Início / Antes da Viagem / Melhores câmeras para viagem – GoPro e Canon G15

Melhores câmeras para viagem – GoPro e Canon G15

Por Gustavo Villas Boas

Nos 5 meses que fiquei mochilando pela América do Sul, abusei das duas câmeras que escolhi levar na viagem: uma Canon G15 e uma GoPro Hero3 White Edition. No final dos 5 meses, tinha quase 90 giga de fotos da viagem pela América do Sul e alguns vídeos.

– Melhores vídeos de viagens

– Como escolher um mochilão de viagem

As duas câmeras fotográficas estão entre as melhores máquinas para levar para viagens: são compactas, fazem bons vídeos e têm bastante recursos, mas só sugiro comprar uma GoPro como segunda câmera.

– Veja fotos de viagem no Instagram do Muita Viagem

Melhor câmera para viagens – Canon G15

A Canon G15 oferece controles manuais que permitem tirar fotos como essa à noite

A Canon G15 oferece controles manuais que permitem tirar fotos como essa à noite

Considero a Canon G15 uma câmera ideal para viagens. A máquina digital é considerada como a câmera portátil dos fotógrafos profissionais pela qualidade de imagem aliada a um tamanho compacto e aos controles manuais para as principais configurações da fotografia.

A Canon G15, ou as câmeras da linha G da Canon, está sempre na lista de melhores câmeras digitais compactas. É um pouco maior que um maço de cigarro: a Canon G15 cabe no bolso (7,6 cm x 10,6 cm x 4 cm; 352 g). O zoom ótimo é de 5 vezes.

Uma das características que mais atraem os fotógrafos profissionais na Canon G15 é a capacidade de registrar imagens em arquivos RAW, que oferecem mais possibilidade de edição no computador.

Quando eu comprei a Canon G15, a G16 já estava disponível. Entre as principais mudanças está o wi-fi, que é bem útil em viagem, para quem vai usar bastante instagram, por exemplo. A GoPro tem.

Gostei das cores da foto e da qualidade da imagem da Canon G15

Gostei das cores da foto e da qualidade da imagem da Canon G15

GoPro na viagem

Uma selfie na água com um pinguim de Galápagos. Tem coisa que só a GoPro faz para você

Uma selfie na água com um pinguim de Galápagos. Tem coisa que só a GoPro faz para você

A GoPro é excelente para vídeos de ação, fotos em condições climáticas adversas, como em praias, rios etc e fotos de esportes de ação –além de selfies e, claro, fotos e vídeos embaixo d’água.

No meu mochilão pela América do Sul, a GoPro foi muito útil para fazer fotos e alguns vídeos durante meus mergulhos por Galapagos. Também consegui levar ela a uma cachoeira na Amazônia que só dá para chegar nadando. Mas as fotos lá não ficaram tão boas porque não tinha luz suficiente.

Não usei muito a câmera para vídeos de viagens porque não era minha prioridade. Estou aprendendo a editar vídeos e não tinha espaço no computador para guardar muitos vídeos em alta definição que a GoPro pode fazer.

Usei bastante a GoPro para selfies durante o mochilão pela América do Sul. Parece piada, mas essas fotos que viraram moda ficam muito legais com a GoPro.

Se você for comprar uma GoPro para viagem e esportes de aventura, uma dica é investir em acessórios como uma fita para prender a câmera na cabeça ou no peito.

Apesar de tirar fotos interessantes, a GoPro não serve para capturar paisagens com qualidade, não lida bem com baixa iluminação e é difícil de controlar. Nos modelos de GoPro mais baratos, como o meu, você não vê o resultado da foto na hora

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

7 Comentários

  1. Olá Gustavo,
    comecei a acompanhar seu blog, e estou gostando demais.
    Ficarei um bom tempo viajando nos Estados Unidos, e quero uma câmera fotográfica que me satisfaça como turista, não como fotografo. O pessoal dos sites de fotografia piram muito, e não quero isso. kkk
    Eu percebi que você tirou ótimas fotos com a Canon G15.
    Chegou a fazer algum curso de fotografia? Teria alguma dica?
    Acha que é uma câmera que vale a pena?
    Achei ela compacta, o que ajudaria muito durante a viagem.
    Eu não preciso de fotos de alta qualidade, apenas quero boas fotos para guardar. Porque as que tenho tirado com as câmeras digitais comuns e com o celular deixam muito a desejar…

    • oi Caio,

      eu recomendo a câmera sim. é a melhor câmera portátil na minha opinião e de muitos fotógrafos profissionais que conheço. não é a menor, mas não é grande, dá para colocar no bolso.

      A g16 não tem grandes avanços no que se refere à qualidade da imagem, mas tem wi-fi, entre outras novidades que facilitam de verdade colocar as fotos na internet, o que é quase dar vida para as fotos, não é mesmo? De qualquer forma, a câmera Canon G15 saiu de linha e a G16 a substituiu à altura.

      No instagram tem bastante fotos de viagem com a câmera G15 (América do Sul). Por coincidência, comecei a postar fotos feitas com outra boa câmera digital portátil (rota das emoções) e a diferença de qualidade é assustadora.

      eu sou formado em jornalismo, então fiz aulas de fotografia na faculdade e tenho amigos fotógrafos que me ajudam eventualmente, mas não, não fiz curso.

      recomendo esse livro http://viajeaqui.abril.com.br/materias/guia-completo-de-fotografia-national-geographic é baratinho, vende em bancas, fácil de achar. vai dar um excelente panorama de como usar a câmera, qualquer câmera, além de fundamentos da fotografia. se você ler ele inteiro, com certeza vai melhorar seus cliques!

      Abs

  2. Entendi..
    E você acha que o zoom dela é suficiente?

    • Não é superzoom, mas o zoom dessa câmera digital é suficiente. Como faz fotos em RAW, dá para fazer bons recortes no computador na edição da foto.

  3. Comprei a G16 no Duty Free de Montevidéu. Estou curtindo a qualidade das fotos, mas ainda tem muita coisa que preciso saber mexer.

  4. Como voce sustenta as viagem, as fotos voce publica? voce tem retorno para pagar os custos pode me ajudar entrar neste ramo viagem pelo mundo.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*