Início / Souvenir / Listas de viagens / 5 sugestões de festas de Carnaval pelo mundo

5 sugestões de festas de Carnaval pelo mundo

O Brasil tem o melhor Carnaval do mundo para quem gosta de festança. Mas a invenção da folia não passa perto da nossa história.

A origem do Carnaval é a Grécia antiga: uma celebração para agradecer aos deuses pela fertilidade do solo. Séculos depois, a igreja católica incorporou o carnaval ao seu calendário como um “adeus à carne” (Wikipédia).

Por isso, hoje em dia muitos países católicos comemoram o Carnaval –vamos apresentar algumas das mais tradicionais e melhores festas de Carnaval do mundo.

Mardi Gras, o carnaval de New Orleans, nos EUA

Qual o melhor Carnaval do mundo?

Para responder corretamente esta pergunta, é melhor dizer que o melhor Carnaval do mundo é o brasileiro, seja ele no Rio, em Olinda, ou em Salvador. O Guinness World Records elegeu o carnaval do Rio, que costuma atrair 2 milhões de pessoas a cada dia, como o maior do mundo, o que não significa que é o melhor!

O lado vibrante é indicar 3 festas brasileiras entre as 5 sugestões para quem gosta de carnaval. Já passamos pelas três cidades durante a folia. Super-aprovamos o  Carnaval de Olinda, para nós o melhor.

Pesquise hotéis e acomodações para o Carnaval

Dicas para comprar passagens aéreas baratas

Carnaval do Rio de Janeiro

carnaval-rio-janeiro

Carnaval do Sambódromo Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro. | Foto: Luiz F. Reis

O mais famoso do Carnaval do Rio de Janeiro são os desfiles das escolas de samba tradicionais com enredos e samba que contagia toda a Cidade Maravilhosa. Apenas esteja preparado para pagar preços exorbitantes, pois tudo é muito caro, especialmente durante a programação de desfiles.

Roteiro no Rio de Janeiro

Mas para a gente, o mais maneiro do Carnaval carioca é o renascimento dos blocos de rua: Suvaco do Cristo, Me beija que eu sou cineasta, Cordão do Bola Preta: a programação de blocos de Carnaval pelas ruas e praias da Cidade Maravilhosa é mais interessante e divertida que os desfiles.

Carnaval de Olinda – Recife

Se jogue na lama no bloco Mangue Beat

Se jogue na lama no bloco Mangue Beat | Foto: ZackTheJack

Para o Gustavo, Olinda é o Melhor Carnaval do Mundo. Concordo. Estive lá e pude conferir todos os bloquinhos tomando as ladeiras de pedra cercadas por casinhas coloridas do período colonial.

Além da alegria e do sol quente, todas as pessoas fantasiadas, vestidas a caráter e em grupões de foliões organizados… É uma delícia  pular Carnaval na cidade coladinha em Recife.

Os foliões de Olinda mais animados passam o dia nas ladeiras do centro histórico da cidade e de noite vão para Recife, aproveitar a programação de shows grátis no Carnaval da capital pernambucana.

Carnaval de Mazalán, no México

mazatlan-malecon-carnaval

Alegria e confete não falta na via litorânea Malecón em Mazatlán, no México. | Foto: Jorge Medrano

O local fica a quase duas horas de avião da Cidade do México e apenas 475 km de Guadalajara. O ambiente é familiar, mas a festa atrai perto de meio milhão de foliões que dançam e cantam a patchanga (música tradicional) à beira das praias.

Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador é cheio de axé e alto astral –e preços abusivos.

Os foliões se agrupam com abadás caríssimos e tomam as ruas de Salvador separados por uma corda da população normal. O lema é beijar, beber e dançar não importa a hora do dia. O Carnaval de Salvador é mais indicado para jovens encorajados em gastar energia em uma festa para turistões: a música é ruim, os preços são caros e não é fácil fugir do empurra-empurra. Como somos trintões e mais culturais, no Nordeste, preferimos o Carnaval de Olinda.

Melhores festas de réveillon no Nordeste

Carnaval de Port of Spain, em Trinidad (Caribe)

O Carnaval de Trinidad e Tobago é apenas um pretexto para os turistas, atraídos na verdade pelas praias do mar do Caribe do que pela festa das ruas, mesmo que muitos foliões se organizam em blocos coloridos ao som de música eletrônica e bandas.

Muita Viagem

Muita Viagem - Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*