maiores problemas.

A praia guarda as mesmas características: águas quentes, tranquilas e azuis, mas sem o impressionante número de barcos que fica no mar de Maragogi.

Para quem gosta de privacidade e quer fugir do burburinho, Japaratinga é um ótimo destino no litoral norte de Alagoas.

Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres

Para ir de Maragogi a São Miguel dos Milagres é preciso cruzar a balsa

Para ir de Maragogi a São Miguel dos Milagres é preciso cruzar a balsa

A apenas 20 km de carro de Maragogi, ficam alguns lugares que valem estar no seu roteiro pelo litoral norte de Alagoas. As praias desse trecho de areia frequentam várias listas de melhores praias do Brasil, perfeitas para lua de mel e viagens de casal.

Apesar de pertinho, para chegar é preciso cruzar de balsa o rio Manguaba, mas é tranquilo cruzar o rio enquanto se aproveita as belas paisagens.

Porto de Pedras tem lindas praias, entre elas a praia do Patacho, um paraíso cheio de águas quentes, rasas e calmas, cheia de pousadas românticas entre coqueirais, que atrai muitos casais em lua de mel.

São Miguel dos Milagres também oferece ótimas pousadas charmosas para quem procura privacidade e praia deserta (ou quase).

Peixe-boi marinho

O santuário do peixe-boi vale a visita

O santuário do peixe-boi vale a visita

Uma das atrações da região, além das praias, é o Santuário do Peixe-Boi Marinho, um bonito projeto que envolve a comunidade local e instituições como o ICMBio, que gerencia a APA da Costa dos Corais nesta área.

Por meio da Associação do Peixe-Boi, os turistas podem visitar uma área de proteção onde a espécie vive e se reproduz, em cativeiro e em liberdade.

O santuário possui uma paisagem única e o passeio é muito divertido e bonito. Não raro, os grandes e dóceis mamíferos se aproximam na jangada onde ficam os visitantes e dá para ver de pertinho o bichão. Eu tive essa sorte e é emocionante.

Comidinhas e comidinhas

Ao longo de toda as principais vias da região de Maragogi, mulheres e famílias vendem pacotinhos de biscoitinhos. A grande estrela entre os pacotinhos de guloseimas é o biscoito de goma ou sequilho.

Quem quiser conhecer um pouco mais do biscoitinho, sentir o cheiro gostoso das delícias assando e, principalmente, comer os sequilhos quentinhos e com café -além de levar lembranças e petiscos para os momentos de fome-, dá para visitar a casa de mulheres que os fazem.

Em São Bento, do lado de Maragogi, dá para ver como são feitos os biscoitos

Em São Bento, do lado de Maragogi, dá para ver como são feitos os biscoitos

Eu fui na Casa de Dona Marlene, uma das mais conhecidas fábricas de bolinho de goma da região. Fomos bem recebidos, deu para conversar um pouco e foi bem legal ver como são feitos os biscoitinhos desenhados pessoalmente.

Outro lugar que gostei muito foi a loja da Coopeagro . Além das frutas, haviam muitas opções de biscoitinhos delícia, suco de polpa produzido por ali mesmo e outros comidas artesanais com gosto de fazenda.

Como chegar em Maragogi

Como Maragogi está localizada a cerca de 130 km dos aeroportos de Recife e Maceió, existem muitas opções para chegar na cidade para quem chega de avião em uma dessas capitais nordestinas.

Alugar carro para ir para Maragogi, direto do aeroporto, é uma boa opção, principalmente para quem tiver bastante tempo para parar em alguns lugares no caminho.

Entre Maceió, capital de Alagoas, e Maragogi, a viagem pode ser feita pelas AL-105 e AL-101. No caminho, vale a pena conhecer a, passando por cidades como Paripueira, pertinho de Maceió, e Barra de São Miguel.

Quem aluga um carro em Maragogi pode ver cenários como esse, em São Bento, a 6 km

Quem aluga um carro em Maragogi pode ver cenários como esse, em São Bento, a 6 km

O ideal é alugar um carro e dirigir de dia, já que a estrada não é bem sinalizada e fica rente a muitas vilas e casas de pessoas, com bastante gente circulando na beira da pista em vários trechos.

Entre Recife e Maragogi, o caminho mais comum é pela rodovia PE-060. Vale a pena conhecer lugares como Porto de Galinhas e Maracaípe e a praia dos Carneiros nesse roteiro de carro.

Quem não quiser alugar um carro para ir para Maragogi pode pegar ônibus. A viagem de ônibus até Maragogi demora cerca de 2 horas e meia.

O ônibus Maceió-Recife Recife-Maceió da Real Alagoas passa por Maragogi. Em Recife, é possível pegar o ônibus para Maragogi do aeroporto, enquanto de Maceió é preciso pegar o ônibus para Maragogi da rodoviária. Veja os horários e preços.

Para quem prefere transfer, empresas como a Costa Azul e TransTur Maragogi fazem o transfer do aeroporto para o trecho no litoral norte de Alagoas.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

2 Comentários

  1. Ao amigo Gustavo, Parabéns pela sua sensibilidade e profissionalismo.
    Está muito linda e detalhada a matéria sobre as belezas da nossa região.
    Volte para desfrutar mais…. Pena que não foi possível hospedá-lo. Quem sabe numa próxima oportunidade. Obrigada pelo comentário sobre o Ecohar Yoga Ashram um abraço Isabel Sehbe

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*