Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Monte Verde, um refúgio de inverno nas montanhas do sul de Minas
Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer
Na Monte Verde, há bons restaurantes e lojinhas, entre outras coisas para fazer

Monte Verde, um refúgio de inverno nas montanhas do sul de Minas

Um casal de europeus encontrou nas montanhas da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, o refúgio perfeito para erguer uma comunidade que lembrasse sua terra natal, mas com belezas únicas do Brasil: Monte Verde.

Monte Verde, uma vila que pertence a Camanducaia-MG, continua com cara de interior, com ruazinhas de terra e muitas áreas verdes, cavalos e comida caipira, mas desenvolveu seu potencial turístico e hoje é um dos melhores lugares para viajar perto de São Paulo, com muita coisa para fazer.

Monte Verde fica a cerca de 1600 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, pertinho de cidades como São Paulo e Campinas (160 km) e São José dos Campos (187 km), todas com bons aeroportos com voos do Brasil inteiro.

A vila nas montanhas está cercada de trechos de Mata Atlântica que se misturam às araucárias típicas de regiões frias. Parte da área verde está protegida pela Área de Proteção Ambiental Fernão Dias, com muitas trilhas para fazer em Monte Verde.

Monte Verde tem ruas de terra, árvores centenárias e muitas flores

Monte Verde tem ruas de terra, árvores centenárias e muitas flores

A vegetação somada às altas altitudes, com picos de montanhas acima de 2000 metros, garantem noites geladas no inverno (perfeitas para um vinho e lareira em um dos chalés românticos de Monte Verde).

Para quem procura dias frios e clima de inverno, entre maio e agosto, não raro as temperaturas caem abaixo dos 10 graus em Monte Verde, com média entre 11 graus e 23 graus nesses meses, segundo o ClimaTempo.

Junho, o mês dos namorados, e julho, auge do inverno, são os meses perfeitos para viajar na época do frio, com temperaturas baixas e pouca chuva.

Até no verão o clima de Monte Verde é ameno e friozinho à noite, com temperaturas médias entre 17 e 24 graus –vale a pena ver a previsão do tempo se pretende viajar para lá.

O verão também é uma época boa para conhecer a vila no sul de Minas, pois Monte Verde oferece muitas atividades ao ar livre para fazer, como trilhas, passeios à cavalo, passeios de quadriciclo… Mas lembre-se: o verão é a época mais chuvosa na região (nada exagerado).

Atrações de Monte Verde-MG

Quem está disposto a fazer trilhas em Monte Verde vai encontrar cenários únicos

Quem está disposto a fazer trilhas em Monte Verde vai encontrar cenários únicos

Entre as atrações naturais, além da área verde com árvores centenárias, estão a Pedra Redonda, a 1990 metros de altura, que oferece a melhor vista da região de Monte Verde.

Outras trilhas levam até lugares ainda mais altos, como a Pedra Partida (2050 metros) e o Pico do Selado (2080 metros).

As trilhas de Monte Verde não são muito extensas, mas possuem trechos íngremes e a altitude pode causar um desconforto maior que o normal, então é importante levar água e calçados apropriados para fazer as belas caminhadas.

A parte turística de Monte Verde se concentra em torno de uma avenida principal, com muitos restaurantes e lojinhas de delícias mineiras e de fazenda, com queijarias fantásticas, vinhos e chocolates e outros produtos artesanais.

Em torno, ruas de terra guardam lugares mais bucólicos, com restaurantes charmosos e acolhedores e pousadas e chalés isolados na montanha, perfeitos para casais que querem mais privacidade para dias e noite romântica em Monte Verde.

RESTAURANTES

Os restaurantes de Monte Verde são famosos pela comida mineira e pelos pratos com truta e pinhão, mas o fondue com vinho é a pedida imperdível no inverno.

Não por acaso, um dos melhores restaurantes da vila nas montanhas é o Mont Vert – A Casa do Fondue.

Outro restaurante com ótima avaliação é Villa Donna Bistro, com ambiente aconchegante e considerado o melhor restaurante do lugar no site TripAdvisor em janeiro de 2016.

FESTIVAL DE INVERNO DE MONTE VERDE

Desde 2013, Monte Verde recebe o Festival de Inverno de Monte Verde, durante julho, o mês mais gelado do ano na região.

O Festival de Inverno tem uma grande programação de shows e apresentações gratuitas, que em 2015 foram de música erudita a modas de viola, tudo para combinar com a bonita região e sua cultura caipira com toques dos Alpes Europeus.

ONDE FICAR EM MONTE VERDE

Vai conhecer esse refúgio nas montanhas no sul de Minas e pertinho de São Paulo? Em um final de semana, dá para fazer muita coisa em Monte Verde e aproveitar a natureza desse lugar verde pertinho da capital paulista. Veja algumas dicas de lugares para ficar em Monte Verde, pousadas e chalés no sul de minas.

Gustavo

Gustavo está em algum lugar da América do Sul, em um roteiro de mochilão que começou em março, no Equador.

Pergunta aí! Queremos saber

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*