fbpx
Home / Antes da Viagem / Mirantes no Brasil: lugares incríveis para ver do alto
Alto da Pedra da Macela, na estrada Paraty-Cunha

Mirantes no Brasil: lugares incríveis para ver do alto

O Brasil pode ser visto sob vários prismas e, com certeza, os mirantes que descortinam a natureza brasileira ostentam uma grandeza de sensível percepção, difícil de se explicar com palavras, tão pouco imagens. É preciso viajar para ver.

Selecionamos 9 mirantes em lugares incríveis do país que mostram um pouco desta faceta deslumbrante do gigante. Para você conhecer, elencamos desde lugares com fácil acesso de carro ou a pé, até destinos mais pitorescos, que exigem equipamentos e preparação para longas caminhadas.

Viagens imperdíveis no Brasil

Pedra da Macela – Cunha, SP

A Baía de Angra dos Reis vista da Pedra da Macela, em Cunha-SP

Em Cunha, a cidade entre as serras da Mantiqueira, Bocaina e do Mar, um dos destinos imperdíveis é a Pedra da Macela. Do topo do mirante é possível avistar a Baía de Angra dos Reis quando o céu está sem nuvens.

O pico da montanha está a mais de 1.800 metros de altitude, bem na divisa dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. São 2,5 km de subida muito íngreme que fazem parecer 10 km. A descida é tranquila.

O que fazer em Cunha, no interior de SP

Pedra Grande – Mairiporã, SP

Mirante do alto da Pedra Grande, na Serra da Cantareira (SP)

Ao lado do Horto Florestal, na Zona Norte de São Paulo, fazendo parte do núcleo da Serra da Cantareira, o Parque da Pedra Grande possui trilha que leve até o mirante sob a rocha, a uma altitude de pouco mais de mil metros. O percurso em aclive moderado tem 9,6 km (ida e volta).

Abre só aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h (entrada até às 15h).

Como chegar no horto florestal, em SP

Janela do Céu – Conceição do Ibitipoca, MG

Janela do Céu - MG

Vista para a “Janela do Céu”, no Parque da Serra do Ibitipoca, MG

A pequena vila de Conceição de Ibitipoca, próxima de Lima Duarte, é encantada com a presença das cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Ibitipoca. A Janela do Céu e o Circuito das Águas são os roteiros mais bonitos do local.

A trilha para a Janela do Céu é longa, são 16 km, e requer 6 horas de caminhada. O visual de um dos mais bonitos mirantes do Brasil compensa cada gota de suor.

O que fazer em Ibitipoca, MG

Baía dos Porcos – Fernando de Noronha, PE

Praias Fernando de Noronha

Praia da Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha

Do Mirante da Baía dos Porcos é possível admirar o Morro dos Dois Irmãos, cartão-postal de Fernando de Noronha. É fácil chegar. O acesso se dá pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Dicas para economizar em Fernando de Noronha

Praia do Bonete – Ilhabela, SP

Visual da Praia do Bonete, em Ilhabela | Muita Viagem

O mirante para a Praia do Bonete é a recompensa no final do percurso de 12 km, feitos em até 6 horas de caminhada. Apesar da dificuldade, é uma das trilhas mais legais de Ilhabela. Além do mirante, o trajeto ainda passa por 3 cachoeiras. Após curtir o visual é possível descer até a praia e voltar de barco.

Melhores praias de Ilhabela, SP

Mirante de São Sebastião – Ouro Preto, MG

O Mirante de São Sebastião oferece uma paisagem única no interior de MG

O Mirante Morro São Sebastião fica em um ponto especialmente alto de Ouro Preto: não é todo mundo que tem disposição para chegar lá caminhando.

A recompensa do mirante em Ouro Preto: uma linda vista da região, especialmente no pôr do sol, quando a luz dourada derrama-se, entre as montanhas, sobre as igrejas de Ouro Preto.

O que fazer em Ouro Preto, MG

Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí, SP

Pequena trilha até o mirante do Bauzinho | Muita Viagem

Em um dos pontos mais altos do Brasil, ao lado de Campos do Jordão, a Pedra do Baú é um complexo rochoso com quase 2 mil metros de altitude, no alto da Serra da Mantiqueira.

É fácil chegar. Em São Bento do Sapucaí, vá de carro até o estacionamento do Bauzinho (siga as placas para a Pedra do Baú). Pague a taxa de preservação ambiental (R$10 por carro) e observe as placas das trilhas.

O que fazer em São Bento do Sapucaí, SP

Monte Roraima – Boa Vista, RR

Índio na Pedra, em Mirante no Monte Roraima | Cláudia Salazar

No extremo norte do Brasil, já na fronteira com a Venezuela, o Monte Roraima ostenta um visual digno de cinema.

Para se chegar ao Monte Roraima, no entanto, é preciso dar uma volta a mais e entrar pela cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. Ali os locais dispõem de toda a infra-estrutura para a escalada nas montanhas que passam de 1.400 metros de altitude.

O que fazer em Boa Vista, em Roraima

Chapadão na Praia do Amor – Pipa, RN

O chapadão e as falésias em Pipa (RN)

O Chapadão no final da praia do Amor é um dos lugares incríveis para se conhecer em Pipa. A famosa falésia da praia da Pipa é bastante visitada nos finais de tarde, no pôr do sol, mas algo que vale a pena fazer também é acordar antes do nascer do sol para ver o astro surgindo no mar do Chapadão.

O que fazer na Praia de Pipa, RN

About Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens.É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Um comentário

  1. Há outros, também. 1. Mirante do Pico do Itapeva, em Pinda, o caminho é por Campos do Jordão. Está a mais de 2.000 metros de altitude. Um dos mais altos e panorâmicos do Brasil 2. Mirante do Pico do Imbiri, um dos mais altos de Campos do Jordão (mais de 1.800 metros de altitude). 3. Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal, ao lado de Campos do Jordão, SP, entre outros.

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*