Início / Antes da Viagem / Qual o melhor lugar do avião – janelinha ou corredor?
Quase sempre os assentos após as saídas de emergência das asas têm mais espaço.
Quase sempre os assentos após as saídas de emergência das asas têm mais espaço.

Qual o melhor lugar do avião – janelinha ou corredor?

Já fui comissário de bordo em voos internacionais de curta distância (short hall), feitos em aviões de um único corredor (narrow body), e já vi cenas bizarras de passageiros super desconfortáveis e mal instalados em seus assentos.

Quer por desconhecimento, falta de gentileza do funcionário do check-in ou atrasos na chegada ao aeroporto, muitos viajantes ficam com os piores assentos, e sofrem em viagens mais longas.

Por isso, é importante saber como escolher o melhor lugar no avião, e claro, reservá-lo o quanto antes. Visualizar o mapa de assentos do avião antes de fazer a reserva pode tornar a sua viagem mais tranquila e confortável.

Utilizo dois aplicativos que ajudam na hora de escolher o melhor assento no avião – o Seat Guru, com informações sobre as poltronas (pitch e mapa de assento), e o Skytrax, com relatos de usuários. No texto a seguir, alguns modelos de aeronaves estão com link para seus respectivos mapas de assento. Confira!

Como encontrar passagens aéreas baratas na Internet?

Os melhores assentos em voos internacionais

Em primeiro lugar vale lembrar que as configurações das aeronaves variam de uma linha aérea para outra.

Sentar na janelinha nem sempre é bom. Muitas vezes, nem janela tem.

Sentar na janelinha nem sempre é bom. Muitas vezes, nem janela tem.

Fazer uma viagem no Airbus A330 da Lufthansa pode ser diferente de voar em um mesmo modelo de aeronave da TAM ou da Air France, por exemplo. Assim como o Boeing 777 poderá ter configurações de assentos diferentes entre os mesmos aviões na frota da TAM ou da KLM.

Boeing 747

Um dos aviões mais confortáveis para viajar para a Europa, saindo de São Paulo, é o Boeing 747-400 da British. Nos aviões da TAM opte pelos corredores nas letras C, D, G e H. No 747-400 da Lufthansa, os melhores lugares estão nas fileiras 32, 33 e 43. As janelas são as poltronas com as letras A ou K.

Boeing 777

No Boeing 777-200 da KLM fique até a fileira 40. Jamais da 41 a 42. Estas últimas não reclinam e ficam perto dos toaletes. Para viagens longas vale a regra de pagar um pouco a mais pelo conforto.

Os melhores assentos da econômica são os da fileira 10. Os assentos 11, 12 e 14 também são bons. (Não existe fileira 13 nos aviões da KLM).  A fileira 31 tem mais espaço para as pernas, com o revés de ficar perto dos banheiros.

Boeing 777-200

Mapa de assentos do Boeing 777 da KLM

Já o Boeing 777-300 da TAM, que faz voos longos e noturnos, evite os assentos entre as fileiras 44 a 46. A curvatura da fuselagem do avião prejudica o conforto e o espaço para as pernas.

Para viagens neste avião da TAM,  os melhores assentos ficam na fileira 15. Outro bom lugar fica na fileira 34, letras A e K, ou seja, nas janelas, atrás das asas, com boa visão e melhor espaço. As fileiras 19 e a 35 também oferecem conforto extra.

Aplicativo para montar roteiro de viagem

Quer tirar uma foto do pouso? Saiba que muitos aviões da Boeing possuem janelas “cegas” por conta de tubulações do ar da cabine. Alguns assentos do Boeing 777 não possuem janelinhas, em geral são os assentos 18A e 18K.

Airbus A330

No Airbus A330 da TAM, se você for viajar na Classe Econômica, os melhores lugares são as poltronas do meio (fileiras com 4 assentos na configuração 2×2). Os melhores assentos estão do lado direito, na fileira 27.

No A330 da TAM evite ao máximo os assentos das fileiras 24, 25 e 26, além das poltronas das fileiras 38, 39 e 40.

Uma boa dica quase sempre é escolher os assentos logo após as portas de emergência, logo após as asas. A maior parte das poltronas logo atrás dessas portas dispõem de excelente espaço para as pernas.

Dicas para primeira viagem de avião: viaje sem medo

Os melhores assentos em voos no Brasil

Para as viagens nacionais, os aviões são menores – de apenas um corredor (narrow-body). Os mais comuns encontrados nos aeroportos do Brasil são os modelos 737 da Boeing e o modelo A320 da Airbus.

Selo da Anac

Selo da Anac

A grande maioria dos aviões que fazem voos domésticos possuem classe única (econômica), com poltronas identificadas da esquerda para a direita, com letras. (a referência, de dentro da aeronave, é olhar para o bico do avião).

A Anac criou, em 2010, um selo para determinar o conforto de acordo com a distância entre um assento e outro nos aviões das companhias aéreas brasileiras. Letra A são mais de 76 cm; Letra B entre 76 e 73,5 cm; Letra C entre 73,5 e 71 cm; Letra D entre 71 e 68,5 cm; e Letra E com menos de 67 cm.

Nos aviões da TAM as melhores fileiras são 1, 12 e 23. Paga-se uma taxa no check-in antes de embarcar para ter direito. Alguns assentos bons que não incidem taxas extras são da fileira 2 a 10, e da 14 a 20. Evite as fileiras 11 e 29, no A320, bem como as fileiras 9 e 24, no A319, pois estas não reclinam.

Já no Boeing 737-700 da Gol, os melhores lugares são as fileiras 1 e 12. É preciso evitar as fileiras 11 e 24.

Nada pior do que o assento do meio, não? As letras B e E são os piores lugares, tanto nos aviões da Airbus quanto nos modelos da Boeing. Os jatos da Embraer, grande parte da frota da Azul, não possuem o assento do meio. Você sentará na janela ou no corredor.

Janelinha ou corredor?

Se o destino for Fernando de Noronha, escolha assentos de letra "A" (lado esquerdo)

Se o destino for Fernando de Noronha, escolha um assento de letra “A”.

Escolher entre um assento na janela ou um lugar no corredor é muito pessoal. Pessoalmente, prefiro o corredor pela liberdade de levantar sem incomodar ninguém. Contudo, tenho que tolerar o passageiro da janela levantar a hora que for, até mesmo me acordar no meio da madrugada.

Quem fica no corredor tem a vantagem de poder levantar a qualquer momento para ir aos lavatórios ou circular pelo avião sem incomodar outros.

Já quem escolhe “sentar na janelinha” pode encostar na fuselagem para dormir, olhar a paisagem e tirar foto do pouso, mas com o inconveniente de ficar a duas poltronas, e muito provavelmente dois passageiros, do corredor.

A primeira fileira é sempre muito boa. Há uma maior atenção do comissário chefe de cabine e mais espaço para as pernas. O lado ruim é não poder deixar nenhuma bagagem em pousos e decolagens.

11 dicas de etiqueta à bordo de um avião

Voos longos ou curtos?

Em viagens mais longas fique a pelo menos 2 fileiras das galleys (cozinha) e dos toaletes. Membros da tripulação e passageiros circulam o tempo todo por lá. Mesmo que comissários e aeromoças digam ser o melhor lugar do avião, costuma ser um pesadelo para quem quer dormir em voos de madrugada.

Qual o melhor lugar do avião? Via de regra, quanto mais perto da cabine de comando melhor.

Qual o melhor lugar do avião? – O máster diria: – o lado “Lima” do cockpit

Outra dica que vale especialmente para voos longos é nunca sente-se perto do banheiro traseiro. É sempre o toalete mais utilizado, e muitas vezes, antes mesmo da decolagem, a sujeira e mal cheiro são insuportáveis.

As companhias cobram uma taxa para uso dos assentos na saída de emergência. Vale a pena pagar, especialmente para voos com mais de 2 horas.

As poltronas dos aviões são projetadas para pessoas de 1,70 metro e 75 Kg. Inevitavelmente o passageiro com mais de 1,80 metro de altura e/ou mais de 90 Kg sofrerá. A dica é evitar a classe econômica sempre que possível – você é maior, vai precisar de mais espaço.

Além das dicas acima, vale a pena ler também as avaliações do Melhores Destinos, com opiniões sobre como é voar em diversas empresas. Estas informações podem ser cruciais para você chegar inteiro no seu destino.

Fotos: Muita Viagem, com exceção das duas primeiras via Pixabay

Danilo

Dan já foi Comissário de Voo e Relações Públicas. Hoje é um viajante. Já viveu no Canadá, fez road trip pela Califórnia e mochilão na Europa. Conhece 20 países e todas as capitais do Brasil. Quer conhecer 50 antes dos 50.

5 Comentários

  1. Dan, só hoje estou vendo seu blog e peço desculpa. Amigo, miito legal suas dicas. Sou fã de viajar em janelas de avião só para tirar fotos.
    Parabéns!

  2. Sempre me faço essa pergunta… parabéns pela matéria e pelo site, dá muitas coisa nova para pensarmos, que nunca haviam passado pela minha cabeça

  3. 777-300 ou 200 com seus propulsores GE90 produzem muita tubulência, o que gera ruido por conta da ressonância com a fuselagem, mesmo hoje com modelos novos, voar atras dos motores é terrível. Fuja das janelas se for atras das assas, ou seu sono já era. Ou vá de A350, meu melhor sono até hoje.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*